o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

sábado, fevereiro 28

CAFÉS EM ÉVORA







Recuando no tempo quando trabalhava na loja do Titan, famosa pelos seus excelenetes cafés, me recordo do café ali bem próximo, o Café Estrela d'Ouro, com três salas bem distintas, a pastelaria em si, que ficava ao centro, o salão da esquerda onde ram servidas refeições e a sala de cima à direita onde havia até uma mesa de bilhar.

Era o café que mais frequentava por ficar mais à mão, me recordo das brigas havidas entre o seu proprietário e um dos seus sócios, em que a polícia foi obrigada a intervir.

Évora, também teve os seus cafés históricos. Resta-me na lembrança meia dúzia de sítios com carradas de estórias. O Café Arcada frequentado por gente da alta, o Diana bar frequentado por malta da maralha e onde havia sempre brigas, o Café Camões à Porta Nova, a Bijou e o Académica na Rua da Misericórdia, café este por mim muito frequentado pois ficava a caminho de casa e perto da "bufa", mocidade portuguesa.




CAFÉ PORTUGAL - ÉVORA

(foto recolhida das imagens google)

Café Portugal em Évora - hoje totalmente travestido numa desenxabida multinacional de roupa - que concorria com esse outro café “à antiga”, O Café Portugal era lembrado pelos locais com mais carinho que o Arcada, quiçá por ser mais popular “frequentado por eborenses e pela malta do reviralho”.

Eu era um dos frequentes clientes e ali passei momentos bem agradáveis, por vezes ia até ao primeiro andar onde na vasta sala havia várias mesas de bilhar e lá jogava uma partidinha.

Uma vez se passou uma caso bem pelicular, estava eu com uns amigos numa mesa, tomando uma bica, quando acendi um cigarro com um isqueiro, logo fui abordado, em modos arrogantes por fical das finanças que me pediu pela licença de isqueiro.

Eu, para gozar o tipo me deixei rir e ele vendo que eu era um jovem, na altura teria os meus 16 anos, me disse que estava feito ao bife e iri pagar uma multa de 300 escudos, por não ser possuidor de licença de isqueiro.

Deixei o tipo falar e quando o vi já preparado com um bloco de notas para apontar a minha identificação, eu ripai da carteira e lhe apresentei a licença do isqueiro.
O tipo ficou irritado e logo saiu dali com o rabo entre as pernas debaixo de uma enorme risada dos clientes que assistiram à cena!...

CAFÉ ARCADA EM ÉVORA



Autêntico «postal ilustrado» da cidade de Évora, quase tão conhecido como o Templo de Diana ou a Capela dos Ossos, o Café Arcada, na Praça do Giraldo, reabriu as portas, depois de um complexo trabalho de reestruturação. A completar meio século de vida, aquele é o local das grandes tertúlias da cidade, numa combinação estranha e marcante entre residentes e turistas.

Nos últimos anos o Arcada vinha a sofrer o desgaste provocado pela «velhice», mas a Cervejaria Lusitana decidiu restituí-lo aos seus bons velhos tempos. Cerca de um milhão de euros permitiram torná-lo um espaço moderno e funcional, mas sem perder as raízes da sua história. (copilado de um artigo de notícias)

Quem não se recordará deste famoso café sito no coração da cidade?

A minha juventude foi passada junto a este ilustre café que era muito frequentado por pessoas endinheiradas, lavradores e famílias de prestigiadas da cidade.

Ainda me recordo da orquesta que lá actuava, ia lá muitas vezes tinha um pasteleiro que era pai de uma amigo meu e como tal as portas para nós estavam sempre abertas.

Eu, quando possuía alguns escudos lá ia comprar as famosas queijadas, em 2006 lá estive, está diferente dos tempos antigos, como é óbvio, mas os seus serviços continuam impecáveis, agora com uma bela esplanada, sempre repleta de turistas.
Recordar é viver e foi isso que fiz em 2006 na companhia de amigos meus.

A famosa porta giratória ainda lá permanece.

Um comentário:

Anônimo disse...

Qual a data de inauguração do café portugal??