o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

sábado, março 28

PATTAYA


Pattaya

Pattaya
พัทยา
Pattaya City, เมืองพัทยา
Pattaya Beach
Praia da Pattaya
Official seal of Pattaya
Selo provincial
Location of Pattaya on the Gulf of Thailand
Pattaya City, เมืองพัทยา
Localiza;'ao da Pattaya no Gulfo da Tailândia
Pattaya is located in Thailand
Pattaya
Pattaya
Coordenadas: 12°55′39″N 100°52′31″E / 12.9275°N 100.87528°E / 12.9275; 100.87528
País
Tailândia
Provincia Chonburi
Mueang Mueang Pattaya
Tipo de Governação

Administração Municipal própria.


Area
- Total 22.2 km2 (8.6 sq mi)
População (2007)
- Total 104,318
- Densidade 4,699/km2 (12,170.4/sq mi)

Residentes registrados somente.
Zona Horária
Thailand (UTC+7)
ISO 3166-2 TH-S
Website http://www.pattaya.go.th/




Pattaya City, เมืองพัทยา">Pattaya City, เมืองพัทยา Localiza;'ao da Pattaya no Gulfo da Tailândia
Pattaya is located in Thailand
Pattaya
Pattaya
Coordenadas: 12°55′39″N 100°52′31″E / 12.9275°N 100.87528°E / 12.9275; 100.87528 País
Tailândia Provincia Chonburi Mueang Mueang Pattaya Tipo de Governação

Administração Municipal própria.


Area - Total 22.2 km2 (8.6 sq mi) População (2007) - Total 104,318 - Densidade 4,699/km2 (12,170.4/sq mi)
Residentes registrados somente.
Zona Horária
Thailand (UTC+7) ISO 3166-2 TH-S Website http://www.pattaya.go.th/




attaya (Thai: พัทยา, th-pattaya.ogg พัทยา , RTGS: Phatthaya) é uma cidade tailandesa localizada na costa Este do Gulfo da Tailândia. (12°55′39″N 100°52′31″E / 12.9275°N 100.87528°E  / 12.9275; 100.87528Cordenadas : 12°55′39″N 100°52′31″E / 12.9275°N 100.87528°E / 12.9275; 100.87528), localizada a cerca de 165 kms.a sudoeste de Bangkok, mas não fazendo parte da vila de Bang Lamung na província de Chon Buri.

A cidade da Pattaya é governada municipalmente e abrange as áreas de Nong Prue e Na Klue e partes de Huai Yai e Nong Pla Lai. Na zona Marítima a Este, fica localizada na zona da Iindustria pesada, que se alonga até Si Racha, Laem Chabang e Chon Buri.

Pattaya é igualmente o centro da área metropolitana de Chonburi.


História


Praia

Uma rua na Pattaya junto à praia

A Pattaya era uma pequena vila de pescadores até ser descobertas pelos residentes de Bangkok nos anos de 1960s. Depois seguida pelos miliatres do Sudoeste Asiático, incluindo o pessoal da força aérea norte americana, baseada na em U-Tapao, na província vizinha de Rayong, usando a Pattaya como centro de recreio e descanso (R&R), dando origem ao grande afluxo de prostitutas para aquela zona.

Quando o americanos pederam a guerra do Vietname, e com a sua saída, a cidade da pattaya se recentiu financeiramente tendo entrado em crise.

O rápido crescimento turístico causou impactos negativos, tais como a poluição e a criminalidade.

Nos recentes anos o governo tem tentado dar uma nova imagem à cidade, porém a industria do sexo continua em plena actividade, sendo talvez por isso um dos destinos mais procurados


DENSIDADE DEMOGRÁFICA

A cidade (Mueang) da Pattaya registava 104 318 habitantes no ano de 2007, mas tal como Bangkok, estes números excluem um grande número de trabalhadores que se encontram registados nos seus locais de nascimento, bem como os inumeros estrangeiros, igualmente não registrados. Estima-se que a populção total seja de 300 mil habitantes outros estimam em 500 mil.

Geografia

A Pattaya,localiza-se no Gulfo da Tailândia a 145 kms. a sul da cidade de Bangkok, rodeada pelo Distrito Bang Lamung .

A cidade da Pattaya é um Municipio Especial cuja área cobre as vilas de Nong Prue e Na Klue e partes de Huai Yai e Nong Pla Lai. Ban Lamung cidade satélite que faz fronteira a norte com a Pattaya nas zonas das vilas Bang Lamung, Nong Pla Loi e Takhian Tia. Bang Sali faz fronteira com a Pattaya na parte Sul.

A Grande Pattya, ocupa grande parte da linha da costa de Banglamung (um dos 11 distritos que fazem parte da província de Chonburi.

Está dividida num largo sector a nordeste até a Este da praia de Naklua ( a praia que situa na zona mais a nordeste) e a praia da Pattaya and Pattaya ( praia principal) e ainda a Montanha do Buda (a Sul da praia da Pattaya) e um pequeno sector que cobre a área Este da praia de Jomtien (que faz ligação directa a sul com a Montanha do Buda incluindo a praia de Dongtang.

A praia de Jomtien's é mais extensa e mais frequentada por pelas familias tailandesas do que a a praia da Pattaya, e as razões já as que me referi, longe dos bares e da prostituição.

Administração

A cidade da Pattaya tem tido um estatuto autónomo deste 1978. Este estatuto é comparado com o estaturo da municipalidade mas separado adminstrativamente pelo Mayor da cidade, que é o responsável pela formação das polícias, organismos públicos e empregos na administração.

Clima

A Pattaya tem um clima tropical, seco, com épocas de chuvas. divididas nas seguintes estações: uma quente e seca que vai de Novembro a Fevereiro, a quente e humida de Março a Maio e quente e de chuva entre os meses de Junho a Outubro.

PRAIAS

Praia da Pattaya


Praia da Pattaya ao pôr do sol

A Praia da Pattaya situa-se ao longo do centro da cidade. Ali abundam as motos aquáticas e os barcos de alta velocidade que contribuem imenso para a poluição das suas águas.

No sector da praia deste a Rua Central (Pattaya Klang) a sul do porto, localiza-se uma aéra onde abundam os báres e tem uma vida nocturna cheia de actividade.

A grande parte da praia é ocupada por cadeiras, que são alugadas pelos vendedores de bebidas. durante todo o dia.

Praia de Jomtien

A Praia de Jomtien (Thai: หาดจอมเทียน) está dividida pela parte central da Pattaya, pela Montanha Pratumnak, que fica a Sul da cidade. Jomtien é essencialmente uma zona residencial com muito hoteis à beira mar, bangalós, condominios e restaurantes. As actividades aquáticos também aqui estão presentes, incluindo as motas de água, paraquedas, bem como o alugar de barcos de pequenas dimensões chamados Hobie Cat. A praia de Donhtan, fica situada logo a seguir ao Avalon Becah Resort em Jomtien, praia esta conhecida pela praia dos homens sexuais, cheia de movimento todos os dias do ano.


A marca mais visivel na Praia da Jomtien é a sua Torre, com 56 andares, que faz parte do complexo de entretimento do Park da Pattaya. Num futuro próximo será construída uma Torre Oceanica com 91 andares, com a altura de 367 metros, que passará a ser o edificio mais alto da Tailãndia e um dos mais altas torres residenciais do mundo. O Distrito de Jomtien é já o local com que possui o maior resorte da a Ásia , O Ambassador City Jomtien com mais de 4 000 quartos.

Neste resorte ficou o articulista hospedado por duas vezes, a última o ano passado, que deu origem à apresentação de uma queixa, por parte do signatário, contra a agencia de viagens e a adminsitração do resorte por não terem disponíveis os quartos que tinha reservado e pago, devido, segundo eles a obras que se efectuavam nos mesmos.

O local é defacto agradável, longe do borbulhinho da cidade e com praia privativa, porém os preços praticados são mais elevados dos que os praticados em hoteis similares.

Ihas


Praia de Ko Lan

Grupo de Ilhas

Fora da Pattaya existem algumas pequenas ilhas e um grupo de ilhas, que são o destino predilecto dos que praticam mergulho, em particular as Far Islands.

  • Mu Ko Lan (หมู่เกาะล้าน): A ilhas mais próximas são a de Ko Lan (ilha principa)Ko Sak e ko Krok, localizadas a 7.5 kms. a oeste da Pattaya.
  • Mu Ko Phai (หมู่เกาะไผ่): The "Far Islands" Ko Pai (Ilha principal) , Ko Man Wichai, Ko Hu Chang e Ko Klung Badan, localizadas a Este da "Near Islands".
  • Ko Rin, llocalizada a sudoeste de Mu Ko Phai.

Ko Lan

Ko Lan (Thai: เกาะล้าน), ou Ilha do Coral sutua-se a 7.5 kms. a Oeste da Pattaya, e é acessível via barco rápido ou ferry. O ferry efcetua carreiras de hora a hora custando a passagem que leva 45 minutos a ser efectuada, o irrisório preço de 20 baths. Nos barcos rápidos o preço esse e muito mais caro, mas a viagem essa leva somente 15 minutos,


Transportes

A Pattaya fica a cerca de 1½ hora , e 120 km a separam do Aeroporto de Suvarnabhumi. A Pattaya é igualmente servida pelo Aeroporto Internacional de U-Tapao, que fica distante cerca de 45 minutos da cidade, indo-se de viatura.

Existem duas estações de autocarros que fazem ligação com Bangkok e outros destinos na Tailândia.

Até recentemente os únicos meios de transportes que existiam na Pattaya eram os Songthaews, Pick-Up de caixa aberta, motos táxis. No ano de 2007 entraram ao serviço os táxis com bandeirolas.


Estradas

  1. Existem várias autoestradas que fazem ligação entre Pattaya e Bangkok.

Caminhos de ferro - É efectuava uma viagem diária entre a Pattaya e a Estação Hualumphong em Bangkok.


Economia

Turismo

O Wat Khao Phra Bat, templo virado para a Baía da Pattaya, a imagem do Buda mede 18 metros de altura.

Torre do Parque da Pattaya

Vista da cidade da Pattaya

Algumas atrações turistica na Pattaya

Sri Racha Tiger Zoo

O Submarino Vimantaitalay.

Nong Nooch Tropical Botanical Garden


Underwater World (อันเดอร์วอเตอร์ เวิลด์) i

Khao Phra Tam Nak or Khao Phra Bat (เขาพระตำหนัก หรือ เขาพระบาท) Pattaya.

Sanctuary of Truth (ปราสาทสัจธรรม)

Mini Siam (เมืองจำลองพัทยา)

Cabaret Shows (คาบาเร่ต์โชว์)

  • Alcazar Cabaret (อัลคาซ่าร์ คาบาร์เร่ต์), Pattaya 2 Road
  • Tiffany Show (ทิฟฟานี่ โชว์), Pattaya 2 Road

Wat Yanasangwararam Woramahawihan (วัดญาณสังวรารามวรมหาวิหาร)

Muitos turistas aproveitam a passar uns dias nas bonitas e paradísicas praias sitas em Rayong e na Ilha de Koh Samet.










Pattaya real SSSS - SEA, SAND, SUN, SEX e SIDA.




UMA DAS RUAS DA PATTAYA, PODE-SE TER UMA PEQUENA IDEIA DO MOVIMENTO NOCTURNO.



UM DOS DOIS CABARÉS DE TRAVESTIS NA PATTAYA





A ALA DO HOTEL EM QUE O ARTICULISTA FICOU








O QUARTO DO HOTEL ONDE POR FIM FICÁMOS, NÃO NUM SUPER DE LUXE, MAS NUM DE CLASSE SOMENTE SUPERIOR, A DIFERENÇA MONETÁRIO FUI-ME DEVOLVIDA MAS VOLVIDO QUE FOI UM MÊS.



A VISTA QUE TINHA DO QUARTO DO HOTEL




UM OUTRO EDIFÍCIO DOS VÁRIOS QUE COMPÕEM ESTE ENORME RESORTE



O ARTICULISTA NUM DOS JARDINS DO RESORTE PERTO DA PRAIA PRIVATIVA DO MESMO.



























Pattaya real SSSS - SEA, SAND, SUN, SEX e SIDA.

O paraíso ou inferno dos homens, pois nesta estância balnear o que não faltam são bares e prostitutas e muitos e muitos hóteis para todos os gostos e algibeiras.

Milhares de europeus e americanos aposentados, se podem ver passeando com suas jovens esposas ou concubinas e seus filhos de tenra idade, para eles a Pattaya é um paraíso, não só fiscal mas também sexual.

Porém de desejar passar umas férias tranquilas este não é o local ideal.

A ilha de Koh Chan, Krabi, Koh Samet e muitas outras paradisicas ilhas essas sim vale a pena passar umas férias com a família.

Conheço deste longa data esta estância balnear, mas a partir deste ano deixei de lá ir, por motivos vários, além da roubalheira, insegurança e intranquilidade.

Não pensem os turistas irem encontrar nas, algumas, belas praias um repouso adequado, pois os vendedores importam e de maneira, além de que tem que se pagar para se usarem as cadeiras.

Polícia Marítima ou nadadores salvadores esses, segundo a mentalidade daquelas pessoas são desnecessários!...

Enfim, embora a Pattaya seja imensamente desertificada muito de bom existe para ser visitado, mas cuidado o preço a cobrar aos turistas é mais do dobro de que para os locais.

===============================================

Nenhum comentário: