o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

domingo, março 15

UDON THANI















Udon Thani (Thai: อุดรธานี) é uma das províncias (changwat) do Nordeste da Tailândia. Faz fronteira com as províncias de Nong Kai, Sakon Nakhon, Khon Kaen, Nong Kaen, Nong Bua Lamphu e Loei.


Geografia

Udon Thani encontra-se localizada no coração do planalto de Khorat, entre as províncias de Khon Kaen a sul e Nong Khai a norte, fazendo fronteira com o Laos.

História

Na Era de Bangkok foi fixado o nome da cidade de Udon Thani quando Anuwong foi palco de revolta tendo levado as suas tropes laoletanas até Nakhon Ratchasrima durante o periodo de 1826 a 1828, porém ali encontrou uma forte resistência por parte da Senhora Mo, esposa do governador de Nakhon Ratchasrima, forçando as tropas comandandas por Anuwong a baterem-se em retirada seguindo as mesmas para Nongbua Lampoo, cidade esta situada bem perto onde hoje se localiza a cidade Udon Thani.

Conhecida por Ban Mak-kaeng, Udon Thani, foi a primeira base military liderada pelo Principe Prachak que dominou as minorias ali residents a nordeste do estado do Laos.

A provincial de Udon Thani é conhecida pela sua rica arqueologia na zona de Ban Chiang que vem da idade do Bronze, localizada a 85 kms a Este de Udon Thani, é uma zona rica em agricultura, numa zona bem seca da região do nordeste.

Em 1960 e devido à construção da Real Base Aérea e ao acordo formado com o governo americano, durante a guerra do Vietname, sendo essa base usada pelas tropas americanas para bombardearem o Vietname.

Udon Thani tem igualmente a maior base da CIA’s para efectuar campanhas anti-comunistas.

O governo americano devolveu a base aos miliatres tailândeses no ano de 1976, mas sua longa presença no local foi uma optima fonte de receita para os habitantes da região, que para além dos bons vencimentos auferidos aprenderam o inglês que os ajudou e muito na sua migração para os países do médio oriente.

Símbolo

O selo provincial mostra um gigante Yaksa, da mitologia Hindu, referindo-se a Thao Kuwane (Vaisravana ou Kubera) o deus do Norte. Apresenta igualmente a árvore Teng ( Shorea obtusa) e a flor Flame da floresta (Butea monosperma).














O autocarro que apanhamos em Nong Khai e que deverianos transportar até Khon Kaen.

Nesta foto o Tuk-Tuk que nos transportou deste a fronteira até à estação de autocarros.

============================================================

Ficámos na cidade de Udon Thani por teimosia minha, visto que na cidade de Nong Khai tinha comprados os bilhetes de autocarro para a cidade de Khon Kaen, porém o autocarro quando chegou à estação em Udon Thani, fomos informados que deveríamos mudar de autocarro afim de seguirmos para Khon Kaen. Não tenho gostado da maneira como fomos tratados, embora tivesse já comprado os bilhetes, 210 baths, resolvi não seguir e permanecer uma noite em Udon Thani, mas antes apresentei a devida reclamação aos responsáveis pelos serviços de transporte.


O hotel onde ficámos hospedados em Udon Thani, visto que os outros que tentámos ficar hospedados estavam todos super lotados, devido a haver a entrega de diplomas nas várias universidades da cidade.

Este hotel fica localizado quando no centro da cidade, e pratica um preço aceitável, 800 baths, sem pequeno almoço.




Na manhã do dia seguinte ou seja dia 12 de Março, saímos e fomos tomar o pequeno almoço num café ali nas próximidades do hotel que nos ficou bem muito mais barato, pois no hotel nos cobrariam 180 baths por pessoa e o que tomámos ficou-nos apenas por 75 baths.

Pelo pequeno passeio que demos achei a cidade atraente, e já que ali nos encontrávamos porque não ficar a conhecer melhor o local.

Se assim pensamos assim agimos, o meio de transporte na cidade eram os Tuk-Tuks, e reparando num que tinha melhor apresentação, falámos com o seu condutor, que por sinal estava a ajudar a sua esposa na cozinha do restaurante que possuiam, e combinamos o preço, por 500 baths, iriamos conhecer todos os pontos turisticos da cidade e não.

Foi no Tuk-Tuk que se pode ver na foto acima representada que fomos visitar um mosteiro, um jardim enorme e paradisico, mais diversas zonas da cidade entre elas um local de cultivo de flores que dançam, curioso, mas real.

Fomos visitar a Expo do Mekong onde comprámos o almoço, aproveitei para beber um café gelado que este senhor estava preparando, como se pode ver na foto, neste caso um Lai chá, ou seja preparada como ele está a fazer, bem giro.

Eram já 13 horas quando regressámos ao restaurante do condutor do Tuk-Tuk, e ali abancámos e almoçamos o que tinhamos comprado na Expo, a minha esposa essa pediu ainda uma salada de papaia e eu uma cerveja. Na foto pode ver-se a esposa do condutor preparando uma papaia.

Uma foto interessante, um monje budista dando comida aos peixes do lago e aos muitos pombos que por ali andavam.

O prato que minha esposa solicitou uma salada de papaia, que até saborosa, pena é que ser picante demais para o meu gosto.

Eu fiquei-me pelo frango assado e uma cerveja acompanhado de arroz glutinado.


Foi nesta banca que comprámos o frango assado, na Expo do Mekong



Um relicário muito típico da cidade

Uma árvore bem gira que dá este tipo de flores.

Num dos mosteiros que fomos visitar.

Nenhum comentário: