o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

segunda-feira, março 2

WATSONS















Li Ka-Shing


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.



Li Ka-shing' é um chinês, da ilha de Hong Kong que aos 78 anos, segundo a revista Forbes, é o 9° na lista dos mais ricos do mundo, com uma fortuna de 23 bilhões de dólares(2006). Começou vendendo flores de plástico, nos anos 50. Li Ka-shing, presidente do Grupo Cheung Kong, mantém investimentos em 53 países e 220 mil empregados. Seus empreendimentos abrangem as áreas imobiliária, portuária, energética e de telecomunicações, com um patrimônio avaliado em US$ 875 bilhões. Li foi certificado consecutivamente pela revista norte-americana Fortune como o chinês mais rico do planeta.

Além de ser um multimilionário, Li ainda é considerado como um grande doador. Em 1980, ele estabeleceu sua Fundação e, em 1981, fundou a Universidade de Shantou, à qual doou mais de 2 bilhões de dólares de Hong Kong. A universidade congrega uma faculdade de medicina e cinco hospitais anexos. Além disso, a Fundação de Li tem promovido uma série de projetos de assistência médica, inclusive equipamento de membros artificiais, cirurgias de recuperação de visão, apoio aos pacientes de câncer, etc. Nos últimos vinte anos, Li tem doado dezenas de bilhões dólares de Hong Kong nas áreas de saúde pública e educação. Quanto a isso, Li afirmou:

"Acho que as condições médicas são um símbolo do desenvolvimento social. Em qualquer país, apesar da diferença dos regimes sociais, o acesso para tratamento médico é sempre importante. E o desenvolvimento da saúde pública também estimula o progresso social. Por exemplo, uma pessoa perdeu pernas num acidente, se for equipado com membros artificiais, ainda conseguirá trabalhar. Então, trará uma grande influência para sua vida, quero dizer, aumentará sua confiança e esperança para o futuro. "

De fato, esse pensamento tem muito a ver com suas próprias experiências. Li Ka-shing nasceu em 1928 numa família de eruditos. O seu pai era diretor de uma escola primária. Li era um menino curioso e aplicado, cujo sonho era ser um médico. Em 1937, o Japão desencadeou a guerra de invasão contra a China, quebrando o seu sonho. Em 1940, a família de Li refugiou-se em Hong Kong, onde começou sua adolescência cheia de sofrimentos.

"O meu pai arranjou um trabalho em Hong Kong, mas seu salário não era suficiente para suportar meu estudo na escola. Todas as noites eu ouvia sua tosse. No início, ele não a levou a sério, e quando percebeu a gravidade, era tarde de mais. Foi levado para um hospital público, mas não tínhamos condições econômicas para comprar remédios, então o meu pai morreu."

O falecimento de seu pai pela doença e a pobreza da família deixaram no coração do jovem Li Ka-shing um forte desejo.

Naquela época, dizia a mim próprio, se algum dia tivesse fortuna, me lembraria da importância da medicina. Acho que em algum sentido tive sorte por que é justamente nesta época, não abandonei a vida e procurava todas as chances para estudar. Até hoje, durante as viagens, sempre faço leitura.

Sendo o filho mais velho, aos catorze anos, Li Ka-shing assumiu a responsabilidade de sustentar toda a família, inclusive sua mãe e três irmãos. Trabalhou como aprendiz e promotor. A vida era difícil, mas nunca deixou os livros. Pela dedicação e inteligência, aos vinte anos, conseguiu o cargo de gerente-geral de uma indústria de brinquedos. Dois anos depois, com cinqüenta mil dólares de Hong Kong, Li fundou sua primeira fábrica de produtos plásticos. Depois de anos de esforços, sua fábrica tornou-se a maior base de produção de flores plásticas do mundo.

Mas esse foi apenas o primeiro passo para o sucesso. Em 1958, entrou na área imobiliária, e em 1979, o Grupo Cheung Kong comprou o Hutchison-Whampoa, tornando-se o primeiro grupo chinês a controlar um dos principais bancos de capital britânico. Em 1986, começou a investir no Canadá, através da compra da metade das ações do Husky Energy. Agora, os investimentos de Li Ka-shing estão espalhados em cinco continentes. Li tem sua própria filosofia em relação à fortuna que detém.

"Fortuna não quer dizer simplesmente dinheiro, para mim a fortuna é a satisfação no coração. E a contribuição para outras pessoas satisfaz a minha ansiedade, porque pode ganhar muito hoje, e perder tudo amanhã. O que ninguém pode tirar de você é sua contribuição para os outros. "
Dizem que um dia de Li Ka-shing vale centenas de milhões de dólares, mas desde a fundação da Universidade de Shantou, ele sempre interfere pessoalmente em sua administração.
E quanto ao futuro da sua Fundação, ele disse:

Os ativos da Fundação ainda são segredos, mas posso dizer que o número é grande. E reembolso à Fundação a doação. E até a minha morte, o lucro gerado pela propriedade da Fundação não será utilizado. Isso quer dizer, o valor da Fundação está crescendo anualmente, até a minha morte. E creio que os meus filhos também vão continuar esse trabalho.

--------------------------------------------------------------

Em 1858, Alexander SKIRVING Watson aderiram ao dispensário como Gerente de Hong Kong, com responsabilidade para a dispensação lado do negócio em 1860, quando seu tio Dr. Thomas Watson Boswell se tornou grande parceiro. Na morte do Dr. Watson tuberculose em 1861, o dispensário Hong Kong foi alugado a AS Watson e outros dois médicos, ea partir de 1862 em diante, o nome AS Watson destaque em Hong Kong o dispensário. Em 1871, a família Watson alugado para a empresa Dr John David Humphreys e Dr. Arthur Hunt, e, posteriormente, negociação foi executado sob a denominação como Watson & Company.

Retalhistas eram conhecidos como "Watsons o Químico". Os actuais proprietários, Hutchison grupo, adquiriu uma participação de controlo na AS Watson & Co., Ltd em 1963. Em 1981, tornou-se uma filial da Hutchison Whampoa Ltd. No momento, o grupo tinha 75 a retalho.

Hoje, A.S. Watson tem varejo e operações fabris em 37 mercados em todo o mundo, e emprega mais de 98000 funcionários. Retalho sua rede de mais de 7700 lojas spans cadeias saúde & beleza, perfumaria e cosméticos, mercearia, a electrónica de consumo, vinho, e com isenção de direitos aduaneiros. Watsons farmácias na Ásia, Watsons principal negócio é a retalho "Watsons Seu Personal Store" cadeia de boticários. Watsons agora opera este formato loja em vários países da Ásia, incluindo Hong Kong, China continental, Taiwan, Indonésia, Singapura, Malásia, Tailândia, Macau, Coreia do Sul e nas Filipinas. Ela lançou recentemente o formato na Turquia,Outros saúde e beleza Watsons tem aumentado rapidamente na Europa, através de uma grande aquisição programa, que tem visto o grupo se tornar o maior do mundo saúde e beleza retalhista.

Em 2000, comprou o Watsons Reino Unido-baseado "Savers" desconto cadeia de drogarias. Posteriormente Watsons adquiridos Os Países Baixos-baseado Kruidvat Grupo, através do qual a empresa adicionou mais de 1900 lojas para o seu negócio e, pela primeira vez inscrito o neerlandês, alemão e belga mercados onde a Kruidvat transaccionados.

Esta enorme companhia faz parte do grupo HUTCHISONWAMPOA que controla em Macau e Hong-Kong as firmas ParknShop e a Fortress, porém e embora seja uma companhia que lida com milhões de dolares diariamente nos estabelecimentos de Macau, funcionavam de uma forma nada salutar e diria até ambiciosa ou por outras palavras roubalheira.

O dolar de Hong-Kong a sua cotação sempre foi superior ao valor da pataca cerca de 3% porém nos estalecimentos da Watson o valor de ambas as moedas é a paridade.

Quando a moeda da República Popular da China o Yuan, o seu valor era menor que o valor da pataca em 3% o Yuan não era aceite na maioria dos estabelecimentos comerciais, o valor do Yuan nos dias de hoje é superior em 17% à Pataca, mas nas lojas da Watsons continua sendo usada a paridade o que cria descontentamento e algumas arrelias a muitos clientes da RPC, qual a razão para assim procederem não sei mas não dá para entender, porém muitas fortunas assim são feitas. -----------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: