o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

domingo, abril 19

MOTO TÁXIS NA TAILÂNDIA


Um condutor de moto táxi lendo um jornal, aguardando clientes




Os próprios condutores colocam algo nos coletes






Os táxis motos circulando pela cidade de Bangkok

As motos táxis são uma forma comum de um tipo de transporte público na Tailândia. Executam pequenos trajectos, mas por vezes percorrem igualmente consideraveis distâncias.

Usualmente os condutores das motos táxis encontram-se estacionados nos Sois, pequenas travessas que dão acesso aos bairros, ou junto dos mercados e das escolas.

Existem em Bangkok para cima de 100 mil motos táxis, está dividos por zonas e envergando um colete cor de laranja, numerado, mencionado o local onde exerce o seu mister, para obterem este colete tem que pagar a quantia de 90 mil baths ( 1 800 euros) para serem aceite na colectividade. Essa quantia é paga em prestações mensais e antigamente era colectada por alguns agentes da polícia.

A grande maioria dos condutores das motos táxis, sejam do sexo feminino ou masculino, são oriundos das zonas rurais do Nordeste do país.

Circulam por todo os lado, furam o trânsito de qualquer maneira e andam por cima dos passeios e em sentido contrário.

A lei do uso do capecete na Tailândia só é obrigatório nas artérias principais, mas muitos dos clientes deste meio de transporte se recusa a usar o capacete, mais as senhoras.

Bem existem dois tipos de pessoas que utilizam este meio de transporte e não usam capacete, são os monjes e os indianos com seus tuebantes, pois devem estar protegidos pelos deuses!...

Este meio de transporte é igualmente usado na China, mas sem esta forma organizada como na Tailãndia, na India, Cambodja e Indonésia.

O articulista usou por várias vezes este tipo de transporte uma delas foi de arripar os cabelos, tinha ido aos serviços de documentação governamental afim de minhas filhas solicitarem a pasagem de um passaporte, visto que as deseja levar comigo de visita a Singapura. O funcionário que nos atendeu solitou o meu passaporte, que nessa altura o tinha deixado em casa. Foi desta forma que utilizei o táxi moto, a distãncia ainda foi enorme, tendo pago cerca de 150 baths, mas fiz a viagem com um capacete enviado na tola que me fazia doer as orelhas, já para não dizer as vezes que pasamos de raspão junto ás viaturas quando das ultrapassagens!...





Nenhum comentário: