o mar do poeta

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domingo, abril 19

RIQUEXÓS


Dois riquexós em Macau. Ainda vi este meio de transporte circular pelas ruas de Macau nos anos 60.







Um condutor de riquexó numa rua de Hong-Kong





Um condutor de riquexó descansando, lá bem no alto no Pico de Hong-Kong



Riquixá - Riquexó


Riquexó japonês (jinrikisha), 1886.

Riquexós japoneses, 1897

O riquixá, riquexó ou rickshaw é um meio de transporte de tracção humana em que uma pessoa puxa uma carroça de duas rodas onde acomodam-se mais uma ou duas pessoas. O vocábulo riquexó tem origem na Ásia onde eram amplamente utilizados como meios de transporte pela elite. Atualmente, no entanto, os riquexós foram proibidos em muitos países na Ásia em decorrência dos numerosos acidentes.

Os riquexós comuns têm sido substituídos, principalmente na Ásia, pelos ciclo riquexós (triciclos). Eles também são comuns em cidades ocidentais como Nova Iorque. Em Londres eles são conhecidos como pedicabs. O termo "riquexó" é utilizado também para esses veículos, mas esse artigo trata exclusivamente de riquexós puxados a pé.

O vocábulo "riquexó" vem da palavra japonesa jinrikisha (人力車, onde jin =humano, riki= tração, sha = veículo), que literalmente significa "veículo de tração humana".


História


Les Deux Carrosses de Claude Gillot, 1707

A pintura de 1707 "Les deux carrosses" de Claude Gillot mostra uma carroça tipo riquexó em uma cena cômica. Essas carroças, conhecidas como vinagretes por causa de sua semelhança com os carrinhos de mão de produtores de vinagre, foram utilizados nas estradas de Paris nos séculos XVII e XVIII. (Fresnault-Deruelle, 2005)

Os riquexós surgiram no Japão por volta de 1886, no início da Restauração Meiji. Eles logo se tornaram um meio de transporte popular, pelo fato de serem mais rápidos que as liteiras utilizadas anteriormente (e o trabalho humano era consideravelmente mais barato do que a utilização de cavalos).

A identidade do inventor (se houve um) permanece incerta. Algumas fontes citam o ferreiro estadunidense Albert Tolman, a quem é atribuída a invenção do riquexó por volta do ano de 1848 em Worcester (Massachusetts) para um missinário. Outros afirmam que Jonathan Scobieq (ou W. Goble), um estadunidense missionário para o Japão, inventou riquexós por volta de 1869 para transportar sua esposa inválida pelas estradas de Yokohama.

Outros ainda dizem que o riquexó foi projetado por um pastor evangélico americano em 1888. Essa hipótese certamente está incorreta, pois um artigo de 1877 de um correspondente do The New York Times declarava que o "jin-riki-sha, ou carruagem de tração humana" estava sendo popularmente utilizado, e tinha sido inventado provavelmente por um americano em 1869 ou 1870.

Fontes japonesas frequentemente creditam Izumi Yosuke, Suzuki Tokujiro, e Takayama Kosuke, que teriam, segundo eles, inventado os riquixás em 1868, inspirados nas carruagens de cavalos que tinham sido introduzidas nas estradas de Tóquio pouco antes. Começando em 1870, as autoridades de Tóquio emitiram para esses três homens uma permissão para fabricarem e venderem riquexós. A assinatura de um desses inventores também era exigida em todas as licenças para operar um riquexó.

Em 1872, cerca de 40.000 riquexós estavam sendo utilizados em Tóquio. Eles logo se tornaram o principal meio de transporte público no Japão. (Powerhouse Museum, 2005; The Jinrikisha story, 1996)

Por volta de 1880, os riquexós apareceram na Índia, primeiro em Simla e, 20 anos mais tarde, em Calcutá. Lá eles foram utilizados inicialmente por comerciantes chineses para o transporte de mercadorias. Em 1914 os chineses requisitaram uma permissão para utilizar riquexós para transporte de passageiros. Pouco depois, os riquexós apareceram em muitas das grandes cidades do sudoeste asiático. Puxar um riquexó era normalmente o primeiro trabalho de camponeses que migravam para essas cidades.

Utilização no mundo


Riquexós em Daka, Bangladesh

África do Sul

Os vários puxadores de riquexós Zulus, com seus chapéus enormes e roupas coloridas, são uma das maiores atrações para turistas na cidade de Durban.

Alemanha

Em 1997 um novo sistema de riquexó foi criado em Berlim. É um veículo com aparência moderna (CityCruiser) e permite que os condutores utilizem os riquexós como meio de propaganda. Em dez anos, as atividades com CityCruisers avançaram por todo o mundo.

Bangladesh


Os riquexós (রিকশা riksha) em Bangladesh são movidos a pedal, e estão disponíveis para aluguel em todo o país; A capital de Bangladesh é algumas vezes chamada de "Cidade dos Riquexós". No entanto, o crescente tráfego e os consequentes acidentes levaram à proibição dos riquixás em boa parte das principais ruas da cidade. Além disso, em várias regiões da Velha Daka os riquexos são o único tipo de veículo que conseguem trafegar nas ruas estreitas. Os puxadores de riquexó são chamados de রিকশাওয়ালা rikshawallah em bengali.

Brasil

São utilizados ciclo-riquexós ( triciclos) nas cidades de Rio de Janeiro e Volta Redonda, ambos no estado do Rio de Janeirode. São mais conhecidos localmente como ecotáxi.

China

Riquexós manuais começaram a ser utilizados na China durante o final da década de 1800, mas a maioria desapareceu após 1949. No início da década de 1990, os ciclo riquexós ( triciclos) se tornaram um meio barato e popular de transporte.

Estados Unidos da América

Em muitas das grandes cidades ciclo-riquexós têm sido utilizados por cerca de uma década. Os riquexós também estão presentes no calçadão de Atlantic City, Nova Jersi. Eles transportam apostadores de um cassino a outro.

Hong Kong

Os riquexós de Hong-Kong foram inicialmente importados do Japão em 1874. Eles foram um meio popular de transporte durante muitos anos, alcançando mais de 3.000 na década de 1920. No entanto, sua popularidade diminuiu após a Segunda Guerra Mundial. Desde 1975 não são emitidas novas licenças para riquexós, e apenas alguns idosos—cerca de quatro em 2002—ainda tocam seus negócios, principalmente para turistas.

Índia

Calcutá

Riquexó de Calcutá, 2004

Desde 2005, a última frota considerável de riquexós verdadeiros pode ser encontrada em Calcutá, onde o sindicato de puxadores de riquexós resistiram à proibição. Muitas grandes ruas foram fechadas para o tráfego de riquixás desde 1972, e em 1982 a cidade confiscou mais de 12.000 riquexós e os destruiu. Em 1992, foi estimado que mais de 30.000 riquixás estavam em operação na cidade, dos quais apenas 6.000 não operavam ilegalmente, sem uma licença (desde 1945 não são emitidas novas licenças). A grande maioria dos puxadores de riquexó alugam seus riquexós por alguns dólares por turno.

Eles moram em albergues baratos, tentando economizar dinheiro para enviar para casa. (Eide, 1993) Cada dera, uma mistura de garagem, oficina e dormitório, tem um sardar que gerencia isso. Os puxadores muitas vezes pagam cerca de 100 rupias (cerca de 2,50 dolares americanos) por mês para morarem em uma dera. Puxadores Hindus e Mulçumanos muitas vezes compartilham moradias. Alguns puxadores dormem nas ruas dentro dos seus riquexós.

Em agosto de 2005, o governo comunista de Bengala Ocidental anunciou planos para banir completamente os riquexós, resultando em protestos e manifestações dos puxadores. (WebIndia, 2005)

Em 2006, o ministro chefe de Bengala Ocidental, Buddadeb Battacharjee, anunciou que os riquixás seriam banidos e que os puxadores de riquexós seriam reabilitados.

Em 2008 muitos dos puxadores de riquexós de Calcutá vêm de Bihar, considerado um dos estados mais pobres da Índia.


Madagascar

Os Riquexós, conhecidos como pousse-pousse, são um meio de transporte muito comum em várias cidades de Madagascar. Eles são normalmente enfeitados brilhantemente.

Malásia


beca de Parit Jawa, Muar, Johor, no Muzim Negara

Pousse-pousse em Madagascar

Os riquexós foram um meio de transporte comum em áreas urbanas no século XIX e início do século XX. No entanto, os riquixás foram gradualmente substituídos por ciclo riquexós (triciclos) (beca em malaio). Os ciclo-riquexós também se espalharam nas cidades Malaias por na década de 1970. Desde então, a rápida urbanização aumentou a demanda por transportes públicos mais eficientes, resultando em uma diminuição do número de riquexós. Hoje, os riquexós são operados principalmente para atração turística, com alguns poucos operando em Malaca, Penang, Kelatan e Terengganu.

Paquistão

Riquexós de tração humana foram tornaram-se oficialmente ilegais no Paquistão desde o final da década de 50/início da década de 60. O país continua sendo lar de um grande número de riquexós (triciclos) motorizados.

Reino Unido

Os riquexós Pedicab vêm sendo operados nas ruas de Soho (região de Londres).

República da Irlanda

A primeira vez que Dublin viu o modesto riquexó em suas ruas foi em 1996, quando uma empresa de riquexós sediada no Canadá montou uma frota de 20 riquixás, fabricados com aço tubular.

O povo de Dublin, tanto moradores quanto turistas, ficaram surpresos na primeira vez que viram essa idéia do extremo oriente na Irlanda. As pessoas começaram a utilizar os riquexós para passearem de bares para clubes ou para uma passagem rápida pelo Temple Bar. Mais tarde naquele mesmo ano 12 ciclo-riquexós foram importados por um dono de um clube de vinho que se chamava B. McDonald, que fundou a Pedicabs Ireland. Um ano depois J. Ralf e J. Utah, antigos ciclistas da Pedicab Ireland, montaram uma pequena fábrica de riquixás puxados à mão chamada Silver Rickshaw.

A última empresa de riquexós puxados à mão foi criada por B. Wheeler, ex-gerente da Pedicab Ireland. Ela foi, no verão de 2001, chamada simplesmente de The Rickshaw Co. A empresa cresceu rapidamente com seis pedicabs adicionados à sua frota de 12 riquixás puxados à mão recém-criados. Os ataques nos Estados Unidos em 9 de setembro de 2001 destruíram a nova indústria e a maioria das empresas acima não está mais em atividade, com exceção da Silver Rickshaws.

Vietnam

Os riquixás são utilizados como meio de transporte em áreas centrais das grandes cidades vietnamitas, principalmente para turismo.

Atrações turísticas

Os riquexós são atrações turísticas na região de Asakusa em Tóquio; na área principal de templos de Kyoto; nas áreas fortes de turismo de Kamakura; na Ilha de Hong-Kong; na Ilha de Cijin em Kaohsiung; em bairros chineses de Londres, no Byward Market de Ottawa; no centro de Torontod; em Hanoiem (Vietnam). Em todos esses locais, eles são principalmente para turistas.



Riquexó em um museu do Japão

(Parte do artigo foi extraído da enciclopédia livre)

Muitas pessoas continuam a chmar riquexós aos triciclos, mas como se pode ver nas fotos são duas coisas totalmente diferentes.

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