o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quinta-feira, maio 14

DONG SHI FRANZE AS SOBRANCELHAS PARA IMITAR OUTRA

Zhuang Zou, ou Zhuang Ze, nascido na actual província de Henan, durante o período dos Reinos Combatentes, foi um dos fundadores do Tauismo. O livro Zhuang Ze, que é um dos clássicos desta doutrina, não foi escrito unicamente por ele, pois compreende muitos textos de discípulos seus e de tauístas das gerações posteriores. Muitas das lendas e contos deste livro, cheias de imaginação, contêm em si uma moral. Um deles, Dong Shi franze as sobrancelhas para imitar a outra, ficou como provérbio.

Percebendo que este gesto e esta expressão davam um brilho especial à bela rapariga, uma mulher muito feia, de nome Dong Shi, que era da mesma aldeia, passou a imitar a sua conterrânea: comprimia o peito com as mãos e franzia as sobrancelhas.
Assustados com este gesto e expressão estranhos da feia mulher, todos os aldeões, tanto ricos como pobres, fugiam dela.
A mulher feia só sabia que Xi Shi era bela quando franzia as sobrancelhas, mas não sabia porquê - eia a tragédia.
Desta história nasce o provérbio Dong Shi franze as sobrancelhas para imitar a outra, significando que, ao aprender com os outros, se devem analisar convenientemente as atitudes que se copiam. Se se imita apenas por imitar, sem cuidar de perceber os aspectos essenciais, o resultado será desastroso.
(Extraído do livro Cem provérbios chineses)

Nenhum comentário: