o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

segunda-feira, junho 22

ANDAIMES DE BAMBU

.
Nesta foto poderá ver-se a zona onde o articulista reside, é no prédio à esquerda do edifício mais alto, ou seja o que fica entre o prédio que tem no topo uma cor amarelada e o prédio mais alto, do lado esquerdo.
Bambu é o nome que se dá às plantas da sub-família Bambusoideae, da família das gramíneas (Poaceae ou Gramineae). Essa sub-família se subdivide em duas tribos, a Bambuseae (os bambus chamados de lenhosos) e a Olyrae (os bambus chamados herbáceos).

As opiniões variam muito e novas espécies e variedades são acrescentadas ano a ano, mas calcula-se que existam cerca de 1250 espécies no mundo, espalhadas entre 90 gêneros, presentes de forma nativa em todos os continentes menos na Europa. Habitam uma alta gama de condições climáticas (zonas tropicais e temperadas) e topográficas (do nível do mar até acima de 4000m).

O bambu possui caules lenhificados utilizados na fabricação de diversos objectos como instrumentos musicais, móveis, cestos e até na construção civil, onde é utilizado em construções de edifícios a prova de terremotos. Também é possível produzir a partir desta gramínea, a fibra de bambu.

Uma matéria vegetal assim como o algodão ou o linho, o bambu tem em seu favor alguns trunfos suplementares. A sua fibra, extraída de uma pasta celulósica, se caracteriza pela sua característica homogênea e pesada (ela não amassa) e seu aspecto suave e reluzente, parecidos com os da seda.
Sobretudo, ela possui virtudes respiratórias, anti-bacterianas.

Há milênios, esse material dá forma a casas tradicionais em países como o Japão e a China. Nos últimos anos, pesquisas na construção civil avalizaram sua resistência e durabilidade. Arquitetos do mundo todo redescobriram o bambu e passaram a usá-lo em modernas obras públicas.


A necessidade de repensar o consumo de materiais na construção para torná-la mais sustentável do ponto de vista ambiental atrai olhares para a exploração de novas alternativas. E o caso do bambu, visto como a promessa para este século. Pesquisador desse recurso há cerca de 30 anos, o professor Khosrow Ghavami, do Departamento de Engenharia Civil da PUC-RJ, não tem duvidas sobre seu potencial.


Os brotos do bambu são muito apreciados pelos asiáticos, especialmente chineses, japoneses e indianos. Eles fazem parte de uma variedade incrível de pratos tradicionais, fritos, assados, fervidos e secos. O comércio e a produção de brotos em todas as formas é fonte de riqueza para nações como a China, Hong Kong e Vietnã. No ano de 1992 a China exportou cerca de 90 mil toneladas de brotos, e com isso recebeu o equivalente a aproximadamente 90 milhões de dólares americanos.

O Japão, nos anos de 1993 a 1997, importou de vários países 2.6 mil toneladas de brotos de bambu comestíveis, pagando cerca de 3 milhões de ienes. A empresa LinAn tem uma página sobre o processo tecnológico.


A atual medicina ocidental agora sabe dos ricos nutrientes encontrados no broto de bambu: proteína vegetal, fibras, aminoácidos, cálcio, fósforo, vitaminas B1, B2 e C. A medicina chinesa já sabe há mais tempo que o consumo regular de brotos de bambu ajuda na digestão, estimulando os movimentos peristálticos do estômago e intestino, previne e cura doenças cardiovasculares e cânceres e abaixa a gordura e a pressão sanguínea. Aqui no Brasil a medicina popular prescreve chá de folhas de bambu contra a tosse.






Um dos operários, junto `minha varanda, 11 andar, amarrando dos bambus


Este operário é um dos muitos que trabalham neste sector, e lá vai colocando e amarrando os bambus, sempre subindo!...




Só de olhar lá para baixa dá vertigens, mas para ele, já habituado a estas andanças é mais um dia de trabalho.




Este andaime está na parte lateral da casa.





A amarrão dos bambus é feita com umas fitas de plástico super resistente. Esta tem o suporte do gradeamento da varanda, da janela da cozinha, na casa onde reside o articulista.






A frontaria do prédio onde reside o articulista, porém não é só a frontaria que tem estes andaimes de bambu, as partes laterais também os contêm, visto terem que ser substituidas as tubagens da água e a dos esgostos.
A parte frontal do prédio, tem este enorme andaime devido a terem que ser reparadas e substituidos os azulejos das paredes, junto às varandas.






Em toda a Ásia, utiliza-se o bambu com os quais fazem andaimes enormes, para além de ser mais prático e barato, é material reciclavel, e com ele, se podem fazer inumeros objectos.









A vista que o articulista tinha de sua varanda antes de ser colocado o andaime de bambu.










Do mesmo ângulo a vista agora é outra, ornamentada com os bambus!...










O articulista junto à placa indicativa da Praça de Lobo de Ávila onde reside.




O bambu é usado igualmente para conservar comida, na Tailândia o usam também para a confecionarem doces, metendo o seu recheio no bambu e depois se leva a assar. Multiplicos são os objectos que se podem fazer com o bambu, deste casas, bicicletas bem exóticas, mobílias, jangadas, flautas, ornamentos, etc...
Os estivadores o usam para carregar mercadorias.





Nenhum comentário: