o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

domingo, junho 21

ER-HU - VIOLINO CHINÊS

A origem do er hu pode remontar à Dinastia Tang, entre os séculos VII e X. Naquela época, o er hu era um instrumento popular nas minorias étnicas do noroeste chinês. Por mais de mil anos, o er hu foi usado para fazer o acompanhamento de óperas tradicionais. Na era moderna, ele se difundiu como um ganha-pão de artistas de rua e, por isso, não era considerado um instrumento de prestígio.

No entanto, no princípio do século XX, os moradores de Wuxi descobriram que, nas mãos de um artista de rua cego e pobre, esse instrumento humilde era capaz de produzir melodias de rara beleza. Através da música, as pessoas podiam visitar o universo interior do músico e ver ali a luta dele contra o destino e o seu anseio pela vida. Todas as composições de A Bing são consideradas clássicas. Dentre elas, se destaca "A Lua Refletida nas Fontes".

A estrutura do er hu não é complexa. Ele é composto de quatro partes: um braço estreito, com 80 centímetros de comprimento, feito de madeira de alta densidade; duas cordas; uma caixa de ressonância em forma de copo coberta de um lado com um pedaço de pele de cobra; e um arco de bambu onde se ata crina de cavalo. O instrumentista toca o er hu sentado, apoiando a caixa de ressonância sobre a perna esquerda, enquanto a mão esquerda segura o instrumento e a mão direita controla o arco. De timbre suave e claro, o er hu pode alcançar 3 oitavas.









O ER-HU É COBERTO COM PELE DE COBRA.

Nenhum comentário: