o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

segunda-feira, junho 22

RUAN - INSTRUMENTO DE CORDAS CHINÊS


Na Dinastia Qin (221-206BC), o povo inventou um tambor que cambaleia em um instrumento de cordas. Depois, com referências para a cítara e outros instrumentos musicais, o povo criou o qin pipa. O pipa foi uma espécie de instrumento musical de cordas. O qin pipa foi o predecessor do ruan.

Por volta do terceiro século, um músico chamado Ruan Xian foi visto a tocar extremamente bem com um instrimento chamado qin pipa. Devido às suas hábeis exibições a ele lhe foram dadas as boas vindas, pelas gentes locais. Gradualmente o povo passou a chamar a esse instrumento, o seu nome Ruan. Contudo, foi só na Dinastia Song (960-1279) que esse instrumento passou a ter o nome de Ruan.

O ruan é composto da cabeça, a maçaneta, e o corpo. A cabeça é normalmente decorada com alguma obra de arte de chinesa, com imagens tradicionais, tal como dragões.

O corpo do ruan é uma caixa de ressonância achatada nos pólos. A teoria estrutural, os materiais, e as habilidades artísticas são bastante semelhantes àqueles do pipa.










Nenhum comentário: