o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

sábado, julho 18

DURIAN FRUTO




Durian



Entre as trinta espécies conhecidas, até agora, foram identificados nove espécies para a produção de frutos comestíveis. No entanto, existem muitas espécies para as quais a fruta nunca foi recolhida ou devidamente descrita e é provável que outras espécies com frutos comestíveis existir. O conhecido actualmente nove espécies de Duriangos comestíveis são:



• Durio zibethinus.



• Durio dulcis



• Durio grandiflorus



• Durio graveolens, conhecido como burung Durian, Durian kuning, merah Durian, Durian otak udang galah, tabelak ou vermelha de polpa Durian.




Durian simpor-se um ligeiro aroma, de polpa amarela variante de D. graveolens.



• Durio kutejensis



• Durio lowianus, conhecido como Durian Duan. É uma grande árvore de até 50 metros de altura, possui flores vermelhas e alongadas. Sua forma oval em forma de fruta contém polpa amarela.



• Durio macrantha.



• Durio oxleyanus, conhecido como sukang Durian, Durian beludu, ou kerontangan ISU. É uma árvore bastante grande de até 40 metros (130 pés) de altura. Produz pequenas, redondas, com grandes verde-acinzentada, dura, amplamente piramidal, ligeiramente curvada espinhos. A polpa é amarela, suave e doce-texturizados.



• Durio testudinarum, conhecida como a tartaruga ou kura-kura Durian. É uma árvore de tamanho médio de até 25 metros (82 pés) de altura. Sendo uma espécie de auto-polinização, é menos variável, e possui uma extensa floração. A polpa de seu fruto é amarelo pálido e tem um aroma mais forte do que outras espécies de Durio.



O resto das espécies, que não foram identificadas para a produção de frutos comestíveis são:



• Durio acutifolius
• Durio affinis (Becc.)
• Durio beccarianus (Kosterm. & Soegeng.)
• Durio bukitrayaensis (Kosterm.)
• Durio burmanicus (Soegeng.)
• Durio carinatus (Mast.)
• Durio crassipes (Kosterm.)
• Durio Excelsus (Korth.) Bakh.
• Durio GriffithII (Mast.) Bakh.
• Durio kinabaluensis (Kosterm & Soegeng)
• Durio lanceolatus (Mast.)
• Durio lissocarpus (Mast.)
• Durio macrolepis (Kosterm.)
• Durio macrophyllus (Ridl.)
• Durio malaccensis (Planch)
• Durio mansoni (Gamble) Bakh.
• Durio oblongus (Mast.)
• Durio pinangianus (Ridl.)
• Durio purpureus (Kosterm. & Soegeng.)
• Durio singaporensis (Ridl.)
• Durio Wyatt-smithii (Kosterm.)




A árvore do Durian pode atingir até 50 mestros de altura, são relativamente grandes, e sua altura depende da sua espécie, que varia entre os 25 e 50 metros de altura.



As suas folhas são esverdeadas, elípticas a oblongas com 10/18 centímetros de comprimento. As flores são produzidas em três pólos num conjunto de trinta que se formam sobre o tronco, tendo cada flor um cálice e cinco pétalas.




A árvore do Durian têm uma ou duas floração e frutificação por ano, embora o tempo varie dependendo da espécie, plantações e localidades.









Classificação científica

Reino: Plantae

(sem classificação): Angiosperms

(sem classificação): Eudicots

(sem classificação): Rosids

Ordem: Malvales

Família: Malvaceae

Género: Durio
L.



Existem actualmente reconhecidas 30 espécies



O Durian é o fruto de várias espécies arbóreas, pertencentes ao gênero e à família Durio Malvacea e amplamente conhecido e venerado no sudeste da Ásia como o "rei dos frutos",.




O Durian distingu-se pela sua grandeza, seu forte odor, e pelos espinhos que cobre sua casca.




Muitos durian atigem mais de 30 centímentros de comprimento e 15 centímetros de largura, chegando alguns a pesarem mais de 5 quilos, em média o seu peso varia entre 1 e 4 quilos.


A sua forma varia de oblongas a rodada, a cor da sua casca verde a marrom, e sua polpa amarelo-pálido ao vermelho, dependendo da espécie.



A polpa comestível emite um odor característico, forte e penetrante, mesmo quando a casca está intacta. Algumas pessoas consideram que o Durian como fragrante, outros encontrar o aroma irresistível e ofensivo. O cheiro evoca reações de profundo apreço a intensa repugnância. O cheiro levou ao fruto do banimento de determinados hotéis e transporte público no sudeste da Ásia.



O Durian é nativo do Brunei, Indonésia, Tailândia e da Malásia, foi conhecido no mundo ocidental à cerca de 600 anos. No século XIX. o naturalista britânico, Alfred Russel Wallace, descreve este fruto como "um rico manjar muito aromatizado como as amêndoas". A polpa pode ser consumida em diferentes estádios de maturação, e é utilizada para condimentar uma grande variedade de salgados e doces comestíveis no Sudeste Asiático. As sementes também podem ser comidas quando cozidas ou fritas.



Existem 30 espécies reconhecidas do Durian, pelo menos, nove dos quais produzem frutos comestíveis. Durian zibethinus é a única espécie disponível no mercado internacional: outras espécies são vendidas nas suas regiões locais. Existem centenas de platações de Durian.





Durian este nome provém da palavra malaia Duri (espinho), juntamente com o sufixo-um (para a construção de um substantivo em malaio). D. zibethinus é a única espécie cultivada comercialmente em larga escala e disponíveis fora dos sua região nativa. Uma vez que esta espécie é de polinização aberta, ela revela uma diversidade considerável de frutos cor e odor, o tamanho da polpa e sementes, fenologia e árvores. Em nome da espécie, refere-se ao índio zibethinus civeta, Viverra zibetha.




De acordo com pesquisas realizadas na Malásia em 1970, os duriangos foram polinizadas por morcegos frugívoros caverna (Eonycteris spelaea). No entanto, em 1996, um estudo indicou duas espécies, D. e D. oblongus grandiflorus, foram polinizados por spiderhunters (Nectariniidae) e uma outra espécie, D. kutejensis, foi polinizada por abelhas e pássaros gigantes, bem como morcegos.



Extractos da Enciclopedia livre





O Durian




O durian é uma fruta típica do sudeste asiático, cultivada principalmente na Tailândia, na Indonésia e na Malásia. Conhecida como "o rei das frutas", ele é muito consumido nos países do extremo oriente, tendo até uma celebração própria, o festival Kadayawan, onde o durian tem papel principal. A fruta é rica em vitamina C, potássio, triptofano, carboidratos e proteínas, sendo até utilizada como componente de um suplemento alimentar nos EUA. Parece uma maravilha, não é?




Legal! Qual o problema então?




Além do durian ser altamente gorduroso e conter níveis de potássio tão altos a ponto de ser um alimento de alto risco para pessoas com problemas renais, há outro empecilho: o cheiro da fruta.




Muitas pessoas já escreveram sobre a experiência ontológica que seria comer a fruta, gente do calibre de Anthony Burgess, que disse que comer o durian é "como comer um manjar de amoras frescas em um banheiro público", e chefs como Andrew Zimmern e Anthony Bourdain, que descreve a especiaria da seguinte forma: "o seu gosto só pode ser descrito como... indescritível, algo que ou você amará ou odiará com todas as suas forças. Seu hálito cheirará como se você tivesse beijado sua avó morta na boca".




O cheiro do durian é tão pungente que ele pode ser comparado ao de vômito seco, esgoto, gambá e bandagens cirurgicas usadas. Ele é tão forte que o metrô de Cingapura proíbe que seus usuários consumam a fruta dentro dos vagões e estações. Agora pare e pense: sua mãe gostaria de saber que o filhinho querido anda comendo algo que cheira igual aquela meia que você usou por uma semana, depois largou embaixo da cama?


FONTE - CBCCBLOG


=================================================================


O articulista conhece este rico fruto, desde a sua árvore que dá parecenças com as árvores de Natal, até ao seu consumo.


É bem verdade que o Durian tem um cheiro que eu classifico de caca de gato, e seu fruto, a parte comestível, de algumns tipos de durian, se parecem com caca de bébe.


É proibido levar esse fruto para o interior dos hoteis, autocarros e aviões, devido ao se super activo cheiro, que para muitas pessoas é desagradavel, mas que para outras é bem cheiroso!...


Hoje em dia, desde fruto se fazem gelados, bolos, rebuçados e até seco e cortado em fatias, tipo batata frita, quer dizer que existe em várias formas e para todos os gostos.


Eu adoro comer Durian, mas de uma espécie que é chamada de Kam Chan Tao (almoçoda dourada) o qual não cheira mal, nem é em pasta, mas sim rijo tipo maçã.





Nenhum comentário: