o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quarta-feira, julho 8

KHAO PHANSA


O BUDISMO

RECOLHIMENTO

Phansa é o nome dado à época das chuvas. O recolhimento marca dois dos maiores eventos religiosos. Um chamado Wan Khao Phansa que indica o começo da época das chuvas e outro chamado Wan Ok Phasan que indica o final da época das chuvas.

Durante este período aproximadamente de três meses que vai desde o mês de Julho a Setembro, depende dos anos lunares, os bonzos ficam interditos de dormir fora do templo e dele não podem sair.

Esta tradição é consequência de quando o Buda se recolhia nos templos durante esta época para se proteger das chuvas e dos insectos maléficos.

Durante este recolhimento os bonzos dedicam o seu tempo à meditação e ensinam os novos bonzos.

É permitido que durante o dia saiam do templo mas forçosamente terão que dormir nele.

Dias antes do começo do Wan Khao Phansa os fiéis compram enormes velas, que tem de ser compradas aos pares, uma para servir de graças ao doador outra para protecção da sua alma na próxima vida.


Nesta altura do ano em que as chuvas sazonais se fazem sentir por toda a Tailândia, assinala-se o início do budista "chuva retiro" ou Quaresma budista, ou "Phansa", durante o qual todos os monges budistas se retiram para templos. Este é também um momento auspicioso para as ordenções budistas, uma vez que marca um período de renovação espiritual.

Conhecida como "Khao Phansa", a Quaresma budista é um tempo dedicado ao estudo e meditação.
Os Monges budistas permanecem dentro dos templos por um período de três meses a partir do primeiro dia da lua do oitavo mês lunar ( Julho) terminando o seu retiro no décimo quinto dia da lua décimo primeiro mês lunar ( Outubro).
As tradições e crenças budistas são factores muito importantes que moldam o modo de vida dos habitantes, seguidores do budismo, dando origem a vários festivais de ordem religiosa, quem tem sido seguidos ao longo de várias gerações. forças. Por exemplo, a maioria das ordenações budistas tem lugar durante a Quaresma budista quando jovens noviços entrar na vida monástica.
Muitas pessoas também participam activamente, durantes este período, a fim de conseguir obter mais mérito, ficando nos monteiros, por períodos que variam de uns dias a uns meses.
Nesta quadra são feitas ofertas aos monges, que consistem em variados tipos de comida, doces bem como objectos de uso pessoal. Os objectos tais, como velas, laternas electricas ou candeeiros, são (eram) considerados ofertas importantes, visto se acreditar que esses objectos iluminariam fisicamente e espiritualmente os monges.
Muitas dessas tradições, marcadas no calenda'rio budista e do próprio país (Tailândia), têm evoluído ao longo dos tempos, realizando-se alguns festivais, tal como o Festival da Cera, este na cidade Ubon Ratchathani, (Nordeste da Tailândia) onde se realiza uma procissão de velas, artisticamente trabalhadas, de várias formas e tamanhos, e, bem assim o "Tak Bat Dok Mai" ritual floral que se realiza em exclusivo na província de Saraburi.


Na cidade de Ubon Ratchathani, realiza-se anualmente, de 1 a 31 de Julho o Festival de Esculturas em Cera, festejando assim o dia de Asanha Puja (Primeiro sermão do Buda) e de Wan Kao Pansa, que marca o início do retiro dos monges. sendo o mais tradicional e mais belo em toda a Tailândia, onde se organiza uma procissão com velas, artisticamente trabalhadas e que são entregues nos templos. (Thai: แห่เทียน Hae thian).
Hoje em dia, para além de ser uma data religiosa é igualmente um evento, onde é realizado um concurso de trabalhos em cera, que atrái imensos turístas aquela região do nordeste tailandês.
Muitos dos trabalhos apresentados se baseiam em cenas da mitologia hindu e budista.



As velas são trabalhadas com muita antecedência, e só são exibidas no dia de Asanha Bucha, onde são levadas para Tung Sri Muang, um parque que fica situado no centro da cidade, onde ai são decoradas, sendo exibidas nessa mesma noite.

A procissão tem lugar na manhã de Wan Kao Pansa. As velas, trabalhos artististicos, são colocados em carros alegórios, acompanhados dos seus artista e de pessoal das colectividades que representam, percorrendo algumas ruas da cidade.das respectivas instituições.
Estas exibições são aocmpmahadas por danças e musicas focloridas da região, como sempre acontece em todos os festivais na Tailândia.




Alguns dos belos e vistosos trabalhos, onde se pode ver a classe artistica dos mesmos.










Nenhum comentário: