o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

terça-feira, julho 28

LICEU DE MACAU - AUTOR JOÃO BOTAS

OBRA DE JOÃO BOTAS APRESENTADA NO CLUBE MILITAR

Um Liceu “impossível de dissociar” da história de Macau




O jornalista João Botas esteve ontem no Clube Militar para uma apresentação informal do livro “Liceu de Macau”. Uma obra que, apesar de motivada pelas recordações de estudante, tornou-se num documento histórico sobre a centenária instituição

JOÃO PIMENTA

Os tempos de liceu não são indiferentes a ninguém. A um período de formação intelectual coincide uma fase intensa de crescimento pessoal. João Botas não é excepção e a prova está na sua mais recente obra Liceu de Macau, ontem apresentada no Clube Militar, num jantar-tertúlia organizado pelo JTM. O livro representa uma homenagem ao estabelecimento de ensino com mais de 100 anos de vida e que o jornalista apontou como “impossível de dissociar da história de Macau”. “O liceu… Quem não recorda com saudade desses tempos de juventude; a transição da adolescência para a idade adulta; a formação da personalidade; o período das nossa vidas em que os sonhos comandavam… as amizades o namoro, os professores…”, escreve João Botas na apresentação do seu primeiro livro.Mas, se à partida estas palavras podem indiciar uma obra introspectiva, voltada para as recordações do autor durante os seus estudos no território, o Liceu de Macau é mais do que isso.





A obra resulta de um trabalho árduo de pesquisa, tornando-se antes numa colectânea de histórias que percorrem a linha cronológica daquele estabelecimento de ensino. “Iniciei um processo de pesquisa de centenas de horas. Preenchi os meus tempos livres com leituras na Internet, bibliotecas e outras instituições. Enviei centenas de e-mail’s, fiz dezenas de telefonemas e escrevi outras tantas cartas, para Portugal e Macau. Foi uma missão dificil, mas o resultado está aí”, apontou João Botas.
E como quem corre por gosto não cansa, o autor não desistiu apesar das dificuldades em “obter informação, já que esta se encontra dispersa, ou não catalogada ou mal catalogada”. Um trabalho árduo mas que, segundo explicou, “não teve como objectivo ganhar dinheiro”, servindo antes como o cumprimento de “uma dívida de gratidão pela terra onde cresci”. De facto, a pesquisa da qual resultou a obra “Liceu de Macau” nasceu do gosto pessoal de João Botas e só mais tarde viria a ganhar contornos de livro. “No início não pretendia fazer um livro, tinha a sensação de saber muito pouco sobre a instituição onde me tinha formado e senti a necessidade de cumprir com esse dever”, concluiu o autor.




(O articulista esteve presente e adquiriu um exemplar do livro Liceu de Macau, a que o autor teve a amabilidade de autografar).
Memórias com raízes em 1984

João Francisco Oliveira Botas nasceu no Gaviãozinho do Meio, concelho de Chamusca, em Outubro de 1971. Veio para Macau em 1984 e aqui viveu a maior parte da sua juventude até 1990. Durante esse período foi aluno do Liceu de Macau. Já em Portugal formou-se em Ciência da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa. A sua experiência professional incluiu passagens pela assessoria de imprensa (Parque Expo’98 SA) e pelo jornalismo (TDM – Teledifusão de Macau, Rádio Comercial). Actualmente é jornalista na RTP.




Artigo e algumas fotos extraídas do Jornal Tribuna de Macau, com a devida vénia.




Nenhum comentário: