o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quinta-feira, julho 30

SENZHEN - REPÚBLICA POPULAR DA CHINA




Shenzhen
深圳
Sam Zan
Cim-Zun
— Sub-provincial city —
深圳市



Shenzhen é uma zona económica especial , que se situa na província de Cantão (Guangdong), República Popular da China e tem uma população de 8, 615,500 habitantes.


Coordenadas: 22°33′N 114°06′E / 22.55°N 114.1°E / 22.55; 114.1


-

Shenzhen (Chinese: 深圳市; pinyin: Shēn zhèn shì; fica situada junto à parte norte de Hong-Kong, sob a política do lider reformista Deng Xiao Peng, sobre a liberalização económica da China, Shenzhen, tornou-se na primeira Zona Económica Especial da China e a mais bem sucedida.


(O modernissimo aeroporto)
Shenzhen nos finais dos anos 70 era uma pequena vila pescatória, graças à política governamental e aos investimentos estrangeiros é hoje, uma moderna cidade o resultado da sua vibrante economia só foi possível graças ao rápido investimento estrangeiro desde os finais dos anos 197o, o dinheiro investido para a cosntrução de fábricas de joint ventures foi acima de 30 biliões de dolares americanos.


Actualmente é considerada a cidade que cresce mais rapidamente em todo o mundo. É o maior centro financeiro do Sudoeste da China, e a casa da Bolsa de Valores de Shenzhen e igualmente o quartel general de numerosas companhias de alta tecnologia.


Shenzhen possui igualmente, o segundo mais movimento porto na China, ficando-se só atrás de Shangai.



História


Segundo documentos antigos, sabe-se que o nome de Shenzhen, já figurava nos documentos da Dinastia Ming, ano de 1410.



Os residentes locais chamavam-lhe drenos dos arrozais 圳 “zhen.” Shenzhen, 深圳 que literalmente se entende por "drenos profundos" em virtude da áera ser um cruzamento de rios e canais onde existem prufundos drenos e arrozais.

Shenzhen passou a ter um estatuto de cidade no início da Dinastia Qing, tendo o seu nome passado a ser de Xin'an e mais tarde de Bao'an.

Esta vila de pescadores se transformou na primeira Zona Económica Especial na China, graças ao lider Deng Xiao Peng, que formalizou o estabelecimento da zona no ano de 1979, em virtude do local se encontrar próximo do prospero território inglês de Hong-Kong.

A Zona Economica Especial de Shenzhen foi criada como base exprimental da pratica do mercado capitalista, guiada a sua comunidade por ideais socialistas.









Geografia

A moderna cidade de Shenzhen fica localizada no delta do Rio das Perolas. O seu municipio cobre uma área de 2,050 km², incluindo a área urbana e rural, e segundo o senso realizado no ano de 2007 tinha um total de 8,615,500 habitantes.
Shenzhen é uma sub-tropical e marítima região, com ocasionais ciclones troicais no verão e finais de outono, a sua temperatura média ronda os 22.4°C durante todo o ano, atingindo por vezes temperaturas, durante o dia, que podem chegar aos 35°C

Shenzhen era originalmente uma área montanhosa, com ferteis campos de agrigultura, depois de se ter tornado numa Zona Economica Especial, em 1979, Shenzhen sofreu profundas alterações.
Onde era a zona montanhosa da vila de pescadores é hoje uma zona plana da cidade, somente restaram as montanhas Lianhua Shan (Montanha de Lotus), Bijia Shan (Montanha de Bijia) e a Wutong Shan (Montanha Wutong).
Com o afluxo de imigrantes do Continente Chinês, Shenzhen de novo teve o seu boom, sendo necessário expandir-se pela pereferia e pelas montanhas circundantes, tais como a Montanha da Missão, que está sendo terraplanada para promover mais áeras de desenvolvimento.

Shenzhen esncontra-se localizada junto à fronteira com Hong Kong, junto ao cruzamento dos Rios across the Sham Chun e Sha Tau Kok, dista 100 km da capital da província de Cantão (Guangzhou), e a 60 km a Sul da cidade industrial de Dongguan. A cidade resorte de Zhuhai e a península de Macau RAEM, ficam a 60 km de Shenzhen.









O articulista, por várias vezes, esteve nesta moderna cidade, mas terá que lá ir com mais tempo, para ficar a conhecer melhor.






Nenhum comentário: