o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

sexta-feira, agosto 7

RUA DO GENERAL RODRIGUES


A Rua do General Rodrigues começa na Rua de Afonso Albuquerque, entre o prédio n. 16 e a Obra Social Social da PSP, e termina na Rua do Bispo Medeiros, ao lado do prédio n. 25.
Esta Rua ocupa parte das extintas Travessas da Cotovia e da Esperança.


Este o prédio onde o articulista foi morar no ano de 1968, após ter contraído matrimónio, no quarto andar, varanda de cor esverdeada, tendo mudado para a Rua Nova à Guia, no ano de 1976.


O General Fernando José Rodrigues, nasceu a 19 de Maio de 1863 e faleceu a 27 de Novembro de 1927, era natural da freguesia de S.Pedro do Funchal, Madeira.
Casou em Macau, a 16 de Junho de 1894, com Alina Clariza de Senna Fernandes.
Fernando Rodrigues alistou-se como voluntário no Regimento de Infantaria 2. Serviu macau e Timor como Alferes, nos anos de 1887 a 1890. Já como Capitão foi de novo momeado para servir em Timor, regressando a Macau no ano seguinte, No ano de 1902 foi promovido a Major, em 1903 regressa de novo a Timor, tendo sido noemado Chefe Interino do Estado Maior de Timor, tendo regressado a Macau em Julho desse mesmo ano.
No ano de 1905, foi nomeado Chefe do Estado Maior da Provícnia de Macau, no ano de 1907 foi nomeado Comandante do Corpo de Polícia de Macau.
Já com o posto de Coronel, foi nomeado a 23 de Setembro de 1909, Chefe do Estado maior da Província de Macau, sendo igualmente Provedor da Santa Casa da Misericordia de Macau.
No ano de 1911, reformou-se no posto de General. Já reformado, foi por vários anos Provedor da Santa casa da Misericordia e Presidente do Grémio Militar.



Nenhum comentário: