o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quinta-feira, setembro 10

MACAU - RIO GRANDE DO NORTE - BRASIL










Macau (Rio Grande do Norte)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Coordenadas: 05º 06' S, 36º 38' O


Município de Macau

"Terra do Sal"

Aniversário 9 de setembro


Fundação Não disponível
Gentílico macauense


Localização

05° 06' 54" S 36° 38' 02" O05° 06' 54" S 36° 38' 02" O


Unidade federativa Rio Grande do Norte


Mesorregião Central Potiguar IBGE/2008


Microrregião Macau IBGE/2008


Região metropolitana
Municípios limítrofes Guamaré (L), Porto do Mangue (NO), Afonso Bezerra (SO), Pedro Avelino (SE), Pendências (O).


Distância até a capital 175 KM km


Características geográficas




Área 788,022 km²
População 28.157 hab. est. IBGE/2009

Densidade 32,3 hab./km²
Macau é um município no estado do Rio Grande do Norte (Brasil) localizado na microrregião de Macau, na Mesorregião Central Potiguar e no Pólo Costa Branca. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano 2008 sua população era estimada em 27.951 habitantes. Macau possui uma área territorial de 788 km² e está localizada a 175 km da capital do estado, Natal

O município de Macau está numa região produtora de sal marinho (uma das principais do Brasil), petróleo e de pescados, sendo um dos maiores produtores nacionais de sardinha. Macau é bastante conhecida na região por seu carnaval, o que atrai visitantes de quase todo o estado do Rio Grande do Norte.

A cidade de Macau é sede da TV Litoral, canal 22, emissora de TV afliada à TV Senado de Brasília. A emissora transmite parte da programação local e parte gerada na capital federal.



História




A cidade tem suas origens no início do século XIX, quando ainda era conhecida por ilha de Manoel Gonçalves — região já colonizada para a produção de sal. Seu nome atual deriva de A-man-gao ("porto de Ama"), em razão da sua localização geográfica, na foz do Rio Piranhas.

Na área literária, desde 1998, foi fundado um movimento cultural e literário denominado ICEC — Imperial Casa Editora da Casqueira — movimento este idealizado pelo sociólogo, poeta e escritor Benito Maia Barros. Além das obras do próprio fundador, onde o pesquisador ou até mesmo leitores podem encontrar traços da história de Macau através de falares e lugares do povo daquela cidade, serve também esta obra como fonte de pesquisa. A ICEC surgiu como forma de superação da falta de incentivo governamental às obras literárias; já foram lançados mais de quinze livros, entre prosa, contos, poesias e história. É um dos maiores movimentos literários do Rio Grande do Norte.

Poetas/Escritores: Vicente Serejo; Gilberto Avelino - In Memorian (radicado em Macau, nasceu na cidade do Assú);João Vicente Barbalho; Alfredo Neves, - Radicado em Macau, nasceu na cidade de (Teófilo Otoni), Getúlio Moura; Benito Maia Barros; João de Aquino (é também museólogo); Sebastião Maia (Tião Maia); Horácio Paiva, Daniel Násser, nascido em Macau e criado na comunidade litorânea de Diogo Lopes ( romances de realismo fantástico) e muitos outros.


Geografia

Praia de Diogo Lopes.Macau sofreu uma grave situação com as chuvas, mais precisamente em maio de 2008, quando as enchentes causaram a quebra da ponte que dá acesso a ilha de Santana, impossibilitando assim o tráfego da comunidade daquele distrito. O calçadão da praia de Camapum está sendo engolido pelas águas do mar, que não dá trégua e nem se cansa com os obstáculos feitos pelo homem. Há um projeto em curso que visa recuperar o calçadão dos danos causados pelo mar, por tempo determinado.
















No mundo existem duas cidades com o nome de Macau e uma comuna em França.









Nenhum comentário: