o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

sábado, setembro 12

O HOMEM MAIS ALTO DO MUNDO

A estatura muito elevada do Ucraniano, Leonid Ivanovych Stadnyk, actual homem mais alto do mundo medindo 2, 57 metros fez com que ele entrasse para o Guinness World Records, (Guinness Book) em 2008 e permanecesse até os dias de hoje com o título.

Leonid Ivanvích Stadnyk, em ucraniano Леонід Іванович Стадник, (Jitomir, 1971) é um cidadão ucraniano, reconhecido como homem mais alto do mundo da atualidade segundo o Livro Guinness dos Recordes em sua edição de 2008, com 2,59 m.

Formado em Veterinária, Stadnyk reside nos arredores da pequena localidade de Podoliantsi. Já alcançou 2,59 metros de altura, pois já parou de crescer. Leonid superou o chinês Bao Xishun, de 2,36 metros em 23 cm tornando-se assim o homem mais alto do mundo. No entanto, ele ainda é 15 centímetros mais baixo que Robert Pershing Wadlow, o homem comprovadamente mais alto da história da medicina, segundo o Livro dos Recordes.

Na verdade, Leonid Stadnyk é obrigado a viver longe da cidade grande, porque está muito acima das medidas-padrão para humanos e não se adapta a muitas situações. Por exemplo, quando toma um autocarro (ônibus), afirma que se sente tão apertado e desconfortável como ficaria alguém que fosse obrigado a viajar no porta-malas de um carro de passeio.

O crescimento incomum de Leonid Stadnyk começou após os 12 anos quando ele começou a sentir fortes dores de cabeça chegando a desmaiar em uma das vezes, sendo levado a emergência foi descoberto em seu cérebro um tumor na glândula pituitária que causou a produção excessiva do hormônio do crescimento (somatotropina). Hoje se sabe que o tumor morreu por si só. Na época, há mais de 20 anos, a operação para retirada do tumor não era possivel devido o tamanho do mesmo.

Atualmente, Stadnyk pesa cerca de 200 quilos, e calça sapatos número 64. Ele cultiva verduras numa horta em casa, além de cuidar de vacas e porcos da família. Leonid ajuda também os vizinhos com seus animais. Logo que se formou, teve que recusar o único emprego que arranjou, numa fazenda de gado, porque não havia sapatos no tamanho de seus pés e ele não tinha dinheiro para mandar fabricá-los.

Só foi recentemente que conseguiu adquirir um bom par de sapatos que lhe custou o equivalente a sete meses da pensão que recebe como ajuda do governo, uma vez que não pode trabalhar fora de casa. Felizmente, teve a ajuda de comerciantes locais para a aquisição.

Leonid Stadnyk dorme de atravessado em duas camas de casal, num dos quartos da pequena casa que divide com sua mãe.


A suposta cura pela fé

O tumor que ameaçava a vida de Leonid sumiu sem tratamento médico algum, que foi recusado pelo próprio durante 20 anos após a sua descoberta, ou seja, o tumor desapareceu por conta própria. Um renomado médico inglês insistiu em examiná-lo e os resultados foram no mínimo, espantosos, para o médico inglês e os médicos ucranianos. O tumor tinha simplestente desaparecido do interior da cabeça de Leonid. O médico ao voltar ao vilarejo e contar o que tinha acontecido para o gigante, alegre, Leonid respondeu : "O tumor não desapareceu sozinho, foi Deus. Orei todos os dias a Deus para que ele me curasse e cri nisso."






Veja-se a diferente entre o ucraniano e o chinês.



O par de sapatos que o gigante ucraniano usa.




BAO XISHUN, com os seus 2,37 metros.

Bao Xishun (também conhecido como Xi shung) (nascido em 1951 na Mongólia Interior, R. P. China), foi considerado o homem mais alto do mundo de sua época, medindo, oficialmente 2,36 m (7 ft 9). Ele desbancou em apenas dois milímetros o recorde anterior – de Radhouane Charbib, da Tunísia.

Xi Shun ganhou o título em 15 de janeiro de 2005, após uma junta médica comprovar que ele não sofre de gigantismo ou outra enfermidade, alcançando esta altura naturalmente. O chinês pesa 117 kg e calça sapato número 54. Porém, foi descoberto em 2007, o ucraniano Leonid Stadnik de 2,57 m, tendo 21 centímetros a mais que ele. Desde então, houve relatos de diversas outras pessoas mais altas que Xishun.






Nasceram na mesma aldeia na Mongólia, um é o mais alto de toda a Mongólia e o outro o mais baixo do mundo.





He Pingping, é o chinês nascido em Julho de 1988 que foi oficialmente nomeado pelo Guinness World Records como o menor homem do mundo que é capaz de andar.

Aos vinte anos media 73 cm de altura, e é o terceiro filho de uma família em Huade, Wulanchabu, na Região Autónoma da Mongólia Interior, norte da China.

Ele tem duas irmãs de altura normal, casadas. De acordo com o seu pai, He Yun, ao nascer era tão pequeno como a palma da mão. Quando se tornou evidente que a criança estava a crescer muito lentamente, os médicos diagnostiram como causa da deformidade óssea a osteogênese imperfeita, que impede o crescimento ósseo e altura corporal normais. Em Janeiro de 2007, ele foi convidado a participar em um programa de televisão em Tóquio, no Japão e se tornou um ícone da Internet.

Curiosamente, na Mongólia interior de sua casa é também a casa de Bao Xishun, que, com 2,36 metros de altura era reconhecido como o homem mais alto do mundo pelo Guinness, e a sua reunião na TV em Julho de 2007 atraiu atenção da mídia.
Em 2006 Guinness World Records disaclassificou um pedido de um menino nepalês então com catorze anos de idade, Khagendra Thapa Magar, 53 cm, mas reverá o caso quando ele atingir 18 anos de idade. Um homem que jordaniano afirma ser o menor homem do mundo, Younis Edwan, ainda não foi oficialmente medido pelo Guinness.

Desde a sua aparição na televisão em janeiro de 2007, a condição de He como o menor homem do mundo foi verificada pelo Guinness Book of World Records. Sua altura foi medida três vezes ao longo de 10 horas antes que ele recebesse um certificado oficialmente nomeando-o como o menor homem vivo do mundo.

Em Setembro de 2008, Pingping viajou para Nova York para co0laborar no lançamento da edição de 2009 do Guinness Book of World Records.






Curiosidades bem interessantes, será para perguntar, quem será o homem mais alto em Portugal?

Nenhum comentário: