o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quinta-feira, outubro 22

12o.FESTIVAL DA LUSOFONIA - TAIPA-MACAU





Têm amanhã inicio o 12 Festival da Lusofonia que se realizará na Zona do Carmo, na Taipa.
Hoje, depois de almoço passei pelo local e pode ver a azáfama dos trabalhores para que durante o presente dia, todos os pavilhões representativos dos países lusofonos estejam prontos, para que amanhã abra com toda a pompa e circunstância.



Actividades -> Festival da Lusofonia – 12ª edição


Data : 23/10/2009 - 25/10/2009

Horário:23/10 – 19h00 às 24h00、24 e 25/10 – 12h00 às 24h00

Local : Zona do Carmo, Taipa (Casas-Museu da Taipa, Largo do Carmo, Jardim Municipal da Taipa, Rua da Restauração, Feira do Carmo e Campo Desportivo e Recreativo do Carmo)

Telefone : 2833-7676 2833-7676



ACTIVIDADES DO FESTIVAL


1) Abertura Oficial do Festival : às 17h30 do dia 24 de Outubro será realizada uma cerimónia de abertura oficial do Festival da Lusofonia, onde haverá, entre outras actividades, a actuação do grupo de dança de Leões do Grupo Desportivo “Lo Leong”, dança folclórica portuguesa do Grupo de Danças e Cantares de Macau, Dança/Arte Marcial do Grupo Axé Capoeira do Mestre Eddy Murphy e Dança Africana do Grupo “Mavanjú”, simbolizando o encontro das culturas chinesa e lusófona na RAEM.

2) Expositores das Comunidades Lusófonas : durante a festa do fim de semana de 23 a 25/10 estarão representadas as seguintes comunidades lusófonas, residentes na RAEM – Angola, Brasil, Cabo Verde, Goa, Damão e Diu, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, S. Tomé e Princípe e Timor Leste, que vão apresentar nos respectivos stands mostras de artesanato, música, vídeos, fotografias, trajes típicos, cartazes, petiscos e bebidas típicas, entre outros exemplos que promovam e representem a cultura do respectivo país/região.


3) Espectáculos de Música e Dança : a partir das 20h00 do dia 23/10, no Anfiteatro das Casas-Museu da Taipa, actuarão os seguintes artistas locais : Bandas da Escola Portuguesa de Macau, , Teatro “Tru e Tru” pelo Grupo Maranatha, Grupo de Danças e Cantares de Goa, Damão e Díu, Germano Guilherme, Fabrizio Croce, Banda “Js and I” e a Banda Brasileira “Samband”. No dia 24/10, a partir das 19h00, actuarão as crianças do Jardim de Infância D. José da Costa Nunes : Dança Folclórica (5 anos) e Canção de Movimento “Vem que eu vou-te ensinar” (4 anos), Grupo Folclórico Infantil, de Dança e Hip-Hop da Escola Portuguesa de Macau, Grupos de Percussão "Beat-it” e de Sapateado “On Tat”,Teatro “Tru e Tru” pelo Grupo Maranatha, Grupo Axé Capoeira do Mestre Eddy Murphy e o Grupo de Danças e Cantares de Macau. Às 22h00 iniciará o concerto do conjunto musical português “Quinta do Bill”. No último dia do Festival, a partir das 20h00, actuarão os artistas locais : Grupo da Associação de Danças e Cantares Portugueses “Macau no Coração”, Grupo Dança Brasil, Elvis de Macau e a Tuna Macaense. Às 22h00 terá lugar o concerto do conjunto musical de Angola, Mercado Negro.

4) Restaurante e Bares : durante o período da festa os visitantes poderão deliciar-se com os sabores da gastronomia das diferentes comunidades lusófonas no restaurante intitulado “Gastronomia Lusófona”, que funcionará no Jardim Municipal da Taipa, entre as 12h00 e as 15h30 ao almoço e entre as 18h30 e as 22h00 ao jantar, nos dias 24 e 25/10 e à hora do jantar no dia 23/10. Fará parte do menu do restaurante a cachupa de Cabo Verde, a feijoada do Brasil, o sarapatel de Goa, Damão e Díu, o calulú de S. Tomé e Príncipe, a moamba de Angola, o caldo de chabéu da Guiné-Bissau, os grelhados (frango, entrecosto, febras, sardinhas, etc.), bacalhau com natas, arroz de pato, caldo verde, entre outros, de Portugal, etc. Na Av. da Praia será instalado um quiosque/bar para fornecimento de bebidas e petiscos, o qual, funcionará entre o meio-dia e a meia-noite, no sábado e domingo e a partir das 19h00 até à meia-noite de 6ª feira.

5) Espectáculo de Dança Tradicional Lusófona : às 15h00 dos dia 24 e 25/10, grupos locais de dança folclórica portuguesa e dança brasileira actuarão na Feira do Carmo, na Taipa.





6) Rádio Carmo : durante todo o período da festa funcionará uma “estação de rádio”, cujo objectivo é animar, acompanhar e apresentar as actividades desenvolvidas durante a festa, transmitindo música, entrevistando as personalidades, os transeuntes, os grupos musicais, relatando as actividades e apresentando os espectáculos. Esta rádio, tal como nos anos anteriores, será transmitida através de aparelhagem sonora instalada na zona do Carmo, sendo a emissão da responsabilidade de uma equipa de animadores profissionais que farão a locução em chinês, português, e inglês.

7) Jogos Tradicionais Portugueses : com o objectivo de reviver as actividades lúdicas praticadas nas várias regiões de Portugal, será levado a efeito duas sessões de jogos tradicionais portugueses, coordenados pela Casa de Portugal em Macau, entre as 15h00 e as 18h00 das tardes de sábado e domingo (24 e 25/10). Os jogos populares que irão ter lugar são os seguintes: corrida de sacos, corrida de esquis, tracção à corda, jogo do burro, subida ao pau de sebo, corrida de andas, tiro às latas, entre outros. Estas actividades estão abertas à participação do público e vão contar com distribuição de prémios típicos destes jogos: bacalhau, garrafões e garrafas de vinho português, sardinhas enlatadas e chouriço português.

8) Torneio de Matraquilhos : igualmente, coordenado pela Casa de Portugal em Macau, serão realizados dois torneio de matraquilhos (um para jovens até aos 15 anos e outro para os que têm idade superior a 16 anos). As equipas são constituídas por 2 elementos e as inscrições decorrerão entre as 19h00 e as 24h00 do dia 23/10, 6a feira, e as 12h00 e as 16h00 do dia 24/10, sábado. Os jogos das eliminatórias terão início a partir das 17h00 do dia 24/10, logo após sorteio no local. No dia seguinte, às 18h00, terão lugar as finais, seguidas da cerimónia de entrega de medalhas aos vencedores dos 2 escalões e prémios monetários aos vencedores do escalão de +16 anos (1o classificado = $800.00 ; 2o classificado = $600.00 ; 3o classificado = $400.00), no palco da festa. Durante o período da festa estarão à disposição do público mesas de matraquilhos para se divertirem.

9) Simulador do Grande Prémio : entre as 19h00 e as 22h00 do dia 23/10 e as 14h00 e 20h00 dos dias 24 e 25/10, o Serviços de Turismo de Macau colocarão à disposição do público um simulador de um carro de corrida para que os visitantes possam sentir as emoções fortes do Circuito da Guia, onde se irá realizar o 56º Grande Prémio de Macau, de 19 a 22 de Novembro do corrente ano.

10) Divertimentos para Crianças : no período da tarde, entre as 14h00 e as 17h00, dos dias 24 e 25/10, junto à 3ª Casa-Museu da Taipa, estará à disposição das crianças um insuflável gigante para se divertirem.

11) Torneio de Futebol de 7 da Lusofonia, por convites : será realizado nos dias 21 e 22/10, entre as 19h00 e as 23h00 (fase de grupos) e dia 25/10, entre as 15h00 e as 20h00 (meias-finais e finais), no Campo Desportivo e Recreativo do Carmo (junto ao Quartel do Exército de Libertação da R.P.C., na RAEM). Para este torneio, cujo objectivo é o convívio entre as comunidades lusófonas residentes na RAEM, foram convidadas essas comunidades a formarem 8 equipas constituídas por elementos naturais desses países/regiões. Os quatro primeiros classificados do torneio serão premiados com taças e medalhas. A cerimónia de entrega de prémios terá lugar no dia 25/10, domingo, pelas 21h30, no Anfiteatro das Casas-Museu da Taipa (palco da festa).












Falando com alguns amigos meus, encarregados dos pavilhões de seus países, todos eles foram unânimes em afirmarem que o subsídio que o Governo de Macau lhes deu, 15 mil patacas, é pouco paras as despesas com a construão dos respectivos pavilhões, mas como carolas e muitos deles residentes em macau faz já alguns anos, têm gosto no que fazem, e abrem as suas próprias carteiras, para dignificar o seu país.
A todos eles, irmãos amigos, lhes desejo as maiores venturas e sucesso nesta 12a. Edição do Festival da Lusofonia.




Nenhum comentário: