o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quarta-feira, outubro 21

PISCINA NATURAL NA ILHA DO SAL






Ilha do Sal


Coordenadas: 16º 44' N 22º 55' O

Sal
Gentílico: salense

Maior centro urbano Cidade dos Espargos, cerca de 8000 habitantes.

Municípios Sal

Área 216 km²

População 17.631

Grupo Ilhas de Barlavento

Elevação máxima 406 m, Monte Vermelho

Coordenadas 16° 35' N e 16º 51' N

22° 52' W e 23º 00' W



País de Cabo Verde, estando assinalado a vermelho a Ilha do Sal

Sal é uma ilha do grupo do Barlavento de Cabo Verde e concelho do mesmo nome. É uma das menores ilhas habitadas, estendendo-se por 30 km de comprimento e 12 km de largura, no sentido leste-oeste e distante cerca de 50 km em linha reta da Boa Vista, sua mais próxima vizinha. O concelho do Sal é constituído apenas por uma freguesia: Nossa Senhora das Dores.


História


A ilha deve seu nome à descoberta de uma mina de sal mineral na localidade de Pedra de Lume, em 1833. O seu povoamento iniciou-se no século XIX, tendo pertencido ao concelho da Boavista até 1935. A ilha, praticamente deserta, só começou a ter actividade económica expressiva com a exploração das suas salinas, tornando-se exportadora de sal até meados de 1980.

Com o objectivo de constituir um ponto de escala para os voos com destino à América do Sul, em 1939 surgiu na ilha plana, por iniciativa italiana, um aeroporto internacional. O seu desenvolvimento determinou a migração interna, sobretudo de S. Nicolau para a ilha do Sal. O aeroporto internacional Amílcar Cabral é hoje o principal ponto de entrada no país e possibilita a exploração de modernos complexos turísticos, que nos últimos 20 anos se vêm instalando principalmente na vila de Santa Maria.


 
Piscina natural da buracona, na costa ocidental da ilha do sal.
 
Clima e geografia


O Sal tem uma superfície total de 216 km² e uma extensão máxima de cerca de 30 km, com cerca de 14.800 habitantes.


Proximidade ao continente africano, o que as torna vulneráveis ao vento quente e seco do deserto que transporta a areia do Saara e anualmente causa uma espécie de nevoeiro conhecido como bruma seca.

Planura extrema, apesar da sua origem vulcânica - a inexistência de montanhas que condensem a humidade atmosférica faz com que seja uma ilha muito árida onde a vegetação é escassa.

Extensas praias de areia branca, que é transportada pelos ventos a partir do deserto do Saara, o que se revela de grande interesse turístico.

Presença de salinas naturais e artificiais (que, no caso do Sal, deram o nome à ilha).

Presença de piscinas rochosas naturais, destacando-se a designada por buracona, na costa ocidental norte da ilha.

Localidades

A Vila dos Espargos é a capital e sua a cidade com mais habitantes. Santa Maria, ao sul, é o centro turístico e o segundo maior centro populacional da ilha, dispondo de uma boa estrutura hoteleira.


Praia da Santa MariaEspargos (pop: 5.877)

Santa Maria (pop: 1.367)

Murdeira

Palmeira

Pedra de Lume

Reguinho Fiúra

Terra Boa

Feijoal

Fontana




Esta maravilhosa piscina natural, chamada de Buracona, é muito frequentada por turistas, devido não só à sua beleza natural,. bem como para o tratamento de várias doenças.


Nenhum comentário: