o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

segunda-feira, dezembro 28

AEROMOÇAS - HOSPEDEIRAS DO AR



Na aviação comercial, o pessoal navegante comercial (PNC) ou pessoal de cabine (PC) constitui o grupo de profissionais que actua nas cabines de passageiros das aeronaves, assistindo-os, garantindo seu o conforto e zelando pela sua segurança.

Juntamente como o pessoal navegante técnico (pilotos, navegadores e técnicos de voo), o PNC constitui a tripulação de uma aeronave comercial.

Os profissionais do PNC são, genericamente, designados "comissários de bordo", "comissários de voo" ou, simplesmente, "comissários". Quando do sexo feminino, o profissional é, formalmente, designado "comissária" no Brasil e "assistente" em Portugal (ou, na forma popular, respetivamente: "aeromoça" e "hospedeira do ar"). Nos restantes territórios e países de Língua Portuguesa, estes profissionais são, genericamente, designados como em Portugal. Em muitos outros países, os profissionais do PNC são conhecidos como "stewards" ("despenseiros" em Inglês).








Funções
A partir do momento em que o passageiro entra no avião, a sua segurança e conforto são de responsabilidade do comissário de bordo.

O comissário demonstrará os procedimentos de emergência adotados pela empresa, fará o serviço de bordo e cuidará dos passageiros durante toda a viagem. De fato, terá que lidar com a rotina e o inesperado. Além disso, o comissário deverá estar preparado para trabalhar em horários incomuns. Pelas razões acima, conclui-se que a profissão de comissário de bordo requer um conjunto de características pessoais, físicas e psicológicas diferenciadas.






Formação e categorias
A formação do pessoal navegante comercial era, antigamente, feita pelas próprias companhias aéreas. Hoje em dia, a formação pode ser feita em escolas independentes, que oferecem cursos certificados pelas autoridades de aviação civil (por exemplo, INAC em Portugal e ANAC no Brasil).

Os cursos de formação para comissários de bordo, normalmente, incluem matérias como segurança no voo, emergências, sobrevivência, organização, legislação e regulamentação da aviação civil, primeiros-socorros, Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Matemática.

Em Portugal, a carreira de PNC inclui as categorias de comissário de bordo/assistente de bordo, chefe de cabine e supervisor de cabine.

No Brasil, a carreira inclui as categorias de comissário auxiliar, chefe de cabine, comissário internacional, supervisor de cabine e chefe de equipe internacional.




História

A profissão de comissário de bordo ou aeromoça para mulheres, surgiu em 1930 por reivindicação de uma mulher, Ellen Church, pois apaixonada por aviação e não poder pilotar uma aeronave por ser mulher, a enfermeira sugeriu à Boeing Air Transport que colocasse enfermeiras a bordo dos aviões para cuidar da saúde e segurança dos passageiros durante o voo.

As primeiras moças contratadas deveriam ser solteiras, não terem filhos, obedecer a um padrão de peso e altura, porém possuiam salários muito baixos. A idéia fez muito sucesso, pois as mulheres a bordo passavam segurança aos passageiros, já que a mulher era considerada uma figura de fragilidade, e tendo mulheres trabalhando a bordo passava a idéia aos viajantes de que o avião não era tão perigoso quanto pensavam.

Devido a Segunda Guerra Mundial, as enfermeiras foram convocadas para os campos de batalha, as companhias aéreas então começaram a colocar mulheres de nível superior a bordo, contudo sem perder o charme e a elegância, já que essa profissional representaria a empresa. A profissão popularizou-se, e perdeu o símbolo sensual que possuía, foi então que surgiu o "aeromoço", já que as funções do comissário aumentaram devido ao aumento do fluxo de passageiros, o que exigia mais do profissional.
















Numa vasta gama de tipos de aviões já o articulista vôou, nos Boeings desde o 707 ao 747-400, nos Airbus, desde 0 A-319 ao A-340. Mos Macdoneels Dc-8, Dc-9 e DC-10, MD-80, 81, 82, 83 e MD-11, Embraer, Dash=8 entre muitos outros.

As compaanhias aéreas utilizadas foram:

Air Europa

Air France

Air Lanka

Air Macau

Air Asia - Thai Air Asia e Malasia Air Asia

Air Swiss

Alitalia

British Airways

Canadian airlines

Canadian Regional

Canarias Regional

Cathay Pacific

China Airlines

Emirates

Gul Air

Korean Airlines

Lufthansa

Malaysian Airlines

Mandarim Airlines

Nok Air

One Two Go

Orient Thai

PB Air

Qantas

Reno Air

Sabena

SAS

Singapora Airlines

Swiss Air

TAP

THAI AIRWAYS

United Airlines

TWA











































Esta a colecção das miniaturas, dos aviões, nos quais o articulista já viajou, faltando ainda algumas réplicas das aeronaves, que até ao momento ainda não conseguiu adquirir.











Desde o seu primeiro baptismo de vôo, ocorrido no dia 1 de Abril de 1974 até à presente data, o signatário já utilizou 35 companhias aéreas, tendo ficado a conhecer milhares de hospedeiras de bordo.
Sabe quando é difícil e arriscada essa profissião, e como em todas as profissões, existem pessoas simpáticas e pessoas antipáticas o mesmo acontece com as hospedeiras, mas a que mais antipáticas e malcriadas que viu foi nos aviões da Alitalia, Tap e uma vez na Canadian.























Nenhum comentário: