o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quinta-feira, dezembro 3

BANCO DE PORTUGAL EMPRESTA DINHEIRO AO FMI



Lá diz o ditado que santos da casa não fazem milagres e é bem verdade.

Os depositários de contas no Banco BPN ainda estão à espera que lhe devolvam o dinheiro, que, de novo o Banco de Portugal congelou, desta vez sem ter fixado um parzo para a sua devolução.








Três dezenas de clientes do Banco Português de Negócios (BPN) que fizeram depósitos com "capital garantido" ocuparam ontem durante todo o dia as instalações da agência em Castro Daire, exigindo o dinheiro investido e que agora ficaram a saber ter sido transformado em papel comercial da Sociedade Lusa de Negócios (SLN).

'Aquilo que fizeram foi uma vigarice. Disseram que era um depósito com capital garantido e ficámos a saber que não', referiu ao CM Manuel Vicente, empreiteiro de construção civil, que está desempregado e precisa dos 45 mil euros investidos 'para pagar dívidas às Finanças'. Paulo Araújo, de 38 anos, deslocou-se da Maia para participar no protesto, porque também está desempregado e precisa dos 50 mil euros para 'dar de comer a três filhos'. 'Só estamos a exigir aquilo que é nosso mas, por este andar, vamos ter de partir para outro tipo de luta', adiantou.

A Castro Daire deslocaram-se depositantes de vários pontos do País – Guimarães, Torres Vedras, Caldas da Rainha, Porto, Leiria – na tentativa de pressionar a administração do banco. No entanto, apenas conseguiram marcar uma reunião com a administração do BPN para dia 11 na sede, em Lisboa.

Às 17h05, os clientes saíram do interior da agência visivelmente desiludidos. 'Há pessoas que estão a passar muito mal porque não conseguem ter o seu dinheiro de volta', referiu António Oliveira, um empresário de Guimarães que exige 315 mil euros. A GNR foi chamada ao local para prevenir que os ânimos se exaltassem.

RECLAMAM 150 MILHÕES

Estima-se que em todo o País estejam na mesma situação duas mil pessoas, que reclamam 150 milhões de euros. Os clientes exigem o dinheiro que depositaram e ameaçam fazer manifestações noutras regiões e 'endurecer a luta'. 'Hoje estivemos aqui serenos e ordeirosa exigir aquilo que é nosso, mas se não resolverem o problema teremos de partir para outras formasde luta', afirmou Paulo Pereira, das Caldas da Rainha, salientando que os clientes desesperados 'são pequenos depositantes que tiveram uma vida de trabalho e agora ficaram sem nada'.

Fonte - Correio da Manhã






Banco de Portugal empresta dinheiro ao FMI


01-12-2009 23:59:00

O Banco de Portugal vai emprestar até 1,06 mil milhões de euros ao Fundo Monetário Internacional (FMI), no âmbito do esforço dos países da União Europeia para reforçar a capacidade da instituição financeira internacional face à crise económica global.

"Estes acordos contribuem para o aumento dos recursos do Fundo que foi pedido em Abril de 2009 pelos líderes do G20 e pelo Comité Monetário e Financeiro Internacional para disponibilizar aos seus membros apoio de balança de pagamentos atempado e eficaz durante a actual crise", afirma o FMI em comunicado hoje divulgado.


O acordo entre o banco central e o FMI foi assinado a 30 de Novembro.


"A assinatura do acordo com o Banco de Portugal significa que o Fundo pode agora adicionar estes recursos aos já disponíveis através de acordos de empréstimo assinados com outros membros", adianta a mesma nota.


Em Março de 2009, refere o documento, a União Europeia comprometeu-se a aplicar 75 mil milhões de euros para reforçar a capacidade de crédito do FMI.


O acordo dá ao Fundo a capacidade de fazer saques durante dois anos, a partir do primeiro saque, com um aviso prévio de cinco dias ao Banco de Portugal, e poderá ser prolongado por períodos de um ano, até um máximo de quatro anos.


Ficou ainda definido um limite de saque de 250 milhões de euros por semana e 500 milhões de euros por mês.


O Fundo fica ainda obrigado a apresentar trimestralmente "as previsões mais exactas possíveis", revistas periodicamente, de quanto espera retirar no trimestre seguinte ao abrigo do acordo.


Fonte – Observatório do Algarve





Quem haveria de pensar que o MFI iria ter que pedir a um pobre para o ajudar a acertar as contas!...







Pelos visto dinheiro não falta, só não sei porque a população portuguesa anda empenhada, se o Banco de Portugal, para aliviar o peso das massas de seus cofres fortes, até empresta de mão dada!...



(foto extraída do blog granelandia com a devida vénia)

Lá se vai o TGV, o novo Aeroporto e muito mais, e os contribuintes esses que apertem o cinto, só em Portugal!,,, ainda dizem que a política não dá, dá!... e empresta, só não pagam a quem devem e vão congelando as contas bancárias daqueles que nos políticos confiaram!...
Se presta ou não eles é que saberão!... Os Euros esses para o FMI voarão....





Nenhum comentário: