o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quinta-feira, dezembro 3

DIA INTERNACIONAL DO DEFICIENTE FÍSICO




Dia internacional das pessoas com deficiência

O dia internacional das pessoas com deficiência (3 de dezembro) é uma data comemorativa internacional promovida pelas Nações Unidas desde 1998, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas. Procura também aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em cada aspecto da vida política, social, econômica e cultural. A cada ano o tema deste dia é baseado no objetivo do exercício pleno dos direitos humanos e da participação na sociedade, estabelecido pelo Programa Mundial de Ação a respeito das pessoas com deficiência, adotado pela Assembléia Geral da ONU em 1982.








3 de Dezembro:
Assinala-se o “Dia Internacional das Pessoas com Deficiência”

Assinala-se hoje, o “Dia Internacional das Pessoas com Deficiência”. Nesta data a Associação Portuguesa de Deficientes (APD) recorda os objectivos de desenvolvimento do milénio na capacitação das pessoas com deficiência e das suas comunidades.

O “Dia Internacional das Pessoas com Deficiência” assinala-se hoje. Neste dia, a Associação Portuguesa de Deficientes (APD) recorda, em comunicado, os objectivos de desenvolvimento do milénio na capacitação das pessoas com deficiência, assinados em 2000, por 189 chefes de Estado e de Governo, durante a Assembleia-geral das Nações Unidas, e que estas metas continuam por cumprir. No documento é referido também que os estados não estão a cumprir as metas estabelecidas e que as pessoas com deficiência sentem que as suas preocupações não estão a ser devidamente consideradas.

“O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência” foi instituído pelas Nações Unidas em 1998, com o objectivo de promover uma maior compreensão dos assuntos relacionados com as pessoas portadoras de deficiência, assim como, para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas em geral. Procura-se também aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em cada aspecto da vida política, social, económica e cultural. A cada ano que passa o tema deste dia é baseado no objectivo do exercício pleno dos direitos humanos e da participação na sociedade, estabelecido pelo Programa Mundial de Acção das Pessoas com Deficiência, adoptado pela Assembleia-geral das Nações Unidas, em 1982.

Ana Elias de Freitas





Existem no mundo milhões de pessoas com deficiencia física, muitas delas tem que usar cadeiras de rodas para se poderem deslocar, porém, muitos dos países pouco fazem para o bem dessas pessoas eliminando as barreiras arquitectónicas que elas se possas deslocar com mais facilidade.

Tendo o articulista viajado por muitos países do mundo, tem verificado essas barreiras, felizmente que alguns países, tais como o Canadá, Estados Unidos da América e outros, os governos se preocupam com as pessoas deficientes, para tal os transportes publicos estão equipados com rampas e os deficientes têm prioridade de entrarem nos autocarros.

Passeios sem barreiras, acessibilidades facilitadas, parques de estacionamento mais perto das entradas dos supermercados e casas de espectçulo foram algumas das facilidades encontradas.

Para além disso existem imensas organizações estatais e particulares que dão o total apoio a essas pessoas, visto bem necessitarem desse apoio, tanto fisíco, psicologico, material e com insentos fiscais. Assim o deveria haver em todos os países do mundo.

Em Macau o Governo muito têm feito para proporcionar a essas pessoas uam vida mais facilitada, porém existem ainda imensos obstáculos que devem serem eliminados, a falta de transportes públicos adequados a essas pessoas é uma dessas falhas. A Cruz Vermelha dispões de viaturas para os deficientes, já é uma boa ajuda, mas o Governo devia tomar a iniciativa de criar transportes públicos, gratuitos de preferência para o uso dos deficiêntes fisícos, aqui fica pois o apelo aos governantes e às pessoas de boa vontade.






A todos os deficiente do mundo um abraço de solidariedade.

Nenhum comentário: