o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

terça-feira, janeiro 19

TURISMO NO ALENTEJO

Portel na BTL, uma aposta ganha
Terça, 19 Janeiro 2010 10:11

Portel promoveu nestes últimos dias os principais produtos turísticos do seu concelho, produtos capazes de imprimir de forma clara, a sua marca distintiva na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2010.

Com uma aposta forte na dinamização e primazia de um turismo de qualidade, Portel expôs tudo o que de melhor tem para lhe oferecer. O Grande Lago de Alqueva, a riquíssima gastronomia, este ano assente na promoção do 4º Congresso das Açordas a realizar no primeiro fim-de-semana de Março, os produtos do Montado ou as belíssimas e tranquilas paisagens naturais do Alentejo, são temas que mostram tudo o que Portel tem de para lhe proporcionar em oferta turística. Contando com um de espaço promocional bastante elegante, Portel assinalou na Feira Internacional de Lisboa a sua identidade, dando a conhecer os seus mais distintos valores culturais e patrimoniais.
A oportunidade de degustar alguns produtos do Montado bem apetecíveis, ao som das mais belas melodias dos cantes de Portel foram motivos mais que suficientes, para uma visita à BTL, proporcionando ao visitante, uma forma diferente de viagem aos principais pontos de interesse de Portel e do seu Concelho.

O cunho cultural foi acompanhamento de luxo durante este fim-de-semana. No sábado passado, a animação do espaço portelense esteve a cargo da prestigiada banda rock/pop NGB. Ainda nesse mesmo dia, os visitantes da BTL puderam assistir ao vivo a mais uma magnífica actuação do tão conhecido Grupo Coral de Cantares Regionais de Portel. No Domingo e em jeito de encerramento, o grupo de cante tradicional alentejano, Os Almocreves fecharam com distinção o espaço de promoção turística reservado ao Município de Portel.



A Região do Alentejo é uma região (NUTS II) portuguesa, que compreende integralmente os distritos de Portalegre, Évora e Beja, e as metades sul do distrito de Setúbal. Limita a norte com a Região Centro a noroeste com a Região de Lisboa, a leste com a Espanha, a sul com o Algarve e a oeste com o Oceano Atlântico. Área: 31 551,2 km² (33% do Continente).
População (2007): 760 933 (7,5% do Continente).
As estimativas de (2009), quanto à população do Alentejo é de cerca de 820.000 habitantes.
Compreende 5 sub-regiões estatísticas (NUTS III).

Alentejo Central
Alentejo Litoral
Alto Alentejo
Baixo Alentejo
Lezíria do Tejo
O Alentejo compreende 59 concelhos e 376 freguesias.

As maiores cidades do Alentejo são: Évora, Beja, Elvas, Portalegre, Sines, Vila Nova de Santo André e Montemor-o-Novo.

Note-se que esta divisão não coincide com a antiga região tradicional do Alentejo (que não constituía uma província por si, embora muitos se referissem ao Alentejo como a reunião das duas províncias do Alto e Baixo Alentejo), a qual era ligeiramente menor que a actual: incluía apenas os distritos de Évora e Beja (na sua totalidade), praticamente todo o distrito de Portalegre (excepto o concelho de Ponte de Sor, que fazia parte do Ribatejo), e a metade sul do de Setúbal (os concelhos desse distrito que fazem parte da actual região do Alentejo Litoral, a saber: Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém e Sines).

A vila de Portel é uma vila bastante interessante e cheia de história.

O Alentejo, província onde o articulista nasceu, é uma das maiores províncias portuguesas, tem um potêncial turistico imenso, Évora cidade Natal do articulista é considerada a Cidade Museu.

É bom que se promova o turismo no Alentejo, pois este tem muito para oferecer a todos os que o visitam.



A Barragem de Alqueva é a maior barragem portuguesa, situada no rio Guadiana, no Alentejo interior, perto da aldeia de Alqueva.

Possui uma altura de 96 m acima da fundação e um comprimento de coroamento de 458 m. A capacidade instalada de produção de energia eléctrica é de 240 MW. A albufeira atinge, à cota máxima, os 250 km², sendo o maior lago artificial da Europa.

Foi construída com o objectivo de regadio para toda a zona do Alentejo e produção de energia eléctrica, para além de outras actividades complementares. Diversas infra-estruturas do sistema global encontram-se já construídas (barragem de Pedrógão, infraestrutura 12, Aldeia da Luz) e muitas outras em fase avançada de projecto.

Características da albufeira

Capacidade total 4.150.000.000
Capacidade útil 3.150.000.000
Pleno armazenamento 152 m


2 comentários:

Anônimo disse...

Além de te admirar como irmão, te admiro imenso como pessoa e como alentejano que és por não perderes a ligação às tuas raizes, 45 anos são volvidos depois da tua partida da tua terra natal e mesmo ,assim estás sempre atento a tudo o que se passa na tua terra,isso é de louvar, assim como manteres o teu portugues bem vivo como se nunca tivesses saído do teu pais e dares continuedade dela aos teus filhos e netinhas, isso é muito bonito e mostra o amor que tens no teu país.
Um beijão do tamanho do mundo que bem mereces.
Linita

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Querida Irmanita,
O meu muito obrigado pelas tuas gentins palavras.
Quando se nasce Alentejano, por mais que conheça-mos o mundo, essa bendita terra sempre presente está no coração.

A língua materna essa jamais se esquece, as minhas raízes continuam vivas, embora longe sempre perto estou de quem adoro, e tu és uma irmanita muito espeical que muito adoro e respeito.
O tempo passa, é certo, mas o mais essêncial, é nós nos manter.mos sempre a par de tudo o que nos rodeia e de quem amamos.
Um beijão com muito Amor e Carinho.