o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

sexta-feira, fevereiro 12

ANO NOVO CHINÊS 2010 - ANO DO TIGRE


Ano Novo Chinês 农历 新年 Festival da Primavera 春节

Também chamado de Ano Novo Lunar e Festival da Primavera. observado pelas comunidades chinesas em todo o mundo e é a maior festividade e mais importante no calendário lunar..
Tem sempre início no primeiro dia do calendário lunar chinês, este ano calha no 14 de Fevereiro, e terá como signo o Tigre, no próximo ano, 2011, será celebrado no dia 3 de Fevereiro.

A passagem do ano novo chinês é a maior delebração realizada na China e em muitos países asiáticos e nos que possuam grandes comunidades chinesas. Estas celebrações têm um cariz muito familiar, onde as famílias se reunem e tomas as suas refeições, visitas aos amigos e familiares, seguidas de danças do leão, dragão, queima de fogos de artifício e sendo tradição a troca de envelopes vermelhos, Lais Sismuitos deles ricamente decorados,com algum dinheiro,o mais giro de tudo e segundo os costumes locais, se um casal tiver três filhos receberá três lai sis, e se o casal que os ofertou só tiver um filho receberá apenas, isto um pequeno exemplo, visto que, se for uma casal com muitos filhos, o que não acontece na República popular da China, em que cada casal só pode ter um filho, mas em macau, Hong-Kong onde noutros locais onde as famílias são mais numerosas assim se pratica.
O festival começa tradicionalmente no primeiro dia do primeiro mês (em chinês: 正月, pinyin: Zheng Yue) no calendário chinês, e termina no dia 15, este dia é chamado de Festival das Lanternas. As véspera de Ano Novo chinês são conhecidas como chú xi. A origem do Ano Novo chinês têm séculos de existencia e está repleto de mitos e tradições.



Esta importante quadra, como já referi, é festejada não somente na República Popular da China, mas em todos os locais onde a influência chinesa predomine bem como as culturas com as quais os chineses têm vasta interacção. Estes incluem coreanos (Seollal), os tibetanos e do Butão (Losar), mongóis (Tsagaan Sar), vietnamita (TET), e anteriormente o japonês antes de 1873 (Oshogatsu). Fora da China Continental, Hong Kong e Macau também é comemorado em países com significativas populações chinês Han, como Singapura,IndonésiaLaos, Malásia, Filipinas e Tailândia. Em países como Austrália, Canadá e Estados Unidos.
Dentro da China, costumes e tradições regionais, relativa à celebração do ano novo chinês variam amplamente. As pessoas gastam imensas somas em dinheiro para comprar presentes, decoração, material, alimentação e vestuário. É também tradição que as famílias limpem as suas casas, crendo-se que deste modo afastam a má sorte e trazem a fotuna e prosperidades. As janelas e portas são decoradas com papel de cor vermelho e com dísticos com temas populares de "felicidade", "riqueza" e "longevidade". Na véspera do Ano Novo Chinês, a família reune-se e tomam a sua refeição. Os alimentos incluem itens como carme de porco, pato, frango e doces. A família termina a noite queimando fogos de artifício.
De manhã cedinho, as crianças vão cumprimentar os seus pais, desejando-lhes um saudável e feliz ano novo, recebendo destes, algum dinheiro metido em envelopes de papel vermelho, lai si. A tradição do Ano Novo Chinês é uma óptima maneira de conciliar a esquecer todos os ressentimentos, e sinceramente, desejar paz e felicidade para todos. Embora o calendário chinês, tradicionalmente não utiliza continuamente anos contados, fora da China são muitas vezes os seus anos contados a partir do reinado de Huangdi. Mas pelo menos três anos diferentes, numerados de 1 agora são usados por vários estudiosos, fazendo com que o ano de 2010 "Ano da China" seja o 4708.

No calendário gregoriano, o Ano Novo Chinês cai em datas diferentes em cada ano, uma data que varia entre 21 de Janeiro e 20 de Fevereiro. No calendário chinês, o solstício de inverno ocorre no 11 º mês, o que significa que o Ano Novo Chinês cai geralmente na segunda lua nova depois do solstício de inverno. Na tradicão chinesa, lichun é um termo solar que marca o início da primavera. que ocorre cerca de 4 de Fevereiro.
Os anos chineses são competados por ciclos de 12 anos, representandos no seu zodiaco por doze animais. Juntamente com o ciclo de 12 anos existe um ciclo de 10 anos de troncos celestes. Cada um dos dez troncos celestes está associada a um dos cinco elementos da astrologia chinesa, a saber: Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água. Os elementos são rodados a cada dois anos, enquanto uma associação yin e yang alterna a cada ano. Os elementos são, portanto, distinguir: Yang Madeira, Madeira Yin, Yang Fogo, Yin Fogo, etc... Estes produzem um ciclo combinado que se repete a cada 60 anos. Por exemplo, o ano do Fogo Yang Rat ocorreu em 1936 e em 1996, 60 anos depois.

Os chineses atribuem ao ano de 2010 o ano de 4707, mas isto não é universalmente aceite, o calendário chinês é tradicionalmente cíclico, e não numerado de forma contínua.



MACAU APRESENTA-SE, COMO SEMPRE, RICAMENTE ENFEITADA
Segundo o que se encontra registado em contos e lendas, o início do Ano Novo chinês começou com a luta contra um monstro mítico denominado Nien (em chinês:年, pinyin: nián). Nien viria no primeiro dia do Ano Novo para devorar o gado, colheitas, e até mesmo moradores, especialmente crianças. Para se protegerem, os moradores iriam colocar comida na frente de suas portas no início de cada ano. Acreditava-se que após a Nien ter ingerido a comida que foi preparada,ele não iria atacar ou molestar mais pessoas. Uma vez, as pessoas viram que o Nien ao ver uma crinaça vestida de vermelho, dela se afastou com medo. Os aldeões então entenderam que o Nien tinha medo da cor vermelha. Assim, pelo ano novo e todo o tipo de festejos, os moradores penduram lanternas vermelhas e colam papeis vermelhos nas janelas e portas. As pessoas também queimam fogos de artifício para afugentar o Nien. Desde então, nunca Nien voltou a aterrorizar niguém. Dizem que O Nien foi capturado por Hong lao zu, um antigo monge taoísta.


PRAÇA DO LEAL SENADO, EM MACAU, RICAMENTE DECORADA



AQUI ESTAS DUAS JOVEM ABRINDO OS LAIS SIS

O primeiro dia do ano novo é para o acolhimento das deidades do céu e da terra. Muitas pessoas, especialmente budistas, absteem-se de comer carne no primeiro dia porque se acredita, ao não se comer carne a sua longevidade aumentará. Alguns consideram que fazer fogueiras ou facas no Dia de Ano Novo, trás azar, por isso, os alimentos são preparados no dia anterior. Para os budistas, o primeiro dia é também o aniversário de Maitreya Bodhisattva (mais conhecido como o mais familiar Budai Luohan), o Buddha. As pessoas também se abstem de matar animais.



UM ENVELOPE VERMELHO - LAI SI






A flor de pessegueiro é a flor da sorte, e durante esta quadra festiva tem imensa procura por parte dos comerciantes, a compram em pequenas árvores, e segundo eles a sorte lhes baterá à porta se as flores desbrucharem nesses dias de ano novo.






O crisantemano é uma das flores mais utilizadas pelos chineses, tanto nos momentos de alegria como nos da tristeza, neste caso usam-se a de cor branca, também é servida como condimento na sopa de cobra, ela representa a Longevitivade.









As tangerinas, ou Kát em chinês, tal como os Narcisos, representam Prosperidade.
Quase todas as casas chinesas tem um vaso contendo as tangerinas, e muitos deles são enfeitados com Lai sis para chamarem a sorte.





O girasol é uma planta auspiciosa que representa ter sempre um bom ano.




A Chom Mon Plant, representa a tranquilidade.






Os narcisos são o símbolo da Prosperidade.






As beringelas tem a propriedade de curar todas as doenças







O bambum pra os chineses, representa uma planta que é, e pode ser utilizada todos os dias do ano.







Gastronomia
Os bolos confecionados com Lin Gao, raíz da flor de lotus, é um dos doces por exelência nesta quadra. O jantar de véspera de Ano Novo é muito suntuoso e tradicionalmente inclui frango e peixe. Em algumas áreas, os peixes 鱼, são incluídos no jantar, mas não completamente comidos (eo restante é armazenado durante a noite), com a frase chinesa "pode haver excedentes a cada ano 年年 有余, o que tem o significado de haver sempre comida durante todo o ano.



UMA MESA JANTAR DURANTE O ANO NOVO CHINÊS

Prazer do Buda 罗汉 斋, é um prato de comida vegetariana servido pelas famílias chinesas na véspera do primeiro dia do Ano Novo. Leva um tipo de algas negras chamadas de Fá Choi (fá choi sua pronuncia soa como a palavra sorte, prosperidade). Hakkas geralmente servem kiu nyuk 扣肉, pinyin e ngiong fu. Peixes normalmente que são comido ou apenas exibidos na véspera do Ano Novo Chinês. A pronúncia de peixe (鱼) faz com que seja um homófono de "excedentes" (余). Acredita-se que lembram os antigos lingotes de ouro 金 元宝, os bolinhos jiao zi muito apreciados no norte da China. Laranjas é o fruto mais popular e mais abundante durante o Ano Novo Chinês tangerina dourada / laranja ou kam. Além disso, o nome gik (橘 ju) em dialecto Teochew é um homófono de "sorte" ou "fortuna" (吉 JI). Sementes de melancia / Kwatji 瓜子, e outras variações como as dos girassois e abóboras são muito apreciadas nesta quadra. A raíz de lotus. Nian gao, 年糕) é o vegetal mais popular em toda a China, porque sua pronúncia é uma referência a "um ano mais próspero (年高 lit.)". Gao Nian é também muito popular nas Filipinas por causa de sua grande população chinesa e é conhecida como tikoy lá. Conhecido como pudim de Ano Novo chinês, Gao nian é feita de farinha de arroz glutinoso, amido de trigo, sal, água e açúcar. A cor do açúcar utilizado determina a cor do pudim (branco ou marrom). Taro bolos feitos a partir do taro vegetal, os bolos são cortadas em quadrados e, muitas vezes fritos. Nabo bolos um prato feito de nabo ralado e farinha de arroz, normalmente frito e cortado em pequenos quadrados. Yusheng ou Yee 鱼 生, pinyin: Yu Sheng) salada de peixe cru. Comer salada representa trazer boa sorte. Este prato é normalmente consumido no sétimo dia do Ano Novo.
Além desta iguarias cujos nomes são igualmente auspiciosos, não pode faltar a galinha, o leitão e outras iguarias chinesas, depende também de região para região.



OS DOCES CONFECIONADOS COM LIN NGAO





Em quase todas as casas chinesas se podem ver estes pratinhos, bem recheados de doçarias, rebuçados, chocolates e frutos secos.



Queimando pivetes e incenso junto das campas.

Segundo dia
Os familaires se deslocam aos cemitérios onde, junto das campas de seus antepassados queimam incenso, fazem as suas ofertas de comidas e rezam por suas almas. Este dia, e segundo a tradição, as filhas já casadas, tem por obrigação de visitar seus pais biliológicos, visto que sendo casadas tem a vida delas e nem sempre se encontram com seus familaires.
Segundo as lendas e tradições os chineses acreditam que o segundo dia do ano novo lunar é o dia em que se deve alimentar melhor os câes, pois acreditam que este dia é o dia do aniversário de todos os cães. Muitos chineses de origem cantonense prestam homenagem e vão orar Hoi Nin, solicitando-lhe sorte e prosperidades em seus negócios, durante o novo ano.
Terceiro e quarto dia
O terceiro e quarto dia do Ano Novo chinês são dias não auspiciosos para se visitarem parentes ou amigos segundo algumas doutrinas de pensamento.. devido aos seguintes escolas de pensamento.
1) É conhecida como "chi kǒu" (赤 口), o que significa que é fácil entrar em argumentos. Sugere-se que a causa pode ser a comida frita e visitantes durante os primeiros dois dias da celebração do Ano Novo.
2) As famílias a que tenha falecido um parente seu, nos últimos 3 anos, não fazem visitas a ninguém em respeito aos mortos, mas podem receber visitas em suas casas.
O terceiro dia do Ano Novo é atribuída à sepultura, visitando vez.
Quinto dia
No norte da China, as pessoas comem jiǎo zi, 饺子), ou bolinhos, na manhã de Po Wu (破 五). Este também é o aniversário do deus chinês da riqueza. Na Formosa, as empresas, tradicionalmente, reabrem neste dia, mas antes de abrir as suas portas ao público, queimam enormes quantidades de panchões, fogos de artifício. Também é comum no continente, no quinto dia os moradores queimarem fogos de artifício afim de chamarem à atenção de Guan Yu, solicitando-lhes sorte para todo o ano.
Sétimo dia
O sétimo dia, tradicionalmente conhecido como renri 人日, aniversário de todos os homens. É o dia em que tradicionalemnte se come salada de peixe cru, yusheng. Este é um costume, principalmente entre os chineses residentes no Sudeste Asiático, como a Malásia e Singapura. Para muitos budistas chineses, este é mais um ou dia para evitar a carne, no sétimo dia comemora-se o nascimento de Sakra Devanam Indra.



OS FOGOS MAIS UTILIZADOS DURANTE A QUADRA DE ANO NOVO SÃO OS PANCHÕES

Nono dia
O nono dia ~e tradicionalmente o aniversário do Imperdaor de Jade do Céu (天宫) e a maioria dos chineses vão orar no panteão taoísta. Este dia é especialmente importante para Hokkiens, uma das etnias chinesas. Por volta da meia noite do oitavo dia do ano novo, os Hokkiens vão orar dando graças ao Imperador dos Céus e ofertando-lhe canas de açucar, e porque cana de açucar? porque as canas de açucar os havia protegido de extremínio em gerações anteriores. Mas, para além da cana de açucar, queimam incenso e oferecem chá, frutas e comida vegetariana ou porco assado e folhinhas de papel em ouro que são entregues como se fosse acto protocolar habitual em respeito à pessoa honrada.
Décimo dia
É mais um dia em que o aniversário do Imperador de Jade é comemorado.
Décimo terceiro
No décimo terceiro dia as pessoas comem somente comidas vegetarianas afim de limparem os seu estômagos devido ao consumo de muita comida durante as últimas duas semanas.
Este dia é dedicado ao General Guan Yu, também conhecido como o deus de guerra chinês. Guan Yu nasceu na dinastia Han e é considerado o maior general da história chinesa. Ele representa a lealdade, força, verdade e justiça. Segundo a história, ele foi enganado pelo inimigo e foi decapitado. Quase todas as organizações e homens de negócios da China vão rezar junto à sua lápide neste dia.
Guan Yu ganhou mais de cem batalhas e esse é um dos objectivo premodiais das empresas e dos homens de negócios na China querem verem realizadas. De certa forma, as pessoas olham para ele como o Deus da riqueza ou o Deus do Sucesso.
Décimo quinto dia
O décimo quinto dia do ano novo é comemorado como Yuan Xiao Jie (元宵节), também conhecido como Goh Chap Mei no dialecto de Fujian. Tangyuan bolinhos de arroz 汤圆, pinyin: tangyuan), uma bola de arroz doce glutinoso e tomado em sopa, é comido este dia.
São acendidas velas junto às casas, como uma forma simbólica de guiar os espíritos retrógrados. Este dia é igualmente festejado como o Festival das Lanternas, principalmente a criançada se diverte imenso nas saus brincadeiras empunhando suas alternas.
Este dia marca o fim muitas das festividades do Ano Novo Chinês






TIGRE - Nome Chinês : Hú - as pessoas nascidas nestes anos e datas abaixo indicadas pertencem ao Tigre.

17/02/1950 a 05/02/1951
05/02/1962 a 24/01/1963
23/01/1974 a 10/02/1975
09/02/1986 a 28/01/1987
28/01/1998 a 15/02/1999
14/02/2010 a 02/02/2011
O Tigre ( 寅 ) é um dos animais do ciclo de 12 anos que aparece no Zodíaco da Astrologia chinesa e no Calendário chinês.
Atributos

Fortes, nobres, agressivos, independentes e corajosos. Também tendem a ser egoístas e de pavio curto. As características do tigre são consideradas não-femininas. Negócios agressivos lhes trarão melhores resultados. É de se esperar que tigres sejam bem sucedidos em vendas, administração de pessoal e carreiras uniformizadas.
Tipos de Tigre

Metal: enérgicos, têm dificuldades em expressar a própria opinião, ambiciosos e maus diplomatas. Relaxar e aproveitar a vida lhes trarão mais divertimento.
Madeira: gentis, amistosos, obterão mais amigos chegados se relaxarem um pouco. Devem expressar seu talento quando a oportunidade surgir.

Água: esforçados, responsáveis, ambiciosos, auto-confiantes. Expressar o próprio talento os conduzirá ao sucesso.

Fogo: extrovertidos, enérgicos, observadores; diminuir o ritmo e relaxar os levarão a progressos subsequentes.
Terra: auto-condescendentes, não-ambiciosos, encara as coisas muito literalmente. Um pouco de agressividade os conduzirá ao sucesso.


KUNG HEI FA CHOI



































2 comentários:

Luis Ferreira disse...

No teu espaço, neste belo mundo, navego e aprendo sempre um pouco mais.

Obrigado pela partilha e pela informação deste novo ANO do Tigre que começa.

Como sempre, saio mais rico da leitura dos teus textos

Um abraço amigo
Luis

Anônimo disse...

Meu caro Toi Cambeta,
Perfeita narração ao Ano do Tigre!
Nem tão-pouco me atrevo a dar-lhe referência com um trabalho dessa natureza.
Abraço
Jmartins