o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

sábado, fevereiro 20

LOTARIA

Como se pode muito ver, o preço oficial de cada cautela é de 40 baths, porém são vendidos a 80, 90 e até a 100 baths cada, tudo depende, segundo os vendedores, dos números serem mais ou menos auspiciosos, grandes negócios estes.


Os futurista esses palpitam números e as pessoas acreditam, por isso tantos vendedores de lotaria, pois o ganho é razoável, porém só compra quem quer, ou acredite nesses oportunista, visto que se sabe os números deveriam estar ricos, saindo-lhes sempre a sorte grande!...









HISTORIAL



Os primeiros documentos encontrados sobre a lotaria, provém da China, na dinastia Han entre 205 e 187 aC. Estas lotarias, acredita-se que serviam para ajudar financeiramente projectos governamentais importantes, tais como a Grande Muralha da China. No livro chinês "The Book of Songs" (segundo milênio aC) surge uma referência a um jogo de azar como "o desenho da madeira", que aparece em um contexto para descrever o sorteio.




Desde a era celta, as palavras Cornish "pren Teulet" traduz "para lançar a madeira" e significa "sorteio". A Ilíada de Homero refere-se aos lotes de serem colocados em capacete de Agamenon para determinar quem lutaria Hector.




Os primeiros sorteios de lotarias conhecidos na Europa foram realizados durante o Império Romano, sendo uma das diversões durante os jantares. Cada convidado recebia um bilhete, e os prêmios, consistiam em elementos de fantasia como a louça. Cada portador de um bilhete tinha, logo à partida, a garantia de ganhar alguma coisa. Este tipo de lotaria, no entanto, não era mais do que a distribuição de brindes por nobres ricos durante o folguedo Saturnalian.




Os primeiros registros de uma lotaria em termos modernos foi organizada pelo imperador romano César Augusto. Desse dinheiro proveniente da lotaria, servia para reparações na cidade de Roma.


O sorteio público mais antigo que à registro, realizou-se na cidade holandesa de Sluis em 1434. As lotarias onde se passaram a vender bilhetes e oferecendo prémios em dinheiro tiveram lugar na Holanda no período de primeiro de 1443-1449.




Várias cidades holandesas realizavam as suas lotarias com o fim de angariarem fundos para as fortificações de suas cidades, e para ajudar os pobres. Existem registros da cidade de Gand, Utrecht, e Bruges que fazem reverência a essas lotarias. Um registro datado de 9 de Maio de 1445 no L'Ecluse refere-se a angariar fundos para construir muros e fortificações da cidade, com um sorteio de 4304 bilhetes e com um prémio total de 1.737 florins.




No século 17 era bastante comum na Holanda organizar lotarias para recolher dinheiro para os pobres. Os bilhetes custavam cerca de quatro florins, e os prémios atribuídos eram pinturas (50 a 100 por sorteio), de alguns de pintores famosos, como Jan van Goyen. Na Holanda, a lotaria foi usada para arrecadar fundos em prol dos pobres, para construir diques e as defesas da cidade, e para pagar resgaste aos países arábes para libertarem marinheiros holandeses.




A palavra lotaria no vocabulário inglês deriva da palavra Loterij holandês, que é derivado do lote s. holandês que significa destino. O estado holandês é proprietário da STAATSLOTERIJ que é a lotaria mais antiga em execução.



BILHETE DA LOTARIA TAILANDESA, REFERENTE A 16 DE FEVEREIRO DE 2552.



Lotaria é uma modalidade popular de jogo de azar que consiste no sorteio aleatório de algo pré-estabelecido, normalmente um número, em troca de um prêmio. É comum que se encontre diversos tipos de regulamentação nas loterias pelos governos; alguns proíbem a prática, enquanto outros o apóiam a ponto de organizar uma loteria nacional.

No início do século XX boa parte dos jogos de azar, incluindo loterias, eram ilegais na maioria dos países, incluindo a maior parte da Europa e nos Estados Unidos; isto permaneceu até depois da Segunda Guerra Mundial. Somente na década de 1960 casinos e loterias passaram a aparecer ao redor do mundo, como maneira dos governos aumentarem suas fontes de receita.

As loterias quase sempre são gerenciadas pelo próprio governo do país ou pelo de suas subdivisões locais. Podem ser descritos como um imposto regressivo, na medida em que aqueles que têm mais probabilidade de comprar os bilhetes de loteria serão, tipicamente, os membros menos afluentes da sociedade. As chances enormemente pequenas de se vencer os maiores prêmios também levaram à criação de epítetos para descrever a loteria, como "imposto sobre a estupidez", "imposto matemático" ou "imposto voluntário" - sugerindo que as loterias, como forma viciante de jogo de azar, constitui um mecanismo governamental que visa arrecadar fundos, e que atrai apenas os consumidores que não conseguem perceber que o jogo é um péssimo negócio. De facto, a intenção das empresas que operam o setor de garantir algum lucro torna necessário que o bilhete médio tenha um valor substancialmente menor ao de seu preço, no acto da compra.

As loterias podem existir em diversos formatos. Os prêmios podem vir numa quantia fixa de dinheiro ou na forma de mercadorias; alguns organizadores, para não correrem o risco de vender um número insuficiente de bilhetes, podem oferecer o prêmio na forma de uma porcentagem do dinheiro arrecadado. O prêmio é exclusivo quando cada bilhete possui apenas um número; diversas loterias actuais permitem que os consumidores escolham diversos números num mesmo bilhete de loteria, o que resulta na possibilidade de mais de um vencedor.




สำนักงานสลากกินแบ่งรัฐบาล
Thailand Government Lottery


Os resulados do último sorteio realizado dia 16 do corrente mês, cujo priemiro prémio saio ao número 133707. O felizardo que tiver o bilhete com o número sorteado recebe a quantia de 2 milhões de baths, mas cada bilhete é constuído por cerca, não tenho bem a certeza, mas penso ser de 60 cautelas.



UM GRUPO DE SEIS VENDEDORAS DE LOTARIA, JUNTO AO CENTRO COMERCIAL CENTRAL, NA AVENIDA RAMINDRA.




História da Loteria na Tailândia


O jogo da lotaria começou na Tailândia, no reinado do rei Rama V. Ele foi o primeiro a realizar um sorteio internacional organizado em comemoração do seu aniversário. Novamente em 1917, um sorteio foi organizado para financiar a entrada da Tailândia na I Guerra Mundial ao lado dos aliados. Em seguida,a lotaria foi usada para financiar a Cruz Vermelha Tailandesa em 1932, afim cobrir as despesas com as obras efectuadas.


A primeira lotaria com fins de angariar taxas suplementares ao governo tiveram lugar no ano de 1934, devido à quebra de receitas do estado, visto ter sido abolida a taxa de imposto sobre os cidadãos tailandeses que não desejassem cumprir o serviço militar obrigatório,esta prática foi exercida pelo Departamento de Receitas. No mesmo ano, o funcionamento de lotaria também foi introduzida nas províncias para financiar os municípios.




No ano de 1939, o controle da operação das lotaria do governo foi transferido para o Ministério das Finanças com a nomeação do conselho de loteria primeiro, pelo Ministério das Finanças, em 5 de Abril de 1939, que agora é considerada como a data de fundação da Lotaria.

Responsabilidade actual



Actualmente, o sorteio da lotaria realiza-se semanalmente, sendo emitidos 14 milhões de bilhetes para cada sorteio. Para o mesmo sorteio, também são emitos dois milhões de bilhetes para a promoção do desporto e sete milhões para organizações de caridade. Para produzir os bilhetes de loteria, o Governo Loteria Office opera uma moderna, de grande imprensa a escala de impressão, que também lida com trabalhos de impressão para outras agências do governo também.

Em cada ano fiscal o Tesouro Nacional arrecada, com os lucros da lotaria mais de 4.000 milhões de baths. O Tesouro Nacional com estas receitas, subsidia 440 bolsas de estudo, no valor individual de 20 000 baths e distribui, por várias organizações de caridade, a quantia de 8 milhões de baths. Ele também oferece 440 bolsas de 20.000 baht cada para alunos de graduação e reservar oito milhões baht um ano para diversas caridades. Este departamento que gera as lotarias, contribui, anualmente, igualmente com 20 milhões de baths, para o fundo de previdência dos funcionários públicos.




A lotaria governamental é único jogo legal na Tailândia. Muitas ao as revistas nas bancas, que dão palpites sobre os números que poderão vir a sair, o povo tailandês, bem como todo o asiatico, é jogador por natureza, e usa todos os métodos para imaginar os números que irão sair, desde conselhps dos monjes, números de portas, matrículas de suas viaturas, dia de anos, enfim!... como sempre muito suspecticiosos!....





Uma semana antes de se realizarem os sorteios da lotaria, podem ver-se por toda a cidade, vendedores de bilhetes de lotaria, em suas bicicletas usando a tal caixinha de madeira. São geralmente pessoas da zona do Isan, Nordeste da Tailândia que o fazem.
Mas, para além deste vendedores ambulantes, existem muitos fixos, muitos deles dentro e nos recintos dos mosteiros, bem como junto aos mercados e supermercados.





Lotaria Nacional
A Lotaria Nacional Portuguesa, explorada pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), surgiu em 1939, sucedendo assim a diversos tipos de lotarias que existiram no país desde 1783. Neste ano, em que a rainha D. Maria I deliberou a concessão de uma lotaria a SCML cujos lucros eram repartidos equitativamente pelo Hospital Real, pelos Expostos e pela Academia Real das Ciências.
Actualmente, os lucros são repartidos entre a Direcção-Geral do Tesouro (36,5%) e a SCML (63,5%).Todas as segundas-feiras são sorteados três prémios principais e mais dezoito gradualmente de valor inferior.Em Março de 1987 surgiu a Lotaria Popular, mais barata e com prémios mais pequenos, destinada a combater o jogo ilegal, nomeadamente as rifas. Assim, convivem a Lotaria Clássica e a Popular.
Fonte - Santa Casa da Misericórdia

Um comentário:

Anônimo disse...

Pensei que ai n houvesse lotaria!...
Afinal, até os coxos a vendem... ahahahahahahh.
A forma de vender as cautelas, é um pouco diferente daqui... Sem bem que o característico cauteleiro já se vê muito pouco. Ai usam uns tabuleiros para expor a mercadoria, ahahhaahah.

Um abraço e boa disposição.

Arménio Cruz