o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

sexta-feira, março 19

DIA DO PAI

O articulista é pai de 5 filhos e avô de duas nétinhas, é a vida em movimento.

Pai (do latim patre; também chamado de genitor, progenitor, ou ainda gerador) é a figura masculina de uma família que tenha um ou mais filhos e assume o primeiro grau de uma linha ascendente de parentesco. A paternidade dá-se pela ancestralidade biológica (isto é, a partir da fertilização), proveniente do casamento, da união estável e/ou da relação monoparental como estado de parentesco. Ainda há também a possibilidade legal de paternidade a partir da adoção ou técnicas de reprodução assistida.


A FAMÍLIA CAMBETA EM MACAU
Na língua portuguesa, a palavra pai é proveniente do latim pater (também interpretado como pátre, patris). O termo possui vínculos com a palavra padre, tendo ramos e origens semelhantes, a partir do costume de se chamar o clérigo de pai.

O FILHO MAIS VELHO DO ARTICULISTA E SUA NÉTINHA


O Dia dos Pais tem origem na antiga Babilônia, há mais de 4 mil anos. Um jovem chamado Elmesu moldou em argila o primeiro cartão. Desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai.

História
Nos Estados Unidos, Sonora Luise resolveu criar o Dia dos Pais em 1909, motivada pela admiração que sentia pelo seu pai, William Jackson Smart. O interesse pela data difundiu-se da cidade de Spokane para todo o Estado de Washington e daí tornou-se uma festa nacional. Em 1972, o presidente americano Richard Nixon oficializou o Dia dos Pais.

Comemoração

Devido a história, nos Estados Unidos, ele é comemorado no terceiro domingo de Junho. Em Portugal é comemorado a 19 de Março. No Brasil, é comemorado no segundo domingo de Agosto. A criação da data é atribuída ao publicitário Sylvio Bhering, em meados da década de 50, festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família. (dia que também se comemora o dia do padrinho segundo a tradição católica)

Lá diz o ditado, cada terra com seu uso cada roca com seu fuso, na Tailândia o dia do pai é festejado dia 5 de Dezembro, dia em que sua Magestade o Rei faz anos.
Para o articulista o dia do Pai é todos os dias do ano, pois o amor a seus filhos esse nunca poderá ser olvidado.


Dia dos Pais


Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bonito, parabens a ti que és pai, que Deus te proteja e te tenha muitos anos perto dos teus filhos, já que nós ficamos tão novinhos sem o nosso.
Um beijinho grande
Linita