o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

terça-feira, maio 4

BULA INTER COETERA - 4 DE MAIO DE 1493

Bula Inter Coetera

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O meridiano mais oriental foi definido pelo Papa Alexandre VI ("Bula Inter Coetera"); o mais ocidental pelo Tratado de Tordesilhas. A localização das cidades atuais é meramente indicativa.


A Bula Inter Coetera, expressão em latim que em língua portuguesa significa "entre outros (trabalhos)", foi a primeira bula do Papa Alexandre VI, editada em 4 de maio de 1493. Pelos seus termos, o chamado "novo mundo" seria dividido entre Portugal e Espanha, através de um meridiano situado a "100 léguas" a oeste do arquipélago do Cabo Verde: o que estivesse a oeste do meridiano seria espanhol, e o que estivesse a leste, português.

Os seus termos são:

Cquote1.svg

Esta bula origina-se de termos feito doação, concessão e dotação perpétua, tanto a vós (reis), como a vossos herdeiros e sucessores (reis de Castela e Leão), de todas e cada uma das terras firmes e ilhas afastadas e desconhecidas, situadas em direção do ocidente, descobertas hoje ou por descobrir no futuro, Seja descoberto por vós, seja por vossos emissários para este fim destinados.

Cquote2.svg
'

Este arranjo assegurava as terras descobertas no ano anterior por Cristóvão Colombo à Espanha e, a Portugal a costa africana que vinha sendo explorada com vistas ao achamento de um caminho marítimo para a Índia.

Os termos da bula desagradaram à Coroa Portuguesa. Para solucionar esse impasse, foi negociado o Tratado de Tordesilhas (1494), que estabeleceu um novo meridiano a 370 léguas das ilhas de Cabo Verde.

=====================================================

Naqueles velhos tempos ainda não tinha sido criada a Organização das Unidas, e era o Papa que controlava quase tudo no mundo, até as tais guerras santas, que nos dias de hoje continuam, porém, desta vez, não é feita pelos Cruzados mas sim pela outra parte.

Os Reis se submetiam às ordens do Papa, e por esse motivo a reino de Portugal só foi reconhecido muitos anos depois, D. Afonso Henriques não se quis submeter às ordens vindas do Vaticano.

Um comentário:

Anônimo disse...

gostei muito...
parabéns!!!