o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

sexta-feira, maio 14

CENTRO DE CIÊNCIAS DE MACAU



O Centro de Ciência de Macau abriu ao público no dia 25 de Janeiro

Visando ser o cerne da educação científica, turismo e MICE, o Centro de Ciência de Macau abrir oficialmente ao público no dia 25 de Janeiro e celebrou a inauguração de uma exposição especial, a “Exposição de Ciências e Tecnologias Antigas da China” no Centro de Exibições. Muitos visitantes foram atraídos nesse dia ao Centro de Ciência de Macau, sendo a maioria famílias locais e residentes idosos. O Presidente do Centro de Ciência de Macau S.A., o Sr. Vítor Ng, chegou mesmo a entregar um conjunto de lembranças ao primeiro visitante do Centro.
A maioria dos visitantes está satisfeita com as instalações e programa disponíveis no Centro. Eles acreditam que as exposições podem ajudar a estimular o pensamento das crianças e de promover o interesse dos adolescentes pela aprendizagem da ciência. Alguns visitantes já estão a ponderar em trazer as suas famílias, amigos e crianças quando regressarem ao Centro. Organizada conjuntamente pelo Museu da Ciência e Tecnologia da China e pelo Centro de Ciência de Macau, a “Exposição de Ciências e Tecnologias Antigas da China” está patente na Galeria de Exposições Especiais 2 no Centro de Exibições do Centro de Ciência de Macau desde o dia 25 de Janeiro.
Esta exposição durará até Junho e irá exibir artefactos escolhidos de 10 áreas de invenções científicas e tecnológicas da China Antiga, incluindo a astronomia, a bússola, a pólvora e armas, o bronze, o fabrico de papel, a impressão, a mecânica, a tecelagem, a arquitectura e a cerâmica onde os visitantes poderão apreciar a sabedoria e os feitos magníficos na ciência e tecnologia alcançados pelos antepassados da Nação Chinesa.
Os convidados que presidiram à cerimónia de inauguração da Exposição de Ciências e Tecnologias Antigas da China incluíram o Sr. Qi Rang, Vice-Presidente da Associação da Ciência e Tecnologia da China; o Sr. Liu Xiaohang, Chefe do Departamento da Cultura e Educação do Gabinete de Ligação do Governo Central na Região Administrativa Especial de Macau; o Sr. Tong Chi Kin, Convocador do Grupo para a Promoção da Ciência, Conselho de Ciência e Tecnologia da RAEM; o Sr. Xu Yanhao, Curador do Museu da Ciência e Tecnologia da China; o Sr. Vítor Ng, Presidente da Fundação Macau e Presidente do Centro de Ciência de Macau, S.A. e o Sr. Yip Chee Kuen, Administrador-Delegado e Chefe Curador do Centro de Ciência de Macau S.A.







Foi este Centro de Ciências, que hoje, dia 14 de Maio de 2010, após o almoço, o articulista e sua esposa foi visitar.
O local é maravilhoso, e muita coisa interessante tem para se ver e se ficar com conhecimentos mais profundos sobre a Robática, Maio ambiente e muitas mais informações.
Percorremos todos os andares e salas de exposição disponíveis, algumas delas estavam encerradas, mas tivemos o previlégio, de fazer-mos uma viagem, virtual de metro, sentados, numa das suas carruagens.
O local é bem aprezível, situa-se na zona do NAPE, bem perto da Estátua da Deusa Kun Iam.
As carreiras de autocarros números 8 e 12 tem uma paragens junto à entrada do Centro.
Pena foi o dia estar muito nublado, a paisagem que de lá se avista é fantástica.



Bilhete de entrada gratuito para Seniores.


Um folheto mapa de todo o Centro.



Indicação dos pisos e o que poderemos ver.




Um relógio de sol.





Mapa indicando o circuto do futuro metro de Macau






Uma máquina fotografica, cuja aperência é antiga, porém é uma máquina super digitalizada.








O Farol da Guia e sua explicação de seu funcionamento e das lentes usadas.








Um aparelho usado na lavoura.









Imensos sinos de todas as formas e sons










Uma carroça real, que era utilizada pelo Imperador da China.























Uma peneira, usada na China nos tempos idos.












Um meio de transporte antigo, utilizado na China.














Um aparelho bem esquisito, que já tinha visto, faz muitos anos, no antigo Hotel Lisboa.
Dentro do aparelho existem algumas esferas, e consoante o local onde se deu o terramoto, cai uma esfera que se vai encaixar na boca do sapo.
Um aparelho sismológico que nos indica o ponto cardeal onde se deu o tremor de terra.






Uma habitação antiga da velha China.








Um astronauta chinês





Foguetões da República Popular da China que serviram para levar os astronautas para o espaço.













































Nenhum comentário: