o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quarta-feira, junho 16

REGATAS DE BARCO DRAGÃO

Lago Nam Van, em Macau, onde decorrem as regatas de bracos dragão.



Barco Dragão





As corridas de Barcos Dragão estão profundamente enraizadas nas tradições milenares chinesas, e originalmente celebravam-se no 5º dia do 5º mês do calendário chinês, que corresponde este ano de 2010, ao dia 16 de Junho.


Na sua origem está a celebração da morte de um grande poeta e diplomata: Wât-Yun, que viveu no período dos Sete Reinos Combatentes (475-221a.c.).


Depois de ter apoiado uma deslocação do imperador a um reino vizinho, enquanto conselheiro real, que foi mal sucedida, Wât-Yun retirou-se para a sua terra natal, onde se suicidou atirando-se ao rio Mek Lo.


Quando os barcos que o iam resgatar se aproximavam do corpo, os remadores atiraram bolinhos de arroz – tchong – para saciar os monstros marinhos, ao mesmo tempo que batiam com os remos para os afugentar. O barco simboliza o dragão que representa a virilidade, o vigor, a fertilidade; é um ser benéfico, apanágio dos deuses.


Em Macau têm lugar as Regatas Internacionais de Barcos Dragão, regatas essas efectuadas no Lago Nam Van, mesmo defronte da casa do articulista.


Desde então, que estas festividades tem sido associadas a outras celebrações.



Nenhum comentário: