o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

segunda-feira, julho 26

CASAS-MUSEU DA TAIPA

O articulista visitando uma casa museu


Numa casa das Regiões de Portugal, como não podia deixar de ser, o Alentejano se junto ao pastor, dessa província, só não ia era munido de cajado!....


Foto tirada pelo articulista, no ano de 2009, aquando do Festival da Lusofonia.


Casas-Museu da Taipa



A Associação de Classificação das Oito Paisagens de Macau seleccionou o conjunto constituído pelas Casas-Museu da Taipa, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo e a Biblioteca do Carmo com os jardins que lhe estão adjacentes. Esta área forma uma das oito paisagens mais características de Macau. As Casas-Museu da Taipa representam moradias típicas características da Arquitectura Macaense de matriz portuguesa. Em tom esverdeado, são consideradas uma das relíquias patrimoniais e culturais das Ilhas.



Foram construídas em 1921 para residência dos funcionários superiores das Ilhas, oriundos de famílias macaenses. Na década de 80, os Serviços de Turismo de Macau recuperaram-nas e, em finais dos anos 90, foram alvo de profundas obras de restauro devido ao seu valor arquitectónico e transformdas nos seguinte espaços museológicos: Casa Macaense, Casa das Ilhas, Casa das Regiões de Portugal, Casa para Exposições e Casa de Recepções. As Casas-Museu da Taipa foram inauguradas em 5 de Dezembro de 1999 sendo, actualmente, administradas pelo Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais.




Casa Macaense



Trata-se de uma das moradias típicas, de estilo colonial, existentes em Macau, que recorda aos visitantes uma época de certo fulgor luso caracterizada pela frequente afluência ao território de visitantes ilustres ingleses, manchus, mandarins e de comerciantes. Percorrendo a casa, os visitantes podem apreciar o modo como viviam as famílias macaenses de outrora. Mobílias, objectos e decoração característica do início do século XX provêm quer do recheio de casas habitadas em tempos por residentes de Macau, quer de réplicas de objectos originais.



Casa das Ilhas



A Casa das Ilhas é o único museu que mostra a fisionomia e a História das ilhas da Taipa e Coloane. Através dos vestígios históricos, figuras e materiais bibliográficos em exposição, os turistas e residentes podem rever o passado e viver a actualidade das Ilhas o que, com agrado, tem vindo, desde 5 de Dezembro de 1999, a ser salientado pelos muitos visitantes que a procuram.



Os dez temas que mostra espelham as características mais destacadas da sua fisionomia, arqueologia, desenvolvimento histórico, vida actual da população, história dos transportes, templos, construções portuguesas, comida tradicional, desenvolvimento das grandes construções, actividades recreativas e recintos lúdicos, tudo pondo em relevo a História e a realidade actual das Ilhas.



Casa das Regiões de Portugal


A terceira destas vivendas de dois pisos, que contem trajes típicos de diferentes Regiões de Portugal, mostra aos visitantes a forma de vida e modo de vestir das suas populações. No 2°andar, há dois televisores que transmitem programas de vídeo alusivos ao tema.



Casa de Exposições



Serve de galeria de exposições de arte dos mais diversos tipos, com uma peridiocidade relativamente curta, albergando fotografia, pintura ocidental, cerâmica e vidro, escultura, etc.. Até agora convidaram-se para aí expor, inúmeros artistas locais e do exterior, como de Shangai, Hong Kong, Taiwan, Coreia do Sul, Polónia e México, com a perspectiva de se dar continuidade ao projecto e se trazerem cada vez mais exposições de fora ao Território.



Casa de Recepções



A quinta moradia, também de dois pisos, destina-se a recepções privadas ou oficiais e actividades culturais ou festivais de culinária.



Com o objectivo de realçar, por um lado, a típicidade da Avenida da Praia e de servir, por outro, o interesse dos turistas, foram aí colocados uma pérgula e um quiosque para que os visitantes possam gozar e apreciar a paisagem que envolve este romântico espaço. Alem disso, em frente de Casa de Recepções foi construído um anfiteatro aberto onde têm vindo a realizar-se diversos espectáculos populares, tais como as Festas do Ano Novo Lunar (Fevereiro), o Dia Internacional dos Museus (18 de Maio), a Festa da Flor de Lótus (Junho), a Festa do Bolo Lunar (Setembro) e a Festa da Lusofonia (Outubro).




Fonte - Turismo de Macau









As actuais Casas-Museu da Taipa, estiveram muitos anos abandonadas, como se pode ver através desta foto, tirada nos anos 70s.



Nos finais do anos 80s, essas casas, após terem sofrido alguns arranjos, foi distribuídas a alguns funcionários públicos, que desempenhavam altos cargos do Governo do Território.



Uma dessas casas foi distribuída ao Segundo Comandante da PMF, que lá habitou, com sua esposa e sua filha, até aos finais de 1992.


O articulista, em 1990, desempenhava as funções de Chefe do Sector das Ilhas, e ele e seu pessoal, foram a casa do Senhor Segundo Comandante da PMF, dar um arranjo ao jardim, fzer uma limpeza total do local, e colocar enxofre para afastar as cobras, pois elas se refugiavam, nos jardins dessas casas, vindas do lago que ficava defronte.


Hoje, esse local é imensamente visitado por turista e serve igualmente de palco aos noivos acabadinhos de casar, que ali vão tirar fotos, para mais tarde recordar.



















Nenhum comentário: