o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

sexta-feira, julho 16

CZAR NICOLAU II - EXECUTADO A 16 DE JULHO DE 1918



IGREJA DA NATIVIDADE


Nicolau II (Nikolai Nikolaevich Yudenichv; russo Николáй Алексáндрович Ромáнов) foi o último Imperador da Rússia, Rei da Polónia e Grão-Duque da Finlândia. Imperado Nasceu no Palácio de Catarina, em Tsarkove Selo, próximo de São Petersburgo, a 18 de Maio ( 6 de Maio no calendário juliano) de 1868. É também conhecido como São Nicolau o Portador da Paz pela Igreja Ortodoxa Russa.
Quanto ao seu título oficial, era chamado Nicolau II, Imperador e Autocrata de Todas as Rússias.
Filho do Czar Alexandre III, governou desde a morte do pai, em 1 de Novembro de 1894, até à sua abdicação em 15 de Março de 1917, quando renunciou em seu nome e no nome de seu herdeiro, passando o trono para seu irmão, o Grão-Duque Miguel Alexandrovich Romanov. Durante seu reinado viu a Rússia Imperial decair de um dos maiores países do mundo para um desastre econômico e militar. Nicolau II foi apelidado pelos críticos, Nicolau, o Sanguinário por causa da Tragédia de Khodynka, pelo domingo sangrento e pelos fatais pogrons anti-semitas que aconteceram na época de seu reinado. Como Chefe de Estado, aprovou a mobilização de Agosto de 1914 que marcou o primeiro passo fatal em direcção à Primeira Guerra Mundial, a revolução e consequente queda da Dinastia Romanov.

O seu reinado terminou com a Revolução Russa de 1917, quando, tentando retornar do quartel-general para a capital, seu comboio foi detido em Pskov e ele foi obrigado a abdicar. A partir daí, o czar e sua família foram aprisionados, primeiro no Palácio de Alexandree em Tsarkove Selo, depois na Casa do Governador em Tobolsk e finalmente na Casa Ipatiev em Ekaterimburgo. Nicolau II, sua mulher, seu filho, suas quatro filhas, o médico da família Imperal, um servo pessoal, a camareira da Imperatriz e o cozinheiro da família foram assassinados no porão da casa pelos bolcheviques na madrugada de 16 para 17 de Julho de 1918. É conhecido que esse evento foi ordenado de Moscou por Lenin e pelo também líder bolchevique Yakov Sverdlov. Mais tarde Nicolau II; sua mulher, a Imperatriz e seus filhos foram canonizados como mártires por grupos ligados à Igreja Ortodoxa Russa no exílio.






Ecaterimburgo





Palácio do governador do óblast de Sverdlovsk, em Ecaterimburgo




Ecaterimburgo ou Yekaterimburgo (em russo Eкатеринбург, Yekaterinburg, significando literalmente a cidade de Catarina), anteriormente Sverdlovsk (Свердло́вск) é uma cidade da Rússia. Localizada no lado oriental dos montes Urais, é o principal centro industrial e cultural do Distrito Federal dos Urais. Tem cerca de 1.293.537 habitantes, o que a faz a quinta maior cidade da Rússia. Foi fundada em 1723, tomando a designação de Sverdlovsk (Свердло́вск) entre 1924 e 1991, em homenagem ao líder Bolchevique Iákov Sverdlovr. Tem 1 324 000 habitantes (2006).




Foi nesta cidade que em Julho de 1918 foi executado o último czar da Rússia, Nicolau II, conjuntamente com toda a família imperial e alguns acompanhantes.


Na década de 1920 Ecaterinburgo transformou-se em importante centro industrial da Rússia. A maior fábrica de maquinaria pesadada Europa, a Uralmash (Уралмаш - acrónimo de Уральский Машиностроительный Завод, Ural’s’kiy Mashinostroitelnyy Zavod, que significa literalmente "Fábrica de Construção de Maquinaria dos Urais"), foi construída nesta cidade.

Durante a Segunda Guerra Mundial, muitas instituições técnicas do governo e fábricas inteiras foram evacuadas para Ecaterinburgo a partir das áreas afectadas pela guerra (sobretudo Moscovo) e muitas permaneceram em Ecaterimburgo depois de terminado o conflito.

A Academia Russa de Ciências, Campus dos Urais (UB RAS) e numerosos institutos de investigação científica e estabelecimentos de ensino estão situados em Ecaterimburgo. Com 16 universidades públicas e instituições académicas, conta também com um número de instituições de ensino superior privadas, Ecaterimburgo é considerada o centro principal educativo e científico dos Urais.





Nenhum comentário: