o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quinta-feira, julho 22

O ALENTEJO EM MOVIMENTO

É preciso investir num novo turismo para um Alentejo mais desenvolvido”
A oferta turística do Alentejo ganhou ontem um novo impulso com a assinatura de nove contratos de financiamento comunitário, no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), entre o Turismo de Portugal e os promotores. Os projectos envolvem um investimento de 29,59 milhões de euros e um incentivo reembolsável de 15,13 milhões de euros, criando no seu total 132 postos de trabalho.
Com este apoio, a região receberá nos próximos anos cinco hotéis, duas novas unidades de turismo em espaço rural e a oferta turística será reforçada com valências de enoturismo e actividades aéreas e náuticas.

Três desses projectos (a criação do OIKOS Hotels, um boutique hotel ecológico de cinco estrelas em Odemira; a criação do hotel de quatro estrelas Tapada da Mata Eco Resort em Évora; e a realização de actividades de animação turística aérea e náutica da Get High, também em Évora) foram apoiados com 10,18 milhões de euros ao abrigo do Pólo “Turismo 2015”.
Os outros projectos aprovados prevêem não só a requalificação das actividades de enoturismo na Herdade do Esporão (Reguengos de Monsaraz), como a criação do hotel Casa d’Alagoa em Santarém, o surgimento de dois empreendimentos de turismo rural em Odemira e a criação do hotel rural de quatro estrelas Estábulos de São Lourenço (em Mourão) e do hotel rural de quatro estrelas SW Hotel em Odemira.


A maioria dos projectos no Alentejo tem origem em destinos emergentes, quatro no Pólo de Desenvolvimento Turístico do Alentejo Litoral e dois no do Alqueva.
A cerimónia de assinatura dos contratos, que decorreu na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional, ao final da tarde, foi presidida pelo ministro da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento, Vieira da Silva, juntamente com o secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade e com o secretário de Estado da Energia e da Inovação, Carlos Zorrinho.
O ministro classificou de “excelentes” os nove projectos aprovados, salientando “a qualidade, a forte aposta na diferenciação e a ligação ao território”. Vieira da Silva frisou, contudo, que este apoio “muito significativo” da componente pública que ronda cerca de 50 por cento, “são concedidos numa fase em que é difícil investir, em que o crédito nem sempre é tão fácil como seria necessário”.




Deste modo, considerou que a existência destes apoios públicos deve ser visto como “um factor de esperança e de estímulo para os investidores privados, pois creio que é preciso investir num novo turismo para um Alentejo mais desenvolvido”.
Instado sobre os problemas que existem, essencialmente, com os apoios do QREN, o responsável pela tutela explicitou que têm a ver “com a queda de investimento privado, mas também público que houve devido à crise económica, daí o QREN ter sofrido, embora estejamos, actualmente, a assistir a alguma recuperação do investimento”.





Esporão – Vendas e Marketing – Reguengos de Monsaraz
Projecto de requalificação do enoturismo da Herdade do Esporão, dotando-o dos meios necessários para disponibilizar produtos turísticos premium únicos.





CCC – Promoção Turística e Imobiliária, Lda - Odemira
Criação de um boutique hotel ecológico de cinco estrelas com a marca OIKOS HOTELS, que contará com 29 unidades de alojamento, sala de refeições com zona de bar, sala multiusos, piscina exterior, SPA, ginásio, laboratório ambiental destinado às actividades de investigação a desenvolver na área da ecologia, biodiversidade, fauna, flora e geologia, duas zonas exteriores de deck e museu.







Tapada da Mata, Investimentos Hoteleiros e Turísticos, Lda – Évora
Criação de um hotel de quatro estrelas, Tapada da Mata Eco-Resort Hotel & SPA, que contará com 50 unidades de alojamento, bar, restaurante, salas de reuniões, piscina e Spa.







Get High – Serviços Aéreos, Unipessoal, Lda – Évora
Criação de uma actividade de animação turística focada na realização de passeios de avião, saltos de avião a alta altitude, passeios de balão de ar quente, saltos de balão, passeios de flying-boat, passeios de pára-motor e passeios de Jet-Lev















Casa d’Alagoa – Hotelaria & Turismo, Lda – Santarém
Criação de um hotel de três estrelas, o Hotel Casa d’Alagoa, com 27 unidades de alojamento, bar, restaurante, sala polivalente e picadeiro.







- Dias Distintos Turismo Rural, Lda – Odemira
Criação de uma unidade de Turismo em espaço rural, na modalidade de Casas de Campo, com cinco quartos duplos, cinco suites, piscina, sala de refeições e sala de reuniões.












- Luís Amaro Figueira, Unipessoal, Lda – Odemira
Criação de uma unidade de Turismo em espaço rural, na modalidade de Casas de Campo, com três quartos duplos e oito suites, piscina e jacuzzi’s em três suites
.






LUNION, lda – Mourão
Criação de um Hotel Rural de quatro estrelas designado Estábulos de São Lourenço com 16 unidades de alojamento, sala de refeições, sala de jogos, piscina, campo de ténis, estúdio de gravação musical, apoio agrícola, canil, embarcação, gaivotas, canoas e bicicletas.












- Trilhos Inéditos, Lda – Odemira
Criação de um Hotel Rural de quatro estrelas, o SW Hotel – Nature & Adventure com 11 unidades de alojamento, bar, sala polivalente, parque infantil, zona polidesportiva com campos de voleibol, ténis, padel e petanca e piscina.



Fonte - Jornal do Sul - Évora

Nenhum comentário: