o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quinta-feira, agosto 5

A ESCULTURA DA POLÉMICA

A estátua "A RAPARIGA PEQUENA e o CÃO" da autoria de Lagoa Henriques, que se encontrava junto às escadarias das Ruínas de S.Paulo, desde o ano de 1994, e que custou aos cofres do Território a módica quantia de dois milhões de patacas, seguiu o exemplo da estátua de João Cuteleiro que se encontrava no hall de entrada do Hospial Central Conde de S. Januário.



Esta estátua, foi sempre considerada uma estátua polémica, e não se entende, como foi permitido, colocar esta bela peça de arte naquele local, levando em atenção a cultura chinesa.
O articulista, hoje se deslocou ao local, pensando que a escultura, ainda lá permanecia, mas verificou, e ficou a saber que a mesma tinha sido retirada no passado dia 29 de Julho, e levada para lugar incerto.
Segundo a opinião generalizada das pessoas chinesas e de amigos com quem o articulista falou, todos eles foram unanimes nas suas respostas, dizendo que essa peça de arte, era linda, mas nunca devia ter sido colocada naquele local, frequentado por milhares de turistas. A cultura chinesa é sensível a estas obras de arte, esta peça, que agora foi retirada, deverá sim ser colocada num museu, para o efeito.

Nenhum comentário: