o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

sábado, agosto 21

NOTA DO DIA


Sábado, 21st Agosto - Horas: 15:58


Nota do Dia


Sábado, 21 Agosto 2010 00:00



O Alentejo teve sempre pessoas de valor que dedicaram os seus estudos e a sua vida a escreverem sobre a Cultura das terras onde viviam.



Nunca foram muitos mas o certo é que a elas se ficou devendo as memórias da história local e das suas gentes.



Em todos os concelhos havia gente que se debruçava sobre os valores que ali nasceram ou viveram e deve-se a eles aquilo que se sabe sobre esse valioso património humano da região.



Grande parte desses estudiosos vieram da Igreja Católica que é um alfobre indispensável de consulta.



Hoje pressente-se que há menos pessoas a cultivarem esses valores culturais e bom seria que mais vontades despertassem para investigação e consulta do muito que ainda há por fazer na nossa região.



Para isso seria bom haver incentivos aos jovens licenciados que na Universidade adquirem conhecimentos, alargando o tempo de ensino aos valores regionais onde a Universidade está inserida. Mas também o Estado deve assumir como uma das suas preocupações o aparecimento de mais livros sobre a cultura regional, área em que também os Municípios têm intervenção.



Quantas vezes se gasta dinheiro que é puro desperdício em folhetos, agendas; boletins e outras papeladas para o lixo e se ignoram obras de interesse regional que ficariam como memória para o futuro.



Mas isso é outra história que um dia será contada.



Fonte - Jornal Diário do Sul - Évora

Nenhum comentário: