o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quarta-feira, agosto 4

PANCHEN LAMA



Tibetano na Região Autônoma do Tibet, sudoeste da China.

Após vários anos de buscas efectuadas por Monges de classe superior, de acordo com as tradições religiosas. foi entronizado, o jovem Tibetiano Losang Doje, de 4 anos de idade, como sendo o sexto Buda vivo em Lhasa, e entronizado como sendo Dezhub Jarnyang Sherab Palden.

A cerimônia de entronização foi realizada no Mosteiro de Zagor, na sub-região de Shannan, cerca de um mês depois que o sexto Buda Vivo Dezhub foi definido através de uma cerimônia de tonsura que marcou a reencarnação do quinto Buda Vivo Dezhub, que morreu em março de 2000.


Na cerimônia que começou às 9h30, Losang Jigme, alto funcionário do Tibet que se encarrega dos assuntos religiosos, leu a aprovação de entronização do governo regional.


Quando dezenas de monges cantaram sutras para rezar a paz e a felicidade, o Buda Vivo deu os seus respeitos a estátuas de Buda no mosteiro antes de se sentar no trono.


"A entronização do sexto Buda Vivo Dezhub marcou um dia glorioso para o mosteiro, assim como para todos os monges e fiéis budistas", disse Losang Gyaltsen, um monge do Mosteiro de Zagor.


O novo Buda Vivo, cujo nome secular é Losang Doje, nasceu em Shannan em 30 de Novembro de 2005. Ele foi selecionado como a reencarnação e foi tonsurado por Bainqen Erdini Qoigyijabu, o 11º Panchan Lama, em Lhasa em 4 de Julho.

Nenhum comentário: