o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quarta-feira, dezembro 1

DIA MUNDIAL CONTRA A SIDA





O dia 1 de dezembro foi escolhido como Dia Mundial de combate à AIDS, quando o mundo une forças para a conscientização sobre esta doença. Desde o final dos anos 80, o Dia Mundial de combate à AIDS vigora no calendário de milhares de pessoas ao redor do mundo.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, ao final de 2007, 33 milhões de pessoas conviviam com o vírus do HIV, sendo que, diariamente, surgem 7.500 novos casos.






Mensagens para Orkut


Relatório da ONU


Número de infectados com SIDA aumentou

Em Portugal, 100 por cento dos doentes com tuberculose infectados com o vírus da sida têm acesso a antirretrovirais, mas apenas cerca de 10 por cento dos infectados pela injecção de drogas acedem ao tratamento. Estima-se ainda que, em 2009, cerca de 42 mil pessoas vivessem com o vírus da imunodeficiência humana (VIH) em Portugal, número que, em 2001, era de 31 mil pessoas.

As contas são da agência das Nações Unidas para a sida (ONUSIDA), que esta terça-feira divulga o "Relatório Global da ONUSIDA - Epidemia da sida", que inclui dados sobre 182 países de todo o Mundo.

A taxa de sobrevivência de doentes infectados com VIH sujeitos a tratamento antirretroviral é, em Portugal, da ordem dos 80 por cento, refere também o relatório.

Fonte - Correio da Manhã
 
 
Manuel Pizarro assinala Dia Mundial da Sida com visita ao Hospital Joaquim Urbano e inauguração de graffiti em Matosinhos.


Para assinalar o Dia Mundial de Luta Contra a Sida, o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Manuel Pizarro, visita, amanhã, dia 1 de Dezembro, o Centro de Terapêutica Combinada do Hospital Joaquim Urbano, no Porto, uma unidade de apoio aos toxicodependentes portadores do vírus VIH/sida.

Após esta visita, o Secretário de Estado inaugura, em Matosinhos, o projecto “Encosta a SIDA à parede”, um graffiti alusivo à prevenção da infecção VIH, que será replicado, em 2011, em várias cidades do país, pretendendo-se levar para a rua a mensagem da prevenção do VIH e do respeito pelos direitos das pessoas que vivem com esta infecção.

Lisboa, 30 de Novembro de 2010

 Fonte - Portal da saude

recados para orkut

Um comentário:

Pedro Coimbra disse...

A alteração da posição da Igreja Católica já é encorajadora, caro Cambeta.
Um abraço