o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quarta-feira, novembro 3

TIANHE -1A O COMPUTADOR MAIS RÁPIDO DO MUNDO

A fabricante de chips Nvidia anunciou que um novo supercomputador construído na China é o mais rápido do mundo.



A máquina, construída pela Universidade Nacional de Tecnologia da Defesa e instalado no Centro Nacional de Supercomputação em Tianjin, tem poder equivalente ao de 175 mil laptops.

O computador chinês é 30% mais rápido que o segundo computador mais potente do mundo, instalado no Laboratório Nacional de Oak Ridge, nos Estados Unidos, de acordo com a Nvidia.

Conhecido como Tianhe-1A, o supercomputador será utilizado por cientistas de diversas áreas e também será colocado à disposição de outros países.


Postagens Sobre: Hardware, Novas Tecnologias



Computadores mais rápidos do mundo

Duas vezes por ano os operadores de computadores mais rápidos do mundo esperam ansiosamente o seu último ranking compilado pela Projeto Top500. O gráfico é baseado na taxa máxima com que um computador pode processar números usando o que são chamados operações de ponto flutuante. Lista de novembro acaba de ser lançado: aprecie a galeria dos cinco mais rápidos computadores do planeta.


5: Tianhe-1

563 teraflops

Um novo na lista Top500, o computador mais rápido da China mostrou-se capaz de mais de 500 trilhões de operações por segundo. Dito de outra forma, o poder de uma calculadora simples é tipicamente cerca de 10 flops.

Tianhe, que significa "rio no céu", situa-se no Super National Computer Center, em Tianjin, e é mais de quatro vezes mais rápido que o computador anterior superior no país. O computador combina os processadores Intel 6144 com 5120 unidades de processamento gráfico feito pela AMD, normalmente encontrados em cartões de computação gráfica.





(Imagem: Agência de Notícias Xinhua / Eyevine)

Fonte: NewsCientist

4: Jugene


825 teraflops

Ao mesmo tempo o segundo computador mais rápido do mundo, Jugene Centro de Supercomputação de Jülich, na Alemanha, é baseado em IBM Blue Gene / P design, que usa muitos pequenos chips de baixo consumo. Processadores individuais neste projeto tem uma velocidade máxima de 850 megahertz, mais lento que o computador doméstico médio. Mas 292.000 chips trabalhando em conjunto tornam a máquina mais rápida da Europa.



Esta foto foi tirada durante uma atualização no início deste ano, que deverá permitir Jugene para quebrar a barreira de 1 petaflop.


3. Kraken

831 teraflops

Kraken, Com sede no Instituto Nacional de Ciências da Computação, financiado pela US National Science Federation e localizado no Laboratório Nacional Oak Ridge, Tennessee, tem 100.000 dual-core Opteron processadores feitos pela AMD, normalmente utilizados em servidores e estações high-end.

Kraken é operado por uma instituição acadêmica - a Universidade do Tennessee. Em outubro, a fundação concedeu à universidade de mais $10 milhões para construir um novo computador, Nautilus, para analisar a saída de Kraken.




(Imagem: Adam Brimer /Knoxville News Sentinel)


2. Roadrunner

1042 teraflops, ou 1,042 petaflops.

Até este mês, esta máquina foi o mais rápido do mundo, e tinha sido desde junho de 2008. Roadrunner foi o primeiro computador à quebrar a barreira do petaflop 1 - 1.000.000.000.000.000 de cálculos por segundo.

Roadrunner está localizado em Los Alamos National Laboratory, Novo México. O computador tem um design incomum, que combina os processadores dual-core feitas pela AMD, de um tipo encontrado em máquinas de muitos consumidores, com nove-core Processador Cell no coração do PlayStation 3 da Sony console de jogos.





(Imagem: LANL)


1. Jaguar

1,8 petaflops

Quase 70 por cento mais rápido do Roadrunner, US Department of Energy's. aloja o Jaguar, com o Kraken no Oak Ridge National Lab. O Imóvel tem mais poder de computação do que em qualquer outro lugar do planeta.

Inaugurada no ano passado, 181.000 Jaguar núcleos só começou a funcionar este ano. Máquina financiada por civis.

Grande parte do trabalho da Jaguar é focado nas mudanças climática, modelagem e geração de energia com ciência básica, tais como estudos sobre a estrutura da água.





(Imagem: NCCS)

Fonte : NewScientist



Nenhum comentário: