o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

terça-feira, novembro 2

Visita do presidente chinês Hu Jintao a Lisboa "é importante" para relações bilaterais e futuro de Macau



por Agência Lusa , Publicado em 02 de Novembro de 2010


A visita do Presidente chinês a Lisboa, no próximo dia 06, “é importante” para as relações bilaterais, mas também para o futuro de Macau e para o seu papel de plataforma entre Pequim e a lusofonia, defendem académicos contactados pela Lusa.

Leonor Seabra, professora de História no departamento de Português da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Macau, sustentou que a “diferença de Macau advém da histórica presença portuguesa” no território e que nunca foi conseguida “pela ocupação ou pela conquista”.

A presença de Portugal em Macau “nunca foi ocupação ou conquista e essa presença foi importante para o desenvolvimento da própria China, porque esta tinha no território um canal aberto para o exterior”, afirmou a docente.

Leonor Seabra considerou também que Macau tem uma função importante na aproximação entre os dois países, porque uma relação entre Portugal e a China “é relevante para preservar o segundo sistema de Macau”, que manteve o modo de vida, os direitos e as liberdades após a transição em dezembro de 1999.

Por outro lado, continuou, o próprio “desenvolvimento de relações de Portugal e Macau preservará a identidade própria da cidade”, diferente de toda a China, e “reforça os laços portugueses com Pequim”.

A docente defendeu ainda que a visita de Hu Jintao é uma “honra para Portugal” não só pela potência que a China é hoje, mas porque Portugal “merece essa relação privilegiada pelo papel que teve em Macau”.

Opinião positiva tem também Choi Wai Hau, diretor da Escola de Línguas e Tradução do Instituto Politécnico de Macau, que defendeu que a visita de Hu Jintao a Lisboa ocorre num momento “muito importante porque é muito próximo da reunião ministerial do Fórum para a Cooperação Económica entre a China e os países de língua portuguesa”.

Macau como ponto em comum entre a China e Portugal, “pode desempenhar o papel de intermediário, mas a relação entre Pequim e Lisboa é especial porque é histórica e pode servir de reforço nas ligações chinesas à lusofonia”, considerou Choi Wai Hau.

O docente salientou ainda que a visita do Presidente chinês “demonstra a importância que a China dá às relações bilaterais com Portugal e que pretende continuar a reforça-las no futuro”.

O presidente chinês visita Lisboa a 06 e 07 de novembro.






Um comentário:

Pedro Coimbra disse...

Já dexei a minha opinião sobre esta notícia, caro Cambeta