o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

segunda-feira, janeiro 10

ACIDENTE COM UM BOEING 727 DA IRAN AIR







Irã: 72 mortos em acidente aéreo da companhia Iran Air


TEERÃ, 9 Jan 2011 (AFP) -Pelo menos 72 pessoas morreram e 33 ficaram feridas neste domingo em um acidente de avião da companhia Iran Air, perto da cidade de Orumiyeh, no noroeste do Irã, segundo serviços de medicina legal da província.

"O acidente causou a morte de 72 pessoas e 33 pessoas ficaram feridas", indicaram estas fontes da província do Azerbaijão Ocidental à agência Fars.

Entretanto, um responsável do Crescente Vermelho iraniano, Heydar Heydari, fixou o balanço em 70 mortos e 32 feridos, declarou à agência oficial Irna.

A rede de televisão transmitiu imagens do acidente. Nelas, é possível ver o avião partido em vários pedaços, alguns deles bastante danificados, assim como integrantes de equipes de resgate e bombeiros ao redor da aeronave, sob uma intensa nevasca.

Um funcionário do ministério dos Transportes disse à rede de televisão estatal que uma das caixas pretas foi encontrada.

O avião acidentado é um Boeing 727, segundo as agências Fars e Isna.

"O acidente ocorreu a 15 km de Orumiyeh e imediatamente os moradores da região informaram as autoridades sobre o local onde a aeronave havia caído", declarou Vahid Jalalzadeh, governador da província do Azerbaijão Ocidental, à rede de televisão do Estado.

"Alguns passageiros conseguiram sair sozinhos do avião, e os moradores os levaram em seus veículos aos hospitais", acrescentou.

"Todos os mortos e feridos foram levados para hospitais e esperamos que eles nos deem um balanço exato. A situação meteorológica é muito ruim na região", explicou.

Pouco antes, outro responsável pelos serviços de resgate, Gholam Reza Masumi, citado pela agência de notícias Fars, havia afirmado que "50 passageiros dos 105 a bordo saíram do avião feridos, mas com vida".

"O problema para os serviços de resgate é a neve no local do acidente, de cerca de 70 cm de espessura", acrescentou Masumi.

O avião da Iran Air caiu perto da cidade de Orumiyeh por volta das 19H45 local (14H15 de Brasília), informou uma autoridade da província do Azerbaijão Ocidental, citada pela rede de televisão estatal em seu site.

"O avião decolou de Teerã em direção a Orumiyeh e, devido às más condições meteorológicas, caiu perto de Orumiyeh", acrescentou a fonte.

Dois voos anteriores que partiriam de Teerã com destino a Orumiyeh foram anulados devido ao mau tempo.

O Irã sofreu cerca de 15 catástrofes aéreas nos últimos 10 anos, que deixaram mais de 900 mortos.

Sua frota aérea civil e militar é muito antiga e precisa de manutenção, consequência do embargo americano imposto sobre os componentes de aeronaves nos anos 1980, após a Revolução Islâmica.

O acidente mais grave ocorreu em fevereiro de 2003, quando um avião que transportava Guardiões da Revolução - exército ideológico do regime - caiu, matando 302 pessoas.


Nenhum comentário: