o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quinta-feira, fevereiro 17

AÉLIA PULQUÉRIA

Aélia Pulquéria

Pulquéria
Imperatriz bizantina
Aelia Pulcheria.jpg
Moeda de Pulquéria
Reinado414441
(Regente junto com seu irmão Teodósio II
Nome completoAélia Pulquéria
Nascimento19 de janeiro de 399
Morte453
AntecessorAélia Eudócia
SucessorVerina
ConsorteMarciano
DinastiaTeodosiana
PaiArcádio
MãeAélia Eudóxia


Aélia Pulquéria (19 de janeiro de 399 - 453) foi a filha do imperador oriental Arcádio e co-imperatriz com seu irmão Teodósio II a partir de 414. Em 441, foi afastada da corte por Teodósio, mas logrou voltar ao poder em 450, após a morte de seu irmão. Casou-se então com Marciano, fazendo com que este último se tornasse imperador do oriente. Ela foi homenageada como santa pelas Igrejas Ortodoxa e Católica

Vida

Pulquéria era filha de Arcádio e de sua esposa franca romanizada Aélia Eudóxia. Ela foi nomeada após uma filha de Teodósio I com Aélia Flacila, que nasceu em 378 e morreu em 385.

Como a filha mais velha de Arcádio, ela se tornou uma figura influente quando seu irmão de sete anos de idade, Teodósio II tornou-se imperador em 408. No início, o prefeito pretoriano Antêmio governou em nome de Teodósio II. Em 414, Pulquéria foi proclamada Augusta pelo senado e assumiu a regência de seu irmão. Para evitar ser forçada a um casamento, ela deu um voto de virgindade. Ela era, uma cristã devota e influênciou seu irmão e mais tarde também sua esposa, Aélia Eudócia, neste caminho.

Pulquéria tendeu a contar com o apoio de varios oficiais germânicos por ela nomeados, como o alanos Aspar e tolerou o arianismo praticado entre as tribos germânicas. Por 416, Teodósio II foi capaz de decidir por si só, mas ela permaneceu com uma forte influência. Ela também ajudou seu irmão com seu casamento com a ateniense Aélia Eudócia em 421.

Em 414, Teodósio havia removido todos os pagãos do serviço civil.

Na controvérsia de Nestório, a quem o imperador tinha nomeado Patriarca de Constantinopla, Pulquéria ao lado de Cirilo de Alexandria persuadiu-o nessa direção. Nestório foi condenado no Concílio do Éfeso (431) e exilado em 435. A postura de Pulquéria valeu-lhe a inimizade dos partidários de Nestório.

Pulquéria gradualmente perdeu sua influência sobre seu irmão para Eudócia, a quem ela considerava com ciúmes. Mais tarde, as duas mulheres foram expulsas da corte devido a influência do eunuco Crisáfio. Pulquéria retirou-se para um bairro onde ela viveu uma vida de freira.

Pulquéria voltou à corte em 449 e quando Teodósio II morreu um ano depois, ela lutou abertamente com Crisáfio pelo governo. Pulquéria ganhou o apoio da Aspar e casou-se com o general Marciano (nascido na Ilíria), declarando que Teodósio tinha declarado ele o seu sucessor. O casamento foi arranjado com o entendimento de que seria respeitado o voto de castidade de Pulquéria. Pulquéria, em seguida, teve a execusão de Crisáfio por Marciano.

Junto com Marciano, ela ajudou a organizar o Concílio de Calcedónia em 451, que condenou o monofisismo e os eventos do pró-monifisista "sínodo-roubado" do Éfeso de 449. O abade Eutiques e o patriarca Dióscoro de Alexandria, os dois atores principais no Éfeso, foram depostos e exilados e Flaviano de Constantinopla que foi maltratado em Éfeso e morreu pouco tempo depois, foi declarado um mártir.

Pulquéria também encomendou muitas novas igrejas em Constantinopla, em especial a Virgem Maria. Entre eles o mais importante é a Igreja de Santa Maria de Blachernae.

Ela morreu em julho de 453, deixando Aspar como a influência dominante sobre Marciano, que morreu em 457.

Pulquéria é reconhecida como santa pela Igreja Católica Apostólica Romana, e ela e Marciano são reconhecidos pela Igreja Ortodoxa Oriental, com a sua festa celebrada no dia 17 de fevereiro.

Fonte - Enciclopédia livre

===============================================================

Através da Rádio Voz de Alenquer o articulista, conheceu a Senhor D. Pulquéria, uma senhora fantastica, com seus 90 e tais anos de idade, mas irradia alegria e amor para todos que com ela falam.

Fui num programas da noite, que me tornei seu afilhado, a Dona Pulquéria, é uma alentejana que vive em Montemor o Novo, que muito admiro a respeito, este artigo sobre a Pulqueria, Romana, me fez recordar a minha estimada madrinha, que aqui, através destas parcas linhas, llhe desejo as maiores venturas.

Um comentário:

Malu Azevedo disse...

Gostei muito do seu blog,cheguei a ele na esperança de encontrar o significado e origem do nome Pulquéria.Você saberia me dizer?
Obrigada.
Malu.