o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

sábado, fevereiro 19

DIA DE MAGHA PUJA - 18 DE FEVEREIRO 2011

Magha Puja
Dia de Bucha Makha
Magha Puja Dia / Dia Bucha Makha
 Observado por Tailândia, Laos e Camboja budistas .
 Tipo  Budista
 2011 data  Fevereiro 18

Magha Puja ou Makha Bucha é uma importante festa religiosa celebrada pelos budistas na Tailândia , Camboja e Laos , no dia de lua cheia do terceiro mês lunar  (em geral  em fevereiro). O terceiro mês lunar é conhecido na língua tailandesa como Makha (Pali: Magha); Bucha também é uma palavra Tailandês (Pali: Puja), que significa "venerar" ou "honra". Como tal, o dia de Makha Bucha  é dedicado  à veneração de Buda e seus ensinamentos..

Os objetivos espirituais do dia são: não cometer qualquer tipo de pecados, é purificar a mente.
O dia consagrado a Magha Puja é feriado na Tailândia, Laos e Camboja - e é uma ocasião em que os budistas costumam ir aos templos para realizar orar e ouvir os sermões dos monjes..


O dia em que o Buda foi iluminado


Fiéis orando num templo, na Tailândia

Origem do Dia Magha Puja

Magha dia Puja assinala os quatro ocasiões auspiciosas, que aconteceram nove meses depois da Iluminação de Buda em Veḷuvana Bamboo Grove, perto de Rājagaha no norte da Índia. Naquela ocasião, como registrado no comentário ao Mahāsamayasutta, DN-Comm 20) quatro eventos maravilhosos ocorreu:
  1. Havia 1.250 seguidores Sangha, que veio para ver o Buda , naquela noite, sem qualquer programação.
  2. Todos eles foram Arhantas , o Iluminado, e todos eles foram ordenados pelo próprio Buda.
3. O Buda deu esses princípios Arhantas do budismo, chamado "O ovadhapatimokha ". Esses princípios são: - Para cessar de todo o mal, - Para fazer o que é bom - Para limpar a mente;
4. era o dia de lua cheia.

O Buda ofereceu um ensinamento importante para os monges reunidos nesse dia há 2.500 anos chamado de 'Ovādapātimokha " , que estabeleceu os princípios dos ensinamentos budistas. Na Tailândia, este ensino tem sido apelidado de "Coração de Budismo».


 Actividades a serem observadas no Dia de  Magha Puja

  1. Na noite de Magha dia de lua cheia, quase todos os templos na Tailândia organizam  uma procissão à luz de velas chamado tian wian (círculo significado wian; vela significado tian). Segurando flores, incenso e uma vela acesa, os monges e membros da congregação circumambulate três vezes no sentido horário em torno do Hall Uposatha - uma vez para cada uma das Três Jóias - o Buda, o Dharma ea Sangha.
  2. Tum Boon: Fazendo mérito, indo aos templos para observâncias especiais e junte-se os budistas outras actividades.

 Mantendo os Cinco Preceitos. Pratique de renúncia: observam os oito preceitos, a prática de meditação e disciplina mental, ficar no templo, vestidos de branco, por alguns dias.  





Fiéis e monjes orando à volta da imagem do Lord Buda, em Phuthamonthon, na província de Nakhon Pathon.

Na Tailândia, estas cerimónias religiosas em honra do Lord Buda, tiveram o seu início no período de Sukhuthai, à 700 anos.





Nenhum comentário: