o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

segunda-feira, fevereiro 7

SARDINHADA EM MEU JARDIM


Ontem domingo, e com tantos acontecimentos desagradaveis, fiquei por casa, e aproveitei a fazer uma sardinhada em meu belo jardim.

A patroa deu uma ajuda fundamental, preparando tudo e assando as sardinhas, os vizinhos, esses ao verem a fumarada e o cheiro bem carateristico da sardinha, vieram saber o que se passava, e at]e gostaram do que viram, mas prova-las não, visto terem sido só um quilo que foram assadas, e que deu para cinco pessoas, cá em casa.

Quem não gostou muito da fumarada foram as orquídeas, mas lá se aguentaram, e não reclamaram, nem murcharam.

Como sempre que venho de Macau, venho carregado com algumas iguarias portuguesas, entre elas sardinhas, carapaus, pescada, bacalhau, azeite, queijo tipo flamengo e umas garrafinhas de tintol, o que ajuda a não esquecer o que é bom.


Esta orquidea estava junto à porta de entrada, mas teve que ser limpa, o fumo transportava algum óleo, mas não chegou a afectar as flores.


Um fogareiro à maneira e as sardinhas a assar, três de cada vez, para as poder controlar melhor a sua assadura, aliás a patroa, que já se vai habituando às iguarias lusas.


Os cães esses, não este, que é de barro, mas os que tenho em casa, ia lambendo o óleo que ia escorrendo para o chão, e depois, até as cabeças das sardinhas paparam.


Aqui o articulista batendo-se com sete, grandes e óptimas sardinhas, pena foi não ter nem pão adequado, nem um tintol para acompanhar, serviu o pão de forma e uma cerveja bem fresquinha.
E, desta forma se vão passando os dias neste belo país dos sorrisos.
Amanhã o almoço será bacalhau assado nas brasas acompanhado de uma boa salada.




3 comentários:

Armenio Cruz disse...

GRANDE SARDINHADA!... ATÉ PARECE UM BAIRRO TÍPICO LISBOETA!... ESSE É MAIS UM MANJAR TIPICAMENTE PORTUGUÊS.
AQUI SÓ COMEMOS NO VERÃO,E EU, COMO DUAS OU TRÊS SARDINHADAS POR ANO E FICO SATISFEITO... COM UMA BOA SALADA DE TOMATE E ALFACE, E MEIA DÚZIA DELAS, TÁ FEITO.

UM ABRAÇO AMIGO

Anônimo disse...

bELAS SARDINHAS, ATÉ PARECE QUE ESTAMOS AQUI NA QUINTA A COMÊ-LAS. tÊM MUITO BOM ASPECTO.
uM BEIJINHO
lINITA

José Martins disse...

São senhor de fazer inveja ao maralhal! E mais ainda... a esposa é mestra na assadura dos bichos... do Atlântico.
Abraço
Jmartins