o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

terça-feira, março 1

Scientiae thesaurus mirabilis - 1 de MARÇO de 1290



A Universidade de Coimbra remonta ao século XIII, precisamente a 1 de Março de 1290, quando foi assinado em Leiria, por D. Dinis, o documento Scientiae thesaurus mirabilis, que institui a própria Universidade e pede ao Papa a confirmação.

A bula do Papa Nicolau IV, datada de 9 de Agosto de 1290, reconheceu o Estudo Geral, com as faculdades de Artes, Direito Canónico, Direito Civil e Medicina. O curso de Teologia foi reservada aos conventos dominicanos e franciscanos. A Universidade foi instalada em Coimbra, no Paço Real da Alcáçova, em 1308. Em 1338 voltou para Lisboa, onde permaneceu até 1354, ano em que regressou para Coimbra. Ficou nesta cidade até 1377 e voltou de novo para Lisboa neste ano. Até 1537 permaneceu em Lisboa, data em que foi transferida definitivamente para Coimbra, por ordem de D. João III. A Universidade recebeu os seus primeiros estatutos em 1309, com o nome Charta magna privilegiorum.

Os segundos estatutos foram escritos no ano de 1431 reinado de D. João I, com disposições sobre a frequência, exames, graus, propinas e ainda sobre o traje académico. Já no reinado de D. Manuel I, em 1503, a Universidade recebeu os seus terceiros estatutos, desta vez com considerações sobre o reitor, disciplinas, salários dos mestres, provas académicas e cerimónia do acto solene de doutoramento.

Desde o reinado de D. Manuel I que todos os reis de Portugal passaram a ter o título de Protectores da Universidade, podendo nomear os professores e emitir estatutos.
Universidade de Coimbra:
  • Fundação: 1290
  • Tipo de instituição: Pública
  • Total de Estudantes: 22 000
  • Estudantes de Licenciatura: 18228
  • Estudantes de Pós-Graduação e Mestrados: 551 + 1102
  • Reitor: Magnífico Fernando Jorge Rama Seabra Santos
  • Vice-reitores: Os magníficos Dr. António José Avelãs Nunes, Dra. Cristina Maria Silva Robalo Cordeiro, Dr. António Manuel de Oliveira Gomes Martins e Dr. João Carlos Marques
  • Página oficial: http://www.uc.pt/
O poder real, bastante mais centralizado a partir de D. João II, criava uma dependência da Universidade em relação ao Estado e à Política, pelo que a preponderância dos Estudos Jurídicos se estabeleceu em Portugal. A 27 de Dezembro de 1559, Baltazar de Faria fez a entrega dos Quartos Estatutos, nos quais se determinou que o reitor fosse eleito pelo Claustro, disposição nem sempre cumprida pelo poder régio. Nesse mesmo ano, a 1 de Novembro, tinha sido solenemente aberta a Universidade de Évora, entregue aos Jesuítas.
Em 1836 dá-se a fusão da Faculdade de Cânones e de Leis na Faculdade de Direito, e que veio a contribuir fortemente para a construção do novo aparelho legal liberalista. Em 1911, a Universidade recebe novos estatutos com o objectivo de criar uma certa autonomia administrativa e financeira e criava também um sistema de bolsas para fazer aumentar o número de alunos no ensino superior. Foi criada a Faculdade de Letras, que herdou as instalações da extinta Faculdade de Teologia, enquanto as Faculdades de Matemática e de Filosofia, criadas na Reforma Pombalina, foram convertidas na Faculdade de Ciências. Com o 25 de Abril de 1974, inicia-se um novo período da vida portuguesa e universitária, que foi alvo de várias reformas para acompanhar a nova dinâmico política. Em 1989 são publicados os estatutos que estão actualmente em vigor.

Durante os seus mais de sete séculos de existência, a Universidade foi crescendo, primeiro por toda a Alta de Coimbra e depois um pouco por toda a cidade, encontrando-se actualmente ligada a gestação da ciência e da tecnologia e difusão da cultura portuguesa no mundo.

Continuando a manter o renome de outros tempos, é indiscutível a qualidade do ensino em Coimbra. No que toca, por exemplo à Faculdade de Direito, é de notar o relatório de avaliação externa das faculdades de Direito Portuguesas, tendo Coimbra ficado no mais alto lugar do pódio no que toca ao ensino das leis.
Hoje, a Universidade de Coimbra, conta com oito Faculdades, cujas são as de Letras, Direito, Medicina, Ciências e Tecnologia, Farmácia, Economia, Psicologia e Ciências da Educação, Ciências do Desporto e Educação Física.

Um comentário:

Pedro Coimbra disse...

Era uma instituição de ensino fabulosa.
Tornou-se incomparável quando, em 1984, um jovem decidiu ali cursar Direito :)))
Que saudades, caro Cambeta!!