o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quarta-feira, março 30

ALASCA


O nome Alasca provém da palavra Alyeska, que significa "grande terra" em aleúte, um idioma esquimo-aleutiano falado em partes do seu território. O Alasca foi comprado do Império Russo em 1867, graças à insistência do então Secretário de Estado americano William Henry Seward, por 7,2 milhões de dólares.
À época, Seward foi criticado por outros políticos e ridicularizado pela maioria da população americana pela sua decisão, uma vez que boa parte da população americana acreditava então que o Alasca não passava de uma região coberta de gelo imprestável e que só servia para morada de ursos.
Porém, descobertas de grandes reservas de recursos naturais desde então atraíram milhares de pessoas à região. Em 3 de Janeiro de 1959, o território do Alasca foi elevado à categoria de Estado, tornando-se o 49º estado americano.

Acredita-se que os antecedentes dos ameríndios que habitaram o continente americano por milhares de anos antes da chegada dos primeiros europeus foram asiáticos que teriam migrado da Ásia até o continente americano pelo estreito de Bering, que separa a Rússia do atual estado americano de Alasca.
Não se sabe ao certo quando que esta migração ocorreu. Estima-se que esta migração tenha ocorrido entre 40 a 12 mil anos atrás, provavelmente em períodos que o estreito de Bering ficava coberto de gelo, facilitando a migração entre ambos os continentes.

Dois grupos distintos de nativos americanos viviam na região milhares de anos anteriormente à chegada dos primeiros europeus. Os Athabaskan, os Haida, os Tingit e os Tsimshian, que viviam ao longo do leste e do sul do atual Alasca, enquanto diversas tribos inuit viviam no norte e no oeste do Alasca, e tribos aleútes viviam nas Ilhas Aleutas. Os inuit e os aleutas são popularmente conhecidos como esquimós.

Em 1728, o dinamarquês Vitus Bering navegou no estreito que atualmente possui seu nome. Por causa de névoa pesada, Bering e sua tripulação foram incapazes de ver o Alasca. Porém, em 1741, Bering em outra expedição avistou e desembarcou em algumas das ilhas do arquipélago dos Aleutas.

O primeiro assentamento europeu no Alasca foi fundado em 1784.

A Guerra da Criméia, que ocorrera entre 1853 e 1856, debilitou muito a economia da Rússia. O então Secretário de Estado americano propôs a compra do Alasca. Muitos americanos, entre eles vários políticos, eram contra esta compra, por acharem que esta região era imprestável. Tais críticos apelidaram o Alasca de Congelador de Seward.

O Congresso dos Estados Unidos da América acabou por aprovar a compra em 1867. Em 30 de Março do mesmo ano, os Estados Unidos compraram o Alasca por 7,2 milhões de dólares, ou cinco centavos por hectare. Ainda no mesmo ano, em 18 de Outubro, a bandeira americana foi içada pela primeira vez no Alasca, que se tornou um território dos Estados Unidos

Fonte - Enciclopédia livre


Nenhum comentário: