o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

terça-feira, março 22

FALECEU ARTUR AGOSTINHO



Artur Fernandes Agostinho (25 de Dezembro de 1920 — 22 de Março de 2011) foi um jornalista, radialista e um premiado actor português.



Biografia

Apresentou o primeiro concurso da televisão portuguesa, o "Quem Sabe, Sabe", e participou em programas como "O Senhor que se Segue", "No Tempo Em Que Você Nasceu" e "Curto-Circuito" e ainda nas séries e telenovelas



"Casa da Saudade"... Alberto Gaspar

"Ganância"... Jorge

"Clube das Chaves",

"Ana e os Sete"... Adriano Villar

"Sonhos Traídos"... Vicente

"Inspector Max"... Gastão

"Tu e Eu"... Adalberto Maravilhas

"Pai à Força"... Manuel

"Perfeito Coração"... José Viegas

Participou nos filmes Cais do Sodré (1946), O Leão da Estrela (1947), Capas Negras (1947), Cantiga da Rua (1950), Sonhar é Fácil (1951), O Tarzan do 5.º Esquerdo (1958), Dois Dias no Paraíso (1958), O Testamento do Senhor Napumoceno (1997), A Sombra dos Abutres (1998) e Perfeito Coração (2009).

Foi agraciado com a Comenda da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada em 28 de dezembro de 2010.[2]

Fez parte do departamento desportivo da Rádio Renascença, nos anos 80 do Século XX, depois de ter sido um dos mais brilhantes relatores desportivos de sempre aos microfones da Emissora Nacional de Radiodifusão.

Foi proprietário de uma agência de publicidade, a Sonarte, e jornalista. Dirigiu o diário desportivo Record, entre 1963 e 1974, tendo regressado ao jornal como colunista e patrono do prémio destinado a premiar o desportista do ano, em 2005. Entretanto, foi também director do Jornal do Sporting.

Escreveu o livro "Português sem Portugal" (1977).

Em 2009 lançou o livro "Bela, riquíssima e além disso ...viúva".

Morreu em 22 de Março de 2011, com 90 anos de idade.

Fonte - Enciclopédia livre





Artur Agostinho faleceu esta terça-feira, aos 90 anos.


Jornalista desportivo, locutor de rádio, apresentador de televisão e actor, participou em filmes, telenovelas, séries e apresentou concursos na televisão portuguesa.

Artur Agostinho fez parte do departamento desportivo da Rádio Renascença, nos anos 80 do Século passado, depois de ter sido um dos mais brilhantes relatores desportivos de sempre aos microfones da Emissora Nacional de Radiodifusão.

Dirigiu o diário desportivo Record, entre 1963 e 1974, tendo regressado ao jornal como colunista e patrono do prémio destinado a premiar o desportista do ano, em 2005. Desempenhou o cargo de director do Jornal do Sporting, o seu clube de coração.



Artur Agostinho fez muitos e bons relatos de futebol na Emissora Nacional, numa época e que a televisão era privilégio de alguns, a rádio era o meio de difusão que chegava à maioria dos lares dos portugueses.

Artur Agostinho faleceu esta madrugada no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, onde estava internado há uma semana.

Artur Agostinho foi recentemente agraciado com a Comenda da Ordem Militar de Santiago da Espada em 28 de Dezembro de 2010. Estava muito feliz nesse dia, acompanhado por todos os seus familiares e amigos.

Portugal perde um bom e grande homem.

Um abraço a todos os seus familiares.
Fonte  - Futebolportugal


Bem jovem conheci este grande senhor, profissional da comunicação, nos ecrans da televisão, e através da rádio, nos seus sempre emocionates relatos futebolisticos, adorava o seu programa televisivo QUEM SABE SABE entre outros, sempre foi uma pessoa que muito admirei, a comunicação portuguesa fica mais pobre com a perde de este grande mestre.
À família elutada os meus pesâmes.


Um comentário:

Pedro Coimbra disse...

Mais uma referência que parte, caro Cambeta :(