o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quinta-feira, abril 7

CHOCALHOS PARDALINHO

Inaugurada nova fábrica de chocalhos em Viana do Alentejo



A empresa Chocalhos Pardalinho, de Alcáçovas, concelho de Viana do Alentejo, inaugurou uma nova fábrica.

A empresa tem como principal objetivo a revitalização do setor, tendo por base a criação de novas utilizações para os chocalhos, como sejam candeeiros, porta-chaves e artigos de decoração.

No novo espaço está contemplada uma área de fabrico, de armazenagem e um “Show Room” que permitirá fazer demonstrações ao vivo para turistas.









Não é bem um instrumento musical como é classificado no país Irmão Brasil, mas faz som, em Portugal é usado para colocar nos animais, tais como ovelhas, vacas e mulas.


Chocalho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 
 
Um chocalho em exposição numa loja.

Chocalho é o nome genérico para vários instrumentos musicais, mais precisamente idiofones de agitamento, que consistem num recipiente oco que contém pequenos objectos no seu interior. Entre os instrumentos que se podem considerar como chocalhos temos o chocalho (propriamente dito), as maracas, o ganzá, o caxixi, o xique-xique, etc.

O "chocalho", propriamente dito, consiste num cilindro comprido oco, geralmente de metal, com objetos no seu interior (conchinhas, missangas, sementes, etc.). O nome em inglês é shaker, e é também com esse nome que o instrumento é conhecido em Portugal.

O som é produzido agitando o instrumento, de modo que os objectos no seu interior choquem com as paredes internas. Muito usado em samba e bossa nova e em festas populares brasileiras, como o carnaval brasileiro. A partir da década de 1950, começou a ser muito difundido em conjuntos musicais.

Os chocalhos pode ser confecciondos artesanalmente, com latas e pedras.

 
Um chocalho de batucada com cores do Brasil.

No Brasil, a palavra “chocalho” também é utilizada para designar uma soalheira usada em batucadas de samba.

Existem também chocalhos de plástico, para entreter bebês.





3 comentários:

Prof.Ms. João Paulo de Oliveira disse...

Estimado confrade e amigo António Cambeta!
Desejo que este novo empreendimento industrial tenha muita prosperidade!
Caloroso abraço! Saudações alentejanas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Brasil

Jose Martins disse...

Na minha casa em Portugal ainda há por lá, pendurados numa loja, uns chocalhos das cabras e campainhas das ovelhas. Peças que tinham sido dos meus avós que sempre, como meu pai, foram pastores. Serviam para localisar as ovelhas e as ladras das cabras nos pastos e estes os instrumentos, musicais, da pradaria.
Por mais estranhos que possa parecer todas as campaínhas assim como os chocalhos têm um som diferente de uns para outros.
Abração

Unknown disse...

exmo srs,
venho por este meio solicitar os vossos contatos e endereço de e_mail.
estou interessado emfazer uma encomenda e para isso preciso de um orçamento de vários chocalhos para construir um instrumento musical.
obrigado
vitorsilva0@hotmail.com