o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

sábado, abril 2

MO CHIT - TERMINAL DE AUTOCARROS


O Terminal Rodoviário de Moh (sathanii Mo Chit), também conhecido por also Mo Chit Mai (novo Mo Chit') ou simplesmente Mo Chit. É o maior terminal de autocarros em Bangkok, servindo toda a zona Central, Noroeste e Nordeste da Tailândia, incluindo Ayutthaya, Chiang Mai, e toda a zona do Isaan saem deste enorme terminal, servido por centenas de companhias.

Endereço: 999 Kamphaeng Phet 2 Road, Chatuchak, Chatuchak, Bangkok, 10900

Telefone: +66 (0) 2936 2841-3

Passada pouco das 19.00 horas quando saimos de casa em direcção ao Terminal de Autocarros em Mo Chit,o tráfego era imenso, o Terminal dista de nossa casa, cerca de 19 kms., tivemos que dar uma imensa volta até chegarmos perto do terminal, e só ali, com o terminal já à vista ficamos engarrafados mais de uma hora, visto que era hora de ponta e os autocarros com destino para as terras do norte e zona de Isan, saiam em cada 10 segundos, já para contar com os autocarros que tinham desembaracdos os passageiros e que saiam para sua garagens, e igualmente as filas enormes de táxis.

Por fim, e após várias chamadas telefonicas de minha sogra indicando onde se encontrava, lá conseguimos um parque mesmo defronte da entrada principal.


Bem, depois foi uma carga de trabalhos saber onde se encontrava a sogra, indagamos junto de alguns fuincinários e nos indicaram a paragem 5, para lá seguimos, sendo depois informados que era a paragem 5 mas no terminal 2.

No local havia já centenas de milhares de pessoas que aguardavam embarcar, o exodo dos residentes de Bangkok, para irem passar o ano novo tailandes com suas famílias, já começou. por estre aquela multidão, e estando sempre atentos à circulação dos autocarros, lá encontramos a minha sogra que vinha acompanhada de uma irmã, uma sobrinhas e dois sobrinhos netos.

Traziam imenos sacos, alguns bem pesados, como a nossa viatura estava parcada bem londe do local, tivemos que recorrer aos serviços dos bagageiros, serviço bem montado, tendo pago a quantia de 80 baths a uma funcionária, que ali se encontrava num escritório improvisado, o bagageiro logo foi buscar um carrinho de três rodas e nele lá colocou toda a bagagem, e nós o seguimos, numa tinha passado por aqueles locais, embora tivesse embarcado por várias vezes naquele terminal.

Eram corredores imensos de lojas e de passageiros que apressadamente se dirigiam para os seus locais de embarque, enfim uma balburdia, e náo é para menos, visto aquele terminar servir todo o Norte, Nordestes e Este do país. Foi pena náo ter levado a máquina fotográfica, pois teria feito uma óptima reportagem, que muita gente desconhece a 100%.


Depois de muito caminhar e levar encontrões, lá chegamos onde a viatura estava parcada, agora deparavamos com outro problema, a minha sogra iria para nossa casa, a sua irmã, sobrinha e sobrinhos netos, num total de 4 pessoas, o seu destino era Samut Prakan, porém o sobrinho que as devias vir buscar, à última da hora telefonou dizendo que não podia vir, pelo que tomassem um táxi, a casa onde vive uma outra irmã de minha sogra, ainda dista do terminal uns bons 200 kms, porém no dados oficiais a distància entre Bangkok e Samut Prakan é de 33.61 kms, mas depende da zona na cidade onde se reside., visto que eu já fiz essa viagem por dezenas de vezes e tive o cuidado de verificar os kms andados, e o número foi sempre de 180 kms.
 
Encontrar um táxi disponível para as levar até foi outra carga de trabalhos, mas por fim lá se conseguiu, a corrida essa é que não deve ter ficado barata, penso que tenham pago uns 600 baths, já que de nossa casa em Lat Prao 71 até a Estação de Caminhos de Ferro em Hualamphong o custo da corrida é de 300 e poucos baths.

Depois dos familiares seguirem para o seu destino, regressamos à casa, o tráfego esse continuava intenso e só por volta das 22.20 horas chegamos a casa.

Esta é a enorme cidade de Bangkok e seus gigantescos engarrafamentos.

O ano passado, por esta altura o articulista e família foram passar uma férias num local perto da cidade de Pak Chong, ocorriam por essa altura as tais manifestações pela cidade. mas mesmo assim eram milhares as viaturas que seguiam para a zona do Isan, com engarrafamentos de umas dezenas largas de quilometros.

Nestes dias o movimento rodoviário, ferroviário e aéreo, a parir de Bangkok é imenso, com as lotações totalm,ente esgostdas, devido a alguns milhões de residentes de Bangkok irem passar o Sonkran com seu familiares em sua terras natais.

Nenhum comentário: