o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

domingo, abril 24

O MAR DO POETA PASSOU A BANHAR O CAZAQUISTÃO

ocean, sea, boat, blue, animated

O MAR DO POETA entrou pelo rio Ural e foi banhar  o CAZAQUISTÃO, passando este a ser o 164º país a ser banhado pelas letras do Mar do poeta, com 248 518 leitores, nvegando em calmas águas, novos países serão banhados, não muitos mais, visto que no mundo só existirem, oficialmente, 191 países..


O Cazaquistão (em cazaque Қазақстан, transl. Qazaqstan) é um país fundamentalmente asiático, embora também inclua uma região relativamente pequena que, geograficamente, pertencente à Europa: a área entre o rio Ural e a fronteira russa, que é o ponto mais oriental de todo o continente europeu.
Esta característica faz do Cazaquistão uma nação transcontinental. Limita-se a norte e oeste com a Rússia, a leste com a China, a sul com o Quirguistão, o Uzbequistão e Turcomenistão e a oeste com o mar Cáspio.
O Cazaquistão foi um dos países que se tornaram independentes com a dissolução da União Soviética, tendo se declarado independente em 16 de dezembro de 1991.
O Cazaquistão tem sido habitado desde a Idade da Pedra: o clima e o terreno da região são apropriados para povos nômades que praticam o pastoralismo. Historiadores acreditam que os humanos domesticaram o cavalo pela primeira vez nas vastas estepes da região.
Embora cidades antigas como Taraz (Aulie-Ata) e Hazrat-e Turkestan tenham servido por muito tempo como importantes paradas ao longo da Rota da Seda, que ligava o Ocidente ao Oriente, uma consolidação política do território só foi iniciada com a invasão mongol do início do século XIII.

Sob o Império Mongol foram estabelecidos distritos administrativos, que foram, por fim, reunidos sob o emergente Canato Cazaque.
Durante este período a vida tradicional nomádica e uma economia baseada na criação de animais continuou a dominar a estepe.

No século XV uma identidade distintamente cazaque começou a emergir entre as tribos turcomanas da região, um processo que se consolidou com a aparição, na metade do século XVI, do idioma cazaque, bem como de uma cultura própria.
Ainda assim, o território foi o foco de crescentes disputas entre os emires cazaques nativos e os povos de origem persa do sul.

No início do século XVII, o Canato Cazaque lutava contra o impacto de rivalidades tribais, que acabaram por dividir efetivamente a população em três hordas (jüz), chamadas de "Grande", "Média" e "Pequena" Hordas.
A falta de união política, estas rivalidades tribais e a diminuição da importância das rotas comerciais terrestres entre o Ocidente e o Oriente enfraqueceram consideravelmente o Canato Cazaque.


2 comentários:

Catarina disse...

Que aventuraQ Parabens!

Prof.Ms. João Paulo de Oliveira disse...

Estimado confrade e amigo António Cambeta!
Parabenizo-o pelo significativo acesso, que denota a abrangência mundial do seu imperdível espaço cibernético!
Caloroso abraço! Saudações planetárias!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Brasil