o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

sexta-feira, julho 1

A MAIOR PONTE DO MUNDO INAUGURADA NA CHINA

Foi inaugurada, ontem, dia 30 de Junho de 2011, na China a maior ponte do Mundo sobre o mar. Tem 36,48 quilómetros, custou cerca de 1500 milhões de euros e fica situada na cidade de Qingdao.
Maior ponte do Mundo inaugurada na China
A ponte de Qingdao Haiwan levou quatro anos a ser construída e faz a ligação entre a cidade e os subúrbios de Huangdao, na baía de Jiazhou, diminuindo a distância entre as cidades em cerca de 30 minutos.

Aqui fica situado um dos principais portos da China e a sede das provas olímpicas.



Note-se que, recentemente, foi também inaugurada na China a maior linha de alta velocidade, que liga Pequim a Xangai ao longo de 1318 quilómetros.



Um outro recorde recente batido pelos chineses é o do maior gasoduto do Mundo, com 8700 quilómetros. É o segundo gasoduto de gás natural na Ásia Central.

Apesar da magnitude da obra, ela foi concluída em apenas quatro anos e revela os avanços conquistados pela engenharia da China. Ao custo de 8,6 bilhões de dólares, a ponte possui 5200 colunas e é forte o suficiente para aguentar terremotos, tufões e até o impacto de uma navio de 300.000 toneladas.

Toda essa grandiosidade irá durar somente até 2016, quando a própria China concluirá uma ponte ainda maior, com aproximadamente 50 km de extensão.


Um comentário:

Carlota Pires Dacosta disse...

Só mesmo os chineses para fazer pontes, sobre pontes. Eheheheh.

Três abraços!!!