o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

domingo, julho 24

OVOS DOS MIL ANOS - OVOS PRESERVADOS



Ovo centenário, também conhecido como ovo preservado e ovo dos mil anos, é um ingrediente da culinária chinesa que é feito pela conservação de um ovo de pato, galinha ou ganso em uma mistura de argila, cinzas, sal, cal e amido de arroz, por diversas semanas, ou por meses, dependendo do método de preparo.

A gema do do ovo assume uma coloração que varia radialmente entre o verde claro e o verde escuro, enquanto a clara varia entre o marrom escuro e a transparência. A gema é cremosa com um aroma acentuado, e possui um sabor que se assemelha ao de queijo. A clara possui uma textura que se aproxima da textura da clara cozida, mas possui pouco sabor. Alguns ovos centenários possuem padrões fractais na superfície, se assemelhando a fractais de Koch. O ovo centenário é considerado uma excentricidade no ocidente, porém uma iguaria no leste asiático.

Produção

A origem do método método para criar os ovos centenários provavelmente surgiu de uma tentativa de estender o tempo de conservação de ovos em tempos de escassez de comida.



ovo-centenario-01


O ovo centenário, ovo preservado, ou ainda, ovo de mil anos é um ingrediente da culinária chinesa feito pela conservação de ovos de pato, galinha ou ganso numa mistura de argila, cinzas, sal, cal e palha de arroz, por várias semansa ou meses, dependendo do método de preparo.


Ao final desse período, a gema torna-se verde-escura, cremosa e com forte odor de amônia e enxofre e, a clara, uma gelatina marrom transparente como se estivesse cristalizada, com pouco odor e sabor.


ovo-centenario-02


Acredita-se que o método de produção do ovo centenário iniciou há mais de cinco séculos e foi aprimorado depois da sua descoberta durante a dinastia Ming, na região de Hunan, quando o proprietário de uma casa encontrou ovos de pato na argamassa que foi usada para fazer a sua casa, dois meses antes. Após experimentar, ele resolveu tentar produzir mais, adicionando sal para melhorar o sabor, resultando na tradicional receita do ovo centenário.
O ovo centenário pode ser consumido cru ou como ingrediente de outros pratos chineses. Quem prova, diz que é delicioso apesar do forte odor desagradável que lembra algum tipo de queijo muito forte.


ovo-centenario-03
Fonte: Wikipedia

O ovo preservado  皮蛋; pinyin: pí dàn,  PEI TAN, é usado como uma entrada e igualmente muito usado em canjas, SAU IOK PEI TAN CHÔK, ou seja uma canja de carne de porco magra com ovos preservados, é óptimo para tirar as calorias dos intestinos.



A minha esposa, hoje, domingo dia 24, o seu pequeno almoço foi uma canja destas.

O articulista a primeira vez que comeu um ovo destes, encontrava-se hospitalizado, e uma criada fez o favor de ir a uma loja de canjas comprar uma para o articulista, essa experiência foi totalmente negativa, visto que, após ter ingerido a canja, e ter sentido o forte cheiro do ovo, o articulista teve que correr para a casa de banho, tendo vomitado tudo. Nos dias de hoje o articulista é um apreciador deste magnifico manjar.

Outra história interessante, foi que, numa das suas visitas a Portugal, levou consigo alguns ovos preservados, bem como ovos salgados, e um dia juntou alguns amigos e na taberna sita ao lado de sua casa, em Évora, foram beber uns copos, tendo o articulista levado dois desses ovos, resultado, um dos amigos do articulista, nem chegar a provar o ovo preservado, tendo ficando enjoado e logo de sguida ido para rua vomitar.


Os ovos salgado é outra das iguarias da culinária chinesa, porém e segundo os especialista de saúde, este ovo contêm uma dose de colesterol superior à recomendada na dieta diária, Um só ovo salgado com o peso de cerca de 70 gramas, contêm 359 mg de colesterol, quando o recomendado pela OMS é de no máximo de 300 mg por dia. 



2 comentários:

Carlota Pires Dacosta disse...

Olhe que os ovos dos mil anos, não me encheram o olho.
Poderá ser saboroso, mas o aspecto não convida. eheheh

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimada Comadre Carlota,
É bem verdade que os olhos também comem.
Mas são bem saborosos, eu de início não entrava com eles, mas co hábito faz o monge, agora adoro.
Abraço amigo